Valores na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022002000100006
http://hdl.handle.net/11449/26678
Resumo: Neste texto pretende-se discorrer sobre valores morais na escola e suas implicações para a formação de professores. Para tanto discutir-se-á, em primeiro lugar, e brevemente, o que são valores morais, ou éticos, e como a escola pode situar-se em relação a eles. em seguida, serão relatadas algumas observações a respeito de valores de professores e práticas daí decorrentes. São comentados resultados de pesquisa que ilustram a transmissão de valores de forma doutrinal e a educação moral e cívica tal como realizada na ditadura militar, e, por outro lado, a posição relativista e/ou de laissez-faire que certas escolas podem adotar, metodologicamente, sobre a educação em valores. Finalmente, defender-se-á a idéia de que é necessária uma discussão sobre valores pelos diversos membros da escola e uma opção por uma metodologia para ensiná-los, seja os professores, em sua formação inicial e continuada, seja os alunos. A teoria de desenvolvimento moral de Jean Piaget será apresentada como uma referência possível para a educação em valores. Exemplos de situações escolares de conflito de valores entre direção, pais e alunos são discutidas para ilustrar como uma escola pode adotar um procedimento democrático de educação em valores, que se apresenta como um terceiro caminho possível de educação moral nas escolas, além das posições doutrinárias ou relativistas.
id UNSP_b36706cb35a6cdf28a71b67c721f8b3d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26678
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Valores na escolaValues at schoolÉtica na escolaValoresEducação moralValores de professoresEthics at schoolValuesMoral educationTeachersNeste texto pretende-se discorrer sobre valores morais na escola e suas implicações para a formação de professores. Para tanto discutir-se-á, em primeiro lugar, e brevemente, o que são valores morais, ou éticos, e como a escola pode situar-se em relação a eles. em seguida, serão relatadas algumas observações a respeito de valores de professores e práticas daí decorrentes. São comentados resultados de pesquisa que ilustram a transmissão de valores de forma doutrinal e a educação moral e cívica tal como realizada na ditadura militar, e, por outro lado, a posição relativista e/ou de laissez-faire que certas escolas podem adotar, metodologicamente, sobre a educação em valores. Finalmente, defender-se-á a idéia de que é necessária uma discussão sobre valores pelos diversos membros da escola e uma opção por uma metodologia para ensiná-los, seja os professores, em sua formação inicial e continuada, seja os alunos. A teoria de desenvolvimento moral de Jean Piaget será apresentada como uma referência possível para a educação em valores. Exemplos de situações escolares de conflito de valores entre direção, pais e alunos são discutidas para ilustrar como uma escola pode adotar um procedimento democrático de educação em valores, que se apresenta como um terceiro caminho possível de educação moral nas escolas, além das posições doutrinárias ou relativistas.This text deals with moral values at school and their implications to the formation of teachers. It will therefore discuss briefly and at first what moral or ethical values are, and how the school may position itself with regard to them. Some observations related to teacher's values and the practices engendered by them will then be presented. Comments are made on the results of a research that illustrates the transmission of values in an indoctrinal manner, and the civic and moral education as carried out during the military dictatorship, and, on the other hand, the relativistic and/or laissez-faire position certain schools can adopt, in methodological terms, with respect to the education of values. Finally, the text will defend the idea that a discussion about values is necessary among the several members of the school, leading to a methodological choice to teach both the teachers, in their continuing education, and the pupils. Jean Piaget's theory of moral development will be presented as a possible reference to the education of values. Examples of situations of conflict of values at school involving the management, parents and pupils will be discussed to illustrate how a school can adopt a democratic procedure in the education of values, which presents itself as a possible third path in the education of values at school, beyond indoctrinal or relativistic positions.UNESP Faculdade de Ciências e TecnologiaUNESP Faculdade de Ciências e TecnologiaUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]2014-05-20T15:07:48Z2014-05-20T15:07:48Z2002-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article91-100application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022002000100006Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 28, n. 1, p. 91-100, 2002.1517-9702http://hdl.handle.net/11449/2667810.1590/S1517-97022002000100006S1517-97022002000100006S1517-97022002000100006.pdf8157283633787279SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação e Pesquisa0,163info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-27T06:09:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26678Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-27T06:09:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Valores na escola
Values at school
title Valores na escola
spellingShingle Valores na escola
Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]
Ética na escola
Valores
Educação moral
Valores de professores
Ethics at school
Values
Moral education
Teachers
title_short Valores na escola
title_full Valores na escola
title_fullStr Valores na escola
title_full_unstemmed Valores na escola
title_sort Valores na escola
author Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]
author_facet Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ética na escola
Valores
Educação moral
Valores de professores
Ethics at school
Values
Moral education
Teachers
topic Ética na escola
Valores
Educação moral
Valores de professores
Ethics at school
Values
Moral education
Teachers
description Neste texto pretende-se discorrer sobre valores morais na escola e suas implicações para a formação de professores. Para tanto discutir-se-á, em primeiro lugar, e brevemente, o que são valores morais, ou éticos, e como a escola pode situar-se em relação a eles. em seguida, serão relatadas algumas observações a respeito de valores de professores e práticas daí decorrentes. São comentados resultados de pesquisa que ilustram a transmissão de valores de forma doutrinal e a educação moral e cívica tal como realizada na ditadura militar, e, por outro lado, a posição relativista e/ou de laissez-faire que certas escolas podem adotar, metodologicamente, sobre a educação em valores. Finalmente, defender-se-á a idéia de que é necessária uma discussão sobre valores pelos diversos membros da escola e uma opção por uma metodologia para ensiná-los, seja os professores, em sua formação inicial e continuada, seja os alunos. A teoria de desenvolvimento moral de Jean Piaget será apresentada como uma referência possível para a educação em valores. Exemplos de situações escolares de conflito de valores entre direção, pais e alunos são discutidas para ilustrar como uma escola pode adotar um procedimento democrático de educação em valores, que se apresenta como um terceiro caminho possível de educação moral nas escolas, além das posições doutrinárias ou relativistas.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-01
2014-05-20T15:07:48Z
2014-05-20T15:07:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022002000100006
Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 28, n. 1, p. 91-100, 2002.
1517-9702
http://hdl.handle.net/11449/26678
10.1590/S1517-97022002000100006
S1517-97022002000100006
S1517-97022002000100006.pdf
8157283633787279
url http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022002000100006
http://hdl.handle.net/11449/26678
identifier_str_mv Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 28, n. 1, p. 91-100, 2002.
1517-9702
10.1590/S1517-97022002000100006
S1517-97022002000100006
S1517-97022002000100006.pdf
8157283633787279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa
0,163
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 91-100
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789528967086080