O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martino, Vânia de Fátima [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ78.htm
http://hdl.handle.net/11449/148361
Resumo: Introdução: Nossa pesquisa está sendo realizada com 25 alunos da 2o. série do Ciclo I do Ensino Fundamental de Ribeirão Preto/SP especificamente nas aulas de História. Esta proposta objetiva o ensino de História Antiga para as crianças desta esta série acompanhando e relacionando o estudo deste povos antigos ao conteúdo programático de ensino deste ciclo. Objetivos: Ensino e aprendizagem da História e da História Antiga pelas crianças da 2o. série de forma didática, prazerosa, critica, e consciente de seu papel enquanto sujeito ativo da História . Levamos em conta as propostas dos PCNs para o ensino de História, privilegiando a construção do conhecimento histórico a partir da realidade do aluno. Partimos não apenas de sua história de vida, mas da História de povos e civilizações antigas (Grécia e Roma), traçando relações de semelhança, diferenças culturais, sociais e econômicas dentro de seu grupo social, proporcionando condições para que a criança conhecesse a si própria e aos outros. Método: Estamos empregando em sala de aula, com os alunos a observação dos registros deixados por estes povos, conjuntamente com os registros pertencentes a sua história de vida. Temos utilizado fontes documentais tais como: mapas, filmes, fotos de objetos cotidianos, edificações, memórias, literatura antiga, mitos e registros arqueológicos.Conjuntamente os alunos estão produzindo novos registros de sua história. Estamos traçando um paralelo entre indivíduos históricos de tempos remotos e indivíduos de nosso tempo, como na atividade em que conheceram a história da Odisséia de Homero ou a cidade antiga de Roma. Objetivamos levar o aluno a entender seu papel na construção da história como agente ativo e transformado da mesma maneira que outra forma em tempos distante. Resultados: conhecimento de outra realidade, noção de temporalidade, ampliação do universo cultural, possibilidade entender e produzir estórias, história, registros pessoais, fontes documentais, e se ver como indivíduo histórico. Os alunos têm construído no decorrer do trabalho material para uma exposição na escola que se realizará no final do ano e onde eles serão os condutores dos visitantes. A escola e a professora têm acompanhado o projeto com grande satisfação e empenho, visto o envolvimento dos alunos.
id UNSP_b3fcee606b3d8492216d2a7e01e1f3d6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148361
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamentalIntrodução: Nossa pesquisa está sendo realizada com 25 alunos da 2o. série do Ciclo I do Ensino Fundamental de Ribeirão Preto/SP especificamente nas aulas de História. Esta proposta objetiva o ensino de História Antiga para as crianças desta esta série acompanhando e relacionando o estudo deste povos antigos ao conteúdo programático de ensino deste ciclo. Objetivos: Ensino e aprendizagem da História e da História Antiga pelas crianças da 2o. série de forma didática, prazerosa, critica, e consciente de seu papel enquanto sujeito ativo da História . Levamos em conta as propostas dos PCNs para o ensino de História, privilegiando a construção do conhecimento histórico a partir da realidade do aluno. Partimos não apenas de sua história de vida, mas da História de povos e civilizações antigas (Grécia e Roma), traçando relações de semelhança, diferenças culturais, sociais e econômicas dentro de seu grupo social, proporcionando condições para que a criança conhecesse a si própria e aos outros. Método: Estamos empregando em sala de aula, com os alunos a observação dos registros deixados por estes povos, conjuntamente com os registros pertencentes a sua história de vida. Temos utilizado fontes documentais tais como: mapas, filmes, fotos de objetos cotidianos, edificações, memórias, literatura antiga, mitos e registros arqueológicos.Conjuntamente os alunos estão produzindo novos registros de sua história. Estamos traçando um paralelo entre indivíduos históricos de tempos remotos e indivíduos de nosso tempo, como na atividade em que conheceram a história da Odisséia de Homero ou a cidade antiga de Roma. Objetivamos levar o aluno a entender seu papel na construção da história como agente ativo e transformado da mesma maneira que outra forma em tempos distante. Resultados: conhecimento de outra realidade, noção de temporalidade, ampliação do universo cultural, possibilidade entender e produzir estórias, história, registros pessoais, fontes documentais, e se ver como indivíduo histórico. Os alunos têm construído no decorrer do trabalho material para uma exposição na escola que se realizará no final do ano e onde eles serão os condutores dos visitantes. A escola e a professora têm acompanhado o projeto com grande satisfação e empenho, visto o envolvimento dos alunos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), Franca, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), Franca, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martino, Vânia de Fátima [UNESP]2017-01-18T18:09:47Z2017-01-18T18:09:47Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ78.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1483612196369285679678PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-25T19:39:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148361Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:24:45.916835Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamental
title O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamental
spellingShingle O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamental
Martino, Vânia de Fátima [UNESP]
title_short O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamental
title_full O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamental
title_fullStr O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamental
title_full_unstemmed O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamental
title_sort O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamental
author Martino, Vânia de Fátima [UNESP]
author_facet Martino, Vânia de Fátima [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martino, Vânia de Fátima [UNESP]
description Introdução: Nossa pesquisa está sendo realizada com 25 alunos da 2o. série do Ciclo I do Ensino Fundamental de Ribeirão Preto/SP especificamente nas aulas de História. Esta proposta objetiva o ensino de História Antiga para as crianças desta esta série acompanhando e relacionando o estudo deste povos antigos ao conteúdo programático de ensino deste ciclo. Objetivos: Ensino e aprendizagem da História e da História Antiga pelas crianças da 2o. série de forma didática, prazerosa, critica, e consciente de seu papel enquanto sujeito ativo da História . Levamos em conta as propostas dos PCNs para o ensino de História, privilegiando a construção do conhecimento histórico a partir da realidade do aluno. Partimos não apenas de sua história de vida, mas da História de povos e civilizações antigas (Grécia e Roma), traçando relações de semelhança, diferenças culturais, sociais e econômicas dentro de seu grupo social, proporcionando condições para que a criança conhecesse a si própria e aos outros. Método: Estamos empregando em sala de aula, com os alunos a observação dos registros deixados por estes povos, conjuntamente com os registros pertencentes a sua história de vida. Temos utilizado fontes documentais tais como: mapas, filmes, fotos de objetos cotidianos, edificações, memórias, literatura antiga, mitos e registros arqueológicos.Conjuntamente os alunos estão produzindo novos registros de sua história. Estamos traçando um paralelo entre indivíduos históricos de tempos remotos e indivíduos de nosso tempo, como na atividade em que conheceram a história da Odisséia de Homero ou a cidade antiga de Roma. Objetivamos levar o aluno a entender seu papel na construção da história como agente ativo e transformado da mesma maneira que outra forma em tempos distante. Resultados: conhecimento de outra realidade, noção de temporalidade, ampliação do universo cultural, possibilidade entender e produzir estórias, história, registros pessoais, fontes documentais, e se ver como indivíduo histórico. Os alunos têm construído no decorrer do trabalho material para uma exposição na escola que se realizará no final do ano e onde eles serão os condutores dos visitantes. A escola e a professora têm acompanhado o projeto com grande satisfação e empenho, visto o envolvimento dos alunos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:09:47Z
2017-01-18T18:09:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ78.htm
http://hdl.handle.net/11449/148361
2196369285679678
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ78.htm
http://hdl.handle.net/11449/148361
identifier_str_mv 2196369285679678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129425462525952