Corpos em devires: por outros modos de existência na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Kallyne Fernanda dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242621
Resumo: A presente pesquisa objetiva expor diferentes modos de existir que reivindicam seus mundos na escola, uma vez que são os corpos em devires que nos questionam sobre os diferentes modos de existir do ser e que transbordam a idealização forjada sobre o indivíduo. Para tal finalidade, o embasamento teórico que respaldou este estudo adveio das pesquisas de Michael Foucault acerca da tríade pastoral-norma-disciplina, que coloca em funcionamento o dispositivo pedagógico que atua na escola, que tem como finalidade programar subjetividades e moldar rostos conformados à lógica de um ideal humano. Em virtude disso, compreendemos que a escola se converteu em uma mera produtora de rostos a contento da sociedade vigente. Para tanto, analisamos o conceito de rostidade desenvolvido pelos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, o qual possibilita compreendermos os papéis desempenhados pelas significâncias e significados que se aglutinam nos rostos e na forma como concebemos a vida. Entendemos que a escola operada pela tríade pastoral-norma-disciplina produz os mesmos desejos, homem, mulher, família, sonhos... em um círculo infindável de subjetividades demarcadas e rígidas. O que esperamos é perspectivar reflexões a partir das interrogações que o outro, o diferente, o anormal, a criança... que os corpos em devires nos suscitam a pensar e a buscar outras maneiras de existir no(s) mundo(s) que habitamos e que nos rodeia(m). Para tanto, recorremos às contribuições do filósofo Étienne Souriau, que nos lembra que toda criação é uma arte de existir e que nos convida a sermos agentes instauradores.
id UNSP_b3de4b317f1e728fe821d7fc89fd9979
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242621
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Corpos em devires: por outros modos de existência na escolaCuerpos en devenires: para otros modos de existencia en la escuelaCorposDeviresEscolaRostidadeTríade pastoral-norma-disciplinaBodiesBecomingsSchoolFacialityPastoral-norm-discipline triadA presente pesquisa objetiva expor diferentes modos de existir que reivindicam seus mundos na escola, uma vez que são os corpos em devires que nos questionam sobre os diferentes modos de existir do ser e que transbordam a idealização forjada sobre o indivíduo. Para tal finalidade, o embasamento teórico que respaldou este estudo adveio das pesquisas de Michael Foucault acerca da tríade pastoral-norma-disciplina, que coloca em funcionamento o dispositivo pedagógico que atua na escola, que tem como finalidade programar subjetividades e moldar rostos conformados à lógica de um ideal humano. Em virtude disso, compreendemos que a escola se converteu em uma mera produtora de rostos a contento da sociedade vigente. Para tanto, analisamos o conceito de rostidade desenvolvido pelos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, o qual possibilita compreendermos os papéis desempenhados pelas significâncias e significados que se aglutinam nos rostos e na forma como concebemos a vida. Entendemos que a escola operada pela tríade pastoral-norma-disciplina produz os mesmos desejos, homem, mulher, família, sonhos... em um círculo infindável de subjetividades demarcadas e rígidas. O que esperamos é perspectivar reflexões a partir das interrogações que o outro, o diferente, o anormal, a criança... que os corpos em devires nos suscitam a pensar e a buscar outras maneiras de existir no(s) mundo(s) que habitamos e que nos rodeia(m). Para tanto, recorremos às contribuições do filósofo Étienne Souriau, que nos lembra que toda criação é uma arte de existir e que nos convida a sermos agentes instauradores.The present research aims to expose different ways of existing that claim their worlds at school, since it is the bodies in becoming that question us about the different ways of existing of the being and that overflow the idealization forged about the individual. For this purpose, the theoretical foundation that supported this study came from Michael Foucault's research on the pastoral-norm-discipline triad, which puts into operation the pedagogical device that operates in the school, which aims to program subjectivities and shape faces conformed to the logic of a human ideal. As a result, we understand that the school has become a mere producer of faces to the satisfaction of the current society. To do so, we analyze the concept of faciality developed by the philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari, which makes it possible to understand the roles played by the significances and meanings that coalesce in faces and in the way we conceive life. We understand that the school operated by the pastoral-norm-discipline triad produces the same desires, man, woman, family, dreams... in an endless circle of demarcated and rigid subjectivities. What we hope is to put in perspective reflections from the questions that the other, the different, the abnormal, the child... we inhabit and that surrounds us(m). To do so, we resort to the contributions of the philosopher Étienne Souriau, who reminds us that all creation is an art of existing and who invites us to be founding agents.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Rodrigo Barbosa Mugnai [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Kallyne Fernanda dos Santos2023-03-23T11:50:59Z2023-03-23T11:50:59Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24262133004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242621Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:03:44.595010Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpos em devires: por outros modos de existência na escola
Cuerpos en devenires: para otros modos de existencia en la escuela
title Corpos em devires: por outros modos de existência na escola
spellingShingle Corpos em devires: por outros modos de existência na escola
Ferreira, Kallyne Fernanda dos Santos
Corpos
Devires
Escola
Rostidade
Tríade pastoral-norma-disciplina
Bodies
Becomings
School
Faciality
Pastoral-norm-discipline triad
title_short Corpos em devires: por outros modos de existência na escola
title_full Corpos em devires: por outros modos de existência na escola
title_fullStr Corpos em devires: por outros modos de existência na escola
title_full_unstemmed Corpos em devires: por outros modos de existência na escola
title_sort Corpos em devires: por outros modos de existência na escola
author Ferreira, Kallyne Fernanda dos Santos
author_facet Ferreira, Kallyne Fernanda dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Rodrigo Barbosa Mugnai [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Kallyne Fernanda dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Corpos
Devires
Escola
Rostidade
Tríade pastoral-norma-disciplina
Bodies
Becomings
School
Faciality
Pastoral-norm-discipline triad
topic Corpos
Devires
Escola
Rostidade
Tríade pastoral-norma-disciplina
Bodies
Becomings
School
Faciality
Pastoral-norm-discipline triad
description A presente pesquisa objetiva expor diferentes modos de existir que reivindicam seus mundos na escola, uma vez que são os corpos em devires que nos questionam sobre os diferentes modos de existir do ser e que transbordam a idealização forjada sobre o indivíduo. Para tal finalidade, o embasamento teórico que respaldou este estudo adveio das pesquisas de Michael Foucault acerca da tríade pastoral-norma-disciplina, que coloca em funcionamento o dispositivo pedagógico que atua na escola, que tem como finalidade programar subjetividades e moldar rostos conformados à lógica de um ideal humano. Em virtude disso, compreendemos que a escola se converteu em uma mera produtora de rostos a contento da sociedade vigente. Para tanto, analisamos o conceito de rostidade desenvolvido pelos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, o qual possibilita compreendermos os papéis desempenhados pelas significâncias e significados que se aglutinam nos rostos e na forma como concebemos a vida. Entendemos que a escola operada pela tríade pastoral-norma-disciplina produz os mesmos desejos, homem, mulher, família, sonhos... em um círculo infindável de subjetividades demarcadas e rígidas. O que esperamos é perspectivar reflexões a partir das interrogações que o outro, o diferente, o anormal, a criança... que os corpos em devires nos suscitam a pensar e a buscar outras maneiras de existir no(s) mundo(s) que habitamos e que nos rodeia(m). Para tanto, recorremos às contribuições do filósofo Étienne Souriau, que nos lembra que toda criação é uma arte de existir e que nos convida a sermos agentes instauradores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
2023-03-23T11:50:59Z
2023-03-23T11:50:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242621
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/242621
identifier_str_mv 33004129044P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129485388644352