Gestão do ensino médio e sua articulação com o ensino superior: um estudo de caso nas escolas públicas de Monte Claro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bovério, Maria Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90307
Resumo: Esta dissertação aborda a temática da formação do aluno do Ensino Médio Público, especialmente no que concerne a seu interesse de prosseguimento nos estudos de nível superior e centra a questão do papel do Projeto Político-Pedagógico, da atuação dos gestores perante esta demanda e a articulação entre estes níveis de ensino. A interação entre o Ensino Superior e o Ensino Médio se faz necessária, pois é no Ensino Superior que são formados os profissionais responsáveis por diversas áreas de nossa sociedade, inclusive os docentes que atuarão no Ensino Médio Público. Desenvolver um Projeto Político-Pedagógico que atenda às necessidades dos alunos é a consolidação da função social da escola. Firmamos o compromisso de identificar, documentar e analisar esta questão através da pesquisa documental, da fala dos gestores escolares (diretores, vice-diretores e coordenadores) e também através de pesquisa por amostragem com alunos do 3º ano do Ensino Médio público, com o objetivo de verificar se o Projeto Político-Pedagógico das escolas de Ensino Médio públicas de Monte Alto contemplam esta preocupação. Objetivamos apontar, no âmbito das três escolas públicas envolvidas nesta pesquisa quais são as responsabilidades do Ensino Médio Público perante a formação de seus egressos, principalmente no que diz respeito à continuidade de seus estudos em nível superior. Analisamos as respostas dos questionários-entrevistas aplicadas aos atores educacionais envolvidos no Projeto Político-Pedagógico das escolas, que refletem as dificuldades vivenciadas e os avanços obtidos na consolidação da ação prática que envolve a questão pesquisada, e estes foram confrontados com as respostas dos alunos e com os Projetos Político-Pedagógicos no período de 2003 a 2006.
id UNSP_b3fa6d58eaae0db78fa28df0e378081f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90307
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Gestão do ensino médio e sua articulação com o ensino superior: um estudo de caso nas escolas públicas de Monte ClaroEscolas públicas - Organização e administração - Monte Claro (SP)Educação - Monte Claro (SP)Ensino médioMonte Claro (SP) - Ensino superiorSchool managementPedagogical-Political projectEsta dissertação aborda a temática da formação do aluno do Ensino Médio Público, especialmente no que concerne a seu interesse de prosseguimento nos estudos de nível superior e centra a questão do papel do Projeto Político-Pedagógico, da atuação dos gestores perante esta demanda e a articulação entre estes níveis de ensino. A interação entre o Ensino Superior e o Ensino Médio se faz necessária, pois é no Ensino Superior que são formados os profissionais responsáveis por diversas áreas de nossa sociedade, inclusive os docentes que atuarão no Ensino Médio Público. Desenvolver um Projeto Político-Pedagógico que atenda às necessidades dos alunos é a consolidação da função social da escola. Firmamos o compromisso de identificar, documentar e analisar esta questão através da pesquisa documental, da fala dos gestores escolares (diretores, vice-diretores e coordenadores) e também através de pesquisa por amostragem com alunos do 3º ano do Ensino Médio público, com o objetivo de verificar se o Projeto Político-Pedagógico das escolas de Ensino Médio públicas de Monte Alto contemplam esta preocupação. Objetivamos apontar, no âmbito das três escolas públicas envolvidas nesta pesquisa quais são as responsabilidades do Ensino Médio Público perante a formação de seus egressos, principalmente no que diz respeito à continuidade de seus estudos em nível superior. Analisamos as respostas dos questionários-entrevistas aplicadas aos atores educacionais envolvidos no Projeto Político-Pedagógico das escolas, que refletem as dificuldades vivenciadas e os avanços obtidos na consolidação da ação prática que envolve a questão pesquisada, e estes foram confrontados com as respostas dos alunos e com os Projetos Político-Pedagógicos no período de 2003 a 2006.This dissertation deals with the thematic of the student formation from the Public Secondary Education, especially in what is related to his/her interest of continuity in the superior level studies and foccus on the question of the Pedagogical-Political Project and the action of the managers before this demand and the articulation between these levels of education. The interaction betwen the higher and the secondary education makes necessary because it is on the higher eduaction that are formed the responsible professionals for several areas of our society, also the teachers who will act in the Public Secondary Education. Developing a Pedagogical-Political Project that takes care of the necessities of the students is the consolidation of the social function of the school. We firm the commitment of identifying, registering and analysing this question through documentary research by the talk of the school corporation (directors, vice-directors and coordinators) and also through sampling research with students from the 3rd grade, with the objective of verifying if the Pedagogical-Political Project of the schools in Monte Alto - SP contemplates this concern. We objectify to point, in the scope of the three public schools involved in this research which the responsibilities of the Public Secondary Education are before the formation of its egresses, mainly in what it says about the continuity of their studies in the superior level. We analyzed the answers of the questionnaire-interviews applied to the educational actors involved in the Pedagogical-Political Project of the schools, that reflect the lived deeply difficulties and the advances gotten in the consolidation of the practical action that it involves the researched question, and these had been collated with the answers of the students and with the Pedagogical-Political Projects during the period of 2003 until 2006.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gentilini, João Augusto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bovério, Maria Aparecida [UNESP]2014-06-11T19:24:35Z2014-06-11T19:24:35Z2007-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis151 f. : il.application/pdfBOVÉRIO, Maria Aparecida. Gestão do ensino médio e sua articulação com o ensino superior: um estudo de caso nas escolas públicas de Monte Claro. 2007. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90307000489988boverio_ma_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90307Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:45:46.672570Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do ensino médio e sua articulação com o ensino superior: um estudo de caso nas escolas públicas de Monte Claro
title Gestão do ensino médio e sua articulação com o ensino superior: um estudo de caso nas escolas públicas de Monte Claro
spellingShingle Gestão do ensino médio e sua articulação com o ensino superior: um estudo de caso nas escolas públicas de Monte Claro
Bovério, Maria Aparecida [UNESP]
Escolas públicas - Organização e administração - Monte Claro (SP)
Educação - Monte Claro (SP)
Ensino médio
Monte Claro (SP) - Ensino superior
School management
Pedagogical-Political project
title_short Gestão do ensino médio e sua articulação com o ensino superior: um estudo de caso nas escolas públicas de Monte Claro
title_full Gestão do ensino médio e sua articulação com o ensino superior: um estudo de caso nas escolas públicas de Monte Claro
title_fullStr Gestão do ensino médio e sua articulação com o ensino superior: um estudo de caso nas escolas públicas de Monte Claro
title_full_unstemmed Gestão do ensino médio e sua articulação com o ensino superior: um estudo de caso nas escolas públicas de Monte Claro
title_sort Gestão do ensino médio e sua articulação com o ensino superior: um estudo de caso nas escolas públicas de Monte Claro
author Bovério, Maria Aparecida [UNESP]
author_facet Bovério, Maria Aparecida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gentilini, João Augusto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bovério, Maria Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas públicas - Organização e administração - Monte Claro (SP)
Educação - Monte Claro (SP)
Ensino médio
Monte Claro (SP) - Ensino superior
School management
Pedagogical-Political project
topic Escolas públicas - Organização e administração - Monte Claro (SP)
Educação - Monte Claro (SP)
Ensino médio
Monte Claro (SP) - Ensino superior
School management
Pedagogical-Political project
description Esta dissertação aborda a temática da formação do aluno do Ensino Médio Público, especialmente no que concerne a seu interesse de prosseguimento nos estudos de nível superior e centra a questão do papel do Projeto Político-Pedagógico, da atuação dos gestores perante esta demanda e a articulação entre estes níveis de ensino. A interação entre o Ensino Superior e o Ensino Médio se faz necessária, pois é no Ensino Superior que são formados os profissionais responsáveis por diversas áreas de nossa sociedade, inclusive os docentes que atuarão no Ensino Médio Público. Desenvolver um Projeto Político-Pedagógico que atenda às necessidades dos alunos é a consolidação da função social da escola. Firmamos o compromisso de identificar, documentar e analisar esta questão através da pesquisa documental, da fala dos gestores escolares (diretores, vice-diretores e coordenadores) e também através de pesquisa por amostragem com alunos do 3º ano do Ensino Médio público, com o objetivo de verificar se o Projeto Político-Pedagógico das escolas de Ensino Médio públicas de Monte Alto contemplam esta preocupação. Objetivamos apontar, no âmbito das três escolas públicas envolvidas nesta pesquisa quais são as responsabilidades do Ensino Médio Público perante a formação de seus egressos, principalmente no que diz respeito à continuidade de seus estudos em nível superior. Analisamos as respostas dos questionários-entrevistas aplicadas aos atores educacionais envolvidos no Projeto Político-Pedagógico das escolas, que refletem as dificuldades vivenciadas e os avanços obtidos na consolidação da ação prática que envolve a questão pesquisada, e estes foram confrontados com as respostas dos alunos e com os Projetos Político-Pedagógicos no período de 2003 a 2006.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-26
2014-06-11T19:24:35Z
2014-06-11T19:24:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOVÉRIO, Maria Aparecida. Gestão do ensino médio e sua articulação com o ensino superior: um estudo de caso nas escolas públicas de Monte Claro. 2007. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/90307
000489988
boverio_ma_me_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv BOVÉRIO, Maria Aparecida. Gestão do ensino médio e sua articulação com o ensino superior: um estudo de caso nas escolas públicas de Monte Claro. 2007. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
000489988
boverio_ma_me_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/90307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 151 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128976291364864