O discurso da transgressão e a trangressão do discurso em A lua vem da Ásia, de Campos de Carvalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/94183 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo refletir sobre os aspectos transgressores do romance A lua vem da Ásia, de Campos de Carvalho. Esses aspectos dizem respeito à desarticulação da forma romanesca tradicional e do discurso linear e lógico, e ainda aos posicionamentos ideológicos e comportamentais do protagonista. Para nortear esta análise, utilizamos a teoria da carnavalização de Mikhail Bakhtin, teórico que observa as manifestações literárias tendo em vista as transgressões verificadas durante as festividades carnavalescas, que estabelecem uma “vida às avessas”, na qual inexistem as regras cotidianas e as relações hierárquicas vivenciadas no universo “extra-carnavalesco”. Nesse sentido, buscamos vislumbrar a referida obra de Campos de Carvalho enquanto objeto literário transgressor e dessacralizador, na medida em que a perspectiva narrativa reflete a visão de mundo de um narrador supostamente “louco” que (re)cria uma realidade inusitada, o avesso da “normalidade”, um mundo, segundo nossa hipótese, carnavalizado. |
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O discurso da transgressão e a trangressão do discurso em A lua vem da Ásia, de Campos de CarvalhoCarvalho, Campos de, 1916-1998 - A lua vem da Ásia - Crítica e interpretaçãoLiteratura brasileira - História e críticaFicção brasileira - História e críticaLiteratura - HumorRomance brasileiro - História e críticaRomanceDiscourseTransgressionCarnivalizationMadnessEsta dissertação tem como objetivo refletir sobre os aspectos transgressores do romance A lua vem da Ásia, de Campos de Carvalho. Esses aspectos dizem respeito à desarticulação da forma romanesca tradicional e do discurso linear e lógico, e ainda aos posicionamentos ideológicos e comportamentais do protagonista. Para nortear esta análise, utilizamos a teoria da carnavalização de Mikhail Bakhtin, teórico que observa as manifestações literárias tendo em vista as transgressões verificadas durante as festividades carnavalescas, que estabelecem uma “vida às avessas”, na qual inexistem as regras cotidianas e as relações hierárquicas vivenciadas no universo “extra-carnavalesco”. Nesse sentido, buscamos vislumbrar a referida obra de Campos de Carvalho enquanto objeto literário transgressor e dessacralizador, na medida em que a perspectiva narrativa reflete a visão de mundo de um narrador supostamente “louco” que (re)cria uma realidade inusitada, o avesso da “normalidade”, um mundo, segundo nossa hipótese, carnavalizado.This dissertation is an analysis of the transgressive aspects in A lua vem da Ásia, by Campos de Carvalho. These aspects are related to the disarticulation of both the traditional novel structure and the linear and logical discourse, as well as of the ideologic and behavioural positions of the main character. This analysis is based upon Mikhail Bakhtin`s carnivalization theory, whose examination of literary manifestations is carried on with regard to the transgressions observed during the carnival festivities, which establish a ‘wrong life’ in which everyday rules and hierarchical relations experienced in the ‘extracarnival’ world are inexistent. Thus we consider Campos de Carvalho`s book as a transgressive and desacralizing literary work, in the sense that the narrative perspective reveals the world of a supposed ‘lunatic’ narrator who (re)creates an unusual reality, the opposite of ‘normality’: in our proposal, a carnivalized world.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amorim, Orlando Nunes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Josiane Gonzaga de [UNESP]2014-06-11T19:26:54Z2014-06-11T19:26:54Z2008-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 f.application/pdfOLIVEIRA, Josiane Gonzaga de. O discurso da transgressão e a trangressão do discurso em A lua vem da Ásia, de Campos de Carvalho. 2008. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2008.http://hdl.handle.net/11449/94183000546574oliveira_jg_me_sjrp.pdf33004153015P24022601764185868Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-09T06:27:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/94183Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:32:07.030016Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Esta dissertação tem como objetivo refletir sobre os aspectos transgressores do romance A lua vem da Ásia, de Campos de Carvalho. Esses aspectos dizem respeito à desarticulação da forma romanesca tradicional e do discurso linear e lógico, e ainda aos posicionamentos ideológicos e comportamentais do protagonista. Para nortear esta análise, utilizamos a teoria da carnavalização de Mikhail Bakhtin, teórico que observa as manifestações literárias tendo em vista as transgressões verificadas durante as festividades carnavalescas, que estabelecem uma “vida às avessas”, na qual inexistem as regras cotidianas e as relações hierárquicas vivenciadas no universo “extra-carnavalesco”. Nesse sentido, buscamos vislumbrar a referida obra de Campos de Carvalho enquanto objeto literário transgressor e dessacralizador, na medida em que a perspectiva narrativa reflete a visão de mundo de um narrador supostamente “louco” que (re)cria uma realidade inusitada, o avesso da “normalidade”, um mundo, segundo nossa hipótese, carnavalizado. |
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