O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ78.htm http://hdl.handle.net/11449/148361 |
Resumo: | Introdução: Nossa pesquisa está sendo realizada com 25 alunos da 2o. série do Ciclo I do Ensino Fundamental de Ribeirão Preto/SP especificamente nas aulas de História. Esta proposta objetiva o ensino de História Antiga para as crianças desta esta série acompanhando e relacionando o estudo deste povos antigos ao conteúdo programático de ensino deste ciclo. Objetivos: Ensino e aprendizagem da História e da História Antiga pelas crianças da 2o. série de forma didática, prazerosa, critica, e consciente de seu papel enquanto sujeito ativo da História . Levamos em conta as propostas dos PCNs para o ensino de História, privilegiando a construção do conhecimento histórico a partir da realidade do aluno. Partimos não apenas de sua história de vida, mas da História de povos e civilizações antigas (Grécia e Roma), traçando relações de semelhança, diferenças culturais, sociais e econômicas dentro de seu grupo social, proporcionando condições para que a criança conhecesse a si própria e aos outros. Método: Estamos empregando em sala de aula, com os alunos a observação dos registros deixados por estes povos, conjuntamente com os registros pertencentes a sua história de vida. Temos utilizado fontes documentais tais como: mapas, filmes, fotos de objetos cotidianos, edificações, memórias, literatura antiga, mitos e registros arqueológicos.Conjuntamente os alunos estão produzindo novos registros de sua história. Estamos traçando um paralelo entre indivíduos históricos de tempos remotos e indivíduos de nosso tempo, como na atividade em que conheceram a história da Odisséia de Homero ou a cidade antiga de Roma. Objetivamos levar o aluno a entender seu papel na construção da história como agente ativo e transformado da mesma maneira que outra forma em tempos distante. Resultados: conhecimento de outra realidade, noção de temporalidade, ampliação do universo cultural, possibilidade entender e produzir estórias, história, registros pessoais, fontes documentais, e se ver como indivíduo histórico. Os alunos têm construído no decorrer do trabalho material para uma exposição na escola que se realizará no final do ano e onde eles serão os condutores dos visitantes. A escola e a professora têm acompanhado o projeto com grande satisfação e empenho, visto o envolvimento dos alunos. |
id |
UNSP_b3fcee606b3d8492216d2a7e01e1f3d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148361 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamentalIntrodução: Nossa pesquisa está sendo realizada com 25 alunos da 2o. série do Ciclo I do Ensino Fundamental de Ribeirão Preto/SP especificamente nas aulas de História. Esta proposta objetiva o ensino de História Antiga para as crianças desta esta série acompanhando e relacionando o estudo deste povos antigos ao conteúdo programático de ensino deste ciclo. Objetivos: Ensino e aprendizagem da História e da História Antiga pelas crianças da 2o. série de forma didática, prazerosa, critica, e consciente de seu papel enquanto sujeito ativo da História . Levamos em conta as propostas dos PCNs para o ensino de História, privilegiando a construção do conhecimento histórico a partir da realidade do aluno. Partimos não apenas de sua história de vida, mas da História de povos e civilizações antigas (Grécia e Roma), traçando relações de semelhança, diferenças culturais, sociais e econômicas dentro de seu grupo social, proporcionando condições para que a criança conhecesse a si própria e aos outros. Método: Estamos empregando em sala de aula, com os alunos a observação dos registros deixados por estes povos, conjuntamente com os registros pertencentes a sua história de vida. Temos utilizado fontes documentais tais como: mapas, filmes, fotos de objetos cotidianos, edificações, memórias, literatura antiga, mitos e registros arqueológicos.Conjuntamente os alunos estão produzindo novos registros de sua história. Estamos traçando um paralelo entre indivíduos históricos de tempos remotos e indivíduos de nosso tempo, como na atividade em que conheceram a história da Odisséia de Homero ou a cidade antiga de Roma. Objetivamos levar o aluno a entender seu papel na construção da história como agente ativo e transformado da mesma maneira que outra forma em tempos distante. Resultados: conhecimento de outra realidade, noção de temporalidade, ampliação do universo cultural, possibilidade entender e produzir estórias, história, registros pessoais, fontes documentais, e se ver como indivíduo histórico. Os alunos têm construído no decorrer do trabalho material para uma exposição na escola que se realizará no final do ano e onde eles serão os condutores dos visitantes. A escola e a professora têm acompanhado o projeto com grande satisfação e empenho, visto o envolvimento dos alunos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), Franca, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), Franca, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martino, Vânia de Fátima [UNESP]2017-01-18T18:09:47Z2017-01-18T18:09:47Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ78.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1483612196369285679678PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-25T19:39:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148361Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:24:45.916835Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamental |
title |
O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamental |
spellingShingle |
O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamental Martino, Vânia de Fátima [UNESP] |
title_short |
O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamental |
title_full |
O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamental |
title_fullStr |
O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamental |
title_sort |
O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamental |
author |
Martino, Vânia de Fátima [UNESP] |
author_facet |
Martino, Vânia de Fátima [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martino, Vânia de Fátima [UNESP] |
description |
Introdução: Nossa pesquisa está sendo realizada com 25 alunos da 2o. série do Ciclo I do Ensino Fundamental de Ribeirão Preto/SP especificamente nas aulas de História. Esta proposta objetiva o ensino de História Antiga para as crianças desta esta série acompanhando e relacionando o estudo deste povos antigos ao conteúdo programático de ensino deste ciclo. Objetivos: Ensino e aprendizagem da História e da História Antiga pelas crianças da 2o. série de forma didática, prazerosa, critica, e consciente de seu papel enquanto sujeito ativo da História . Levamos em conta as propostas dos PCNs para o ensino de História, privilegiando a construção do conhecimento histórico a partir da realidade do aluno. Partimos não apenas de sua história de vida, mas da História de povos e civilizações antigas (Grécia e Roma), traçando relações de semelhança, diferenças culturais, sociais e econômicas dentro de seu grupo social, proporcionando condições para que a criança conhecesse a si própria e aos outros. Método: Estamos empregando em sala de aula, com os alunos a observação dos registros deixados por estes povos, conjuntamente com os registros pertencentes a sua história de vida. Temos utilizado fontes documentais tais como: mapas, filmes, fotos de objetos cotidianos, edificações, memórias, literatura antiga, mitos e registros arqueológicos.Conjuntamente os alunos estão produzindo novos registros de sua história. Estamos traçando um paralelo entre indivíduos históricos de tempos remotos e indivíduos de nosso tempo, como na atividade em que conheceram a história da Odisséia de Homero ou a cidade antiga de Roma. Objetivamos levar o aluno a entender seu papel na construção da história como agente ativo e transformado da mesma maneira que outra forma em tempos distante. Resultados: conhecimento de outra realidade, noção de temporalidade, ampliação do universo cultural, possibilidade entender e produzir estórias, história, registros pessoais, fontes documentais, e se ver como indivíduo histórico. Os alunos têm construído no decorrer do trabalho material para uma exposição na escola que se realizará no final do ano e onde eles serão os condutores dos visitantes. A escola e a professora têm acompanhado o projeto com grande satisfação e empenho, visto o envolvimento dos alunos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:09:47Z 2017-01-18T18:09:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ78.htm http://hdl.handle.net/11449/148361 2196369285679678 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ78.htm http://hdl.handle.net/11449/148361 |
identifier_str_mv |
2196369285679678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129425462525952 |