A (in)visibilidade das mulheres em programas esportivos de tv: um estudo de casos no Brasil e em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/157187 |
Resumo: | O objetivo desta tese consistiu em analisar a visibilidade e a participação das profissionais de comunicação (narradoras, apresentadoras e comentaristas) em programas esportivos da televisão aberta brasileira e portuguesa, transmitidos, respectivamente, em novembro de 2017 e abril/maio de 2017, a fim de verificar se existiam diferenças na quantidade de profissionais femininos e masculinos no jornalismo esportivo, bem como nas funções exercidas por homens e mulheres nesse campo, além de analisar ainda as construções discursivas organizadas por esses sujeitos e a respeito desses. Para tal, a pesquisa foi dividida nas seguintes etapas: contextualização histórica, traçando, a partir de consultas bibliográficas, o histórico de participação das mulheres no jornalismo esportivo; análise quantitativa a respeito do número de profissionais homens e mulheres nas funções de apresentação, narração e comentários no jornalismo esportivo; e, pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação descritiva, mediante análise dos programas nos quais ocorre participação feminina (examinando a participação das(os) profissionais, a partir de posturas, falas, comportamentos e relações com demais colegas) e entrevistas semiestruturadas com questões em aberto. A partir disso, foi verificado que nesse campo ainda há predominância de profissionais do sexo masculino (sendo que, das(os) profissionais elencados neste trabalho, as mulheres representam apenas 11,4% no Brasil e 6,3% em Portugal), e que à minoria feminina ainda cabe atividades referentes à apresentação, cabendo aos homens os comentários e narrações. Além disso, por meio das entrevistas também foi constatado que ainda há dificuldades a serem superadas como: assédio, baixa oportunidade de participação efetiva e cobranças estéticas, capacidades e conhecimentos subestimados, tratamento com grosseria durante entrevistas, violência nas redes sociais, interrupções e dificuldades em conciliar vida profissional com vida pessoal, principalmente com a maternidade. O cenário apontado nas pesquisas atestou como o mundo do jornalismo esportivo ainda é permeado por uma mentalidade de valorização das masculinidades, confirmando a hipótese inicial desta tese de que o ethos do discurso esportivo ainda se mantém sob o domínio masculino e que ainda existe uma cultura androcêntrica presente em programas de esportes na televisão aberta brasileira e portuguesa, apresentando possibilidades diferentes de atuações para jornalistas homens e mulheres, veiculando e contribuindo para a manutenção de representações sobre o que é ser feminino e masculino a partir de referências androcêntricas, binárias e heteronormativas. Portanto, a reformulação da maneira de estilização dos sujeitos, não mais baseado em um rígido marco regulador, deveria tratar-se de um novo desafio a ser superado pelos programas esportivos das diferentes emissoras de TV aberta no Brasil e em Portugal. |
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A (in)visibilidade das mulheres em programas esportivos de tv: um estudo de casos no Brasil e em PortugalThe (in)visibility of women in sportive tv programs: a case study in Brazil and PortugalJornalismo de esportesMulherGêneroBrasilPortugalSports journalismWomanGenderBrazilO objetivo desta tese consistiu em analisar a visibilidade e a participação das profissionais de comunicação (narradoras, apresentadoras e comentaristas) em programas esportivos da televisão aberta brasileira e portuguesa, transmitidos, respectivamente, em novembro de 2017 e abril/maio de 2017, a fim de verificar se existiam diferenças na quantidade de profissionais femininos e masculinos no jornalismo esportivo, bem como nas funções exercidas por homens e mulheres nesse campo, além de analisar ainda as construções discursivas organizadas por esses sujeitos e a respeito desses. Para tal, a pesquisa foi dividida nas seguintes etapas: contextualização histórica, traçando, a partir de consultas bibliográficas, o histórico de participação das mulheres no jornalismo esportivo; análise quantitativa a respeito do número de profissionais homens e mulheres nas funções de apresentação, narração e comentários no jornalismo esportivo; e, pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação descritiva, mediante análise dos programas nos quais ocorre participação feminina (examinando a participação das(os) profissionais, a partir de posturas, falas, comportamentos e relações com demais colegas) e entrevistas semiestruturadas com questões em aberto. A partir disso, foi verificado que nesse campo ainda há predominância de profissionais do sexo masculino (sendo que, das(os) profissionais elencados neste trabalho, as mulheres representam apenas 11,4% no Brasil e 6,3% em Portugal), e que à minoria feminina ainda cabe atividades referentes à apresentação, cabendo aos homens os comentários e narrações. Além disso, por meio das entrevistas também foi constatado que ainda há dificuldades a serem superadas como: assédio, baixa oportunidade de participação efetiva e cobranças estéticas, capacidades e conhecimentos subestimados, tratamento com grosseria durante entrevistas, violência nas redes sociais, interrupções e dificuldades em conciliar vida profissional com vida pessoal, principalmente com a maternidade. O cenário apontado nas pesquisas atestou como o mundo do jornalismo esportivo ainda é permeado por uma mentalidade de valorização das masculinidades, confirmando a hipótese inicial desta tese de que o ethos do discurso esportivo ainda se mantém sob o domínio masculino e que ainda existe uma cultura androcêntrica presente em programas de esportes na televisão aberta brasileira e portuguesa, apresentando possibilidades diferentes de atuações para jornalistas homens e mulheres, veiculando e contribuindo para a manutenção de representações sobre o que é ser feminino e masculino a partir de referências androcêntricas, binárias e heteronormativas. Portanto, a reformulação da maneira de estilização dos sujeitos, não mais baseado em um rígido marco regulador, deveria tratar-se de um novo desafio a ser superado pelos programas esportivos das diferentes emissoras de TV aberta no Brasil e em Portugal.This thesis argued that although there is an evolution in feminist achievements, there are still segments that reproduce the androcentric structure, in this case, sports journalism. The objective was to analyze the visibility and participation of communication professionals (narrators, presenters and commentators) in Brazilian and Portuguese sports programs on TV, transmitted in November 2017 and in April / May 2017. In order to verify if there were differences in the number of female and male professionals in sports journalism and analyze the discursive constructions organized by these subjects. For this, the research was divided in 4 stages: historical contextualization; quantitative analysis regarding the number of male and female professionals in the functions of presentation, narration and commentary in sports journalism; and qualitative through analysis of postures, speeches, behaviors and relations of women journalists. From this, it was verified that in this field there is still a predominance of male professionals (women represent only 11.4% in Brazil and 6.3% in Portugal), and that the female minority still are presenter, and the men are commentator and narrator. In addition, interviews revealed that there are still difficulties to overcome such as: harassment, low opportunity for effective participation and aesthetic charges, underestimated skills and knowledge, rude treatment during interviews, violence in social networks, interruptions and difficulties in to reconcile professional life with personal life, especially with motherhood. This survey testified how the sports journalism is still permeated by a mentality of valorization of masculinities, confirming the initial hypothesis of this thesis: the ethos of sports discourse still remains under the male domain and that there is still an androcentric culture present in sports programs in Brazilian and Portuguese television, presenting different possibilities of performances for male and female journalists, conveying and contributing to the maintenance of representations about what it is to be female and male from androcentric, binary and heteronormative references. Therefore, the reformulation of the stylization of subjects should be a new challenge to be overcome by the sports programs of Brazilian and Portuguese TV.OutraCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)1531764SUDU1500613Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, José Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Noemi Correa2018-10-01T11:57:03Z2018-10-01T11:57:03Z2018-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15718700090849433004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:16:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157187Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:49:37.619176Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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