A educação ambiental na formação de professores: horizontes para participação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Festozo, Marina Battistetti
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235258
Resumo: O desenvolvimento dos membros de determinada sociedade se dá quando, por meio da participação e educação sistemática, estes indivíduos se apropriam dos conhecimentos e cultura do grupo ao qual pertencem, pelo processo de humanização. Essa humanização é aqui compreendida como condição da participação, mas da mesma forma pode forjá-la. Neste sentido, a participação possibilita além da reprodução do mundo humano, sua produção contínua pelos sujeitos que se engajam nas decisões e construção da sociedade. Contudo, sabemos que se pode fazer parte de um contexto sem necessariamente tomar parte dele, problemática que se perpetua no Brasil, bem como em outras sociedades organizadas sob a lógica capitalista, dados o histórico de repressão, o incentivo à individualidade e competição, a desigualdade material e de acesso à formação crítica. O mercado regula as relações sociais no ambiente e submete inclusive a educação, que se torna instrumento da consagração da concepção de mundo baseada na sociedade mercantil. Neste contexto, é de extrema relevância instrumentalizar os sujeitos para compreender dialeticamente as contradições da realidade concreta e sua conformação histórica, possibilitando que se inscrevam na transformação dos processos de produção da vida em sociedade, em direção a uma realidade mais justa e sustentável. Neste estudo utilizamos como referencial teórico e metodológico o Método Materialista Histórico-Dialético e nos inspiramos na Pesquisa-ação-participativa, na Pedagogia Histórico-crítica (PHC) e na Educação Ambiental (EA) crítica, objetivando analisar a formação participativa de pedagogos como educadores ambientais. Essa investigação analisou a formação oferecida por meio de um Projeto Interdisciplinar de um curso de Pedagogia, em que tanto estudantes como seus formadores participaram dos processos decisórios de construção deste Projeto (em reuniões do coletivo do curso e em assembleias de classe/turma), bem como de processos formativos - práticos e teóricos,- proporcionados por duas disciplinas. Esta formação integrou as dimensões de ensino, pesquisa e extensão, em que os futuros pedagogos se envolveram no delineamento, desenvolvimento e avaliação de um estudo sob a metodologia da pesquisa-ação-participativa com a comunidade do entorno da Faculdade e também com uma escola. Diversos foram os obstáculos enfrentados, nos coletivos e na formação dos estudantes: a competição entre alunos, a desvalorização da formação teórica, a dificuldade de sintonia do corpo docente, o próprio currículo, etc. Mas, a construção, mediada pela teoria, dos instrumentos e espaços de formação participativa foi nos possibilitando compreender e aprimorar coletivamente os processos necessários ao engajamento dos sujeitos. Longe de termos chegado a uma fórmula ideal, afinal promover a participação é uma tarefa quase inesgotável, a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão, conectados pela Participação, apontou caminhos profícuos à elevação da consciência crítica e práxis dos indivíduos, possibilitando também aprimorar os processos formativos de educadores ambientais
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spelling A educação ambiental na formação de professores: horizontes para participação socialEnvironmental education in teacher’s training: horizons to the social participationEducation relative à l’environnement dans la formation des enseignants: horizons à la participation socialEducação ambientalFormação de professoresParticipação socialMaterialismo histórico-dialéticoPesquisa-ação-participativaEnvironmental educationTeacher trainingSocial participationHistorical and dialectical materialismParticipatory-action researchÉducation relative à l'environnementFormation des enseignantsParticipation socialeMatérialisme historique dialectiqueLa recherche actionparticipativeO desenvolvimento dos membros de determinada sociedade se dá quando, por meio da participação e educação sistemática, estes indivíduos se apropriam dos conhecimentos e cultura do grupo ao qual pertencem, pelo processo de humanização. Essa humanização é aqui compreendida como condição da participação, mas da mesma forma pode forjá-la. Neste sentido, a participação possibilita além da reprodução do mundo humano, sua produção contínua pelos sujeitos que se engajam nas decisões e construção da sociedade. Contudo, sabemos que se pode fazer parte de um contexto sem necessariamente tomar parte dele, problemática que se perpetua no Brasil, bem como em outras sociedades organizadas sob a lógica capitalista, dados o histórico de repressão, o incentivo à individualidade e competição, a desigualdade material e de acesso à formação crítica. O mercado regula as relações sociais no ambiente e submete inclusive a educação, que se torna instrumento da consagração da concepção de mundo baseada na sociedade mercantil. Neste contexto, é de extrema relevância instrumentalizar os sujeitos para compreender dialeticamente as contradições da realidade concreta e sua conformação histórica, possibilitando que se inscrevam na transformação dos processos de produção da vida em sociedade, em direção a uma realidade mais justa e sustentável. Neste estudo utilizamos como referencial teórico e metodológico o Método Materialista Histórico-Dialético e nos inspiramos na Pesquisa-ação-participativa, na Pedagogia Histórico-crítica (PHC) e na Educação Ambiental (EA) crítica, objetivando analisar a formação participativa de pedagogos como educadores ambientais. Essa investigação analisou a formação oferecida por meio de um Projeto Interdisciplinar de um curso de Pedagogia, em que tanto estudantes como seus formadores participaram dos processos decisórios de construção deste Projeto (em reuniões do coletivo do curso e em assembleias de classe/turma), bem como de processos formativos - práticos e teóricos,- proporcionados por duas disciplinas. Esta formação integrou as dimensões de ensino, pesquisa e extensão, em que os futuros pedagogos se envolveram no delineamento, desenvolvimento e avaliação de um estudo sob a metodologia da pesquisa-ação-participativa com a comunidade do entorno da Faculdade e também com uma escola. Diversos foram os obstáculos enfrentados, nos coletivos e na formação dos estudantes: a competição entre alunos, a desvalorização da formação teórica, a dificuldade de sintonia do corpo docente, o próprio currículo, etc. Mas, a construção, mediada pela teoria, dos instrumentos e espaços de formação participativa foi nos possibilitando compreender e aprimorar coletivamente os processos necessários ao engajamento dos sujeitos. Longe de termos chegado a uma fórmula ideal, afinal promover a participação é uma tarefa quase inesgotável, a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão, conectados pela Participação, apontou caminhos profícuos à elevação da consciência crítica e práxis dos indivíduos, possibilitando também aprimorar os processos formativos de educadores ambientaisThe development of the members of a given society takes place when through participation and systematic education, these individuals internalize the knowledge and culture of the group that they belong, by the process of humanizing. Humanizing is understood as a condition of participation, but this can also forge it. In this sense, participation enables both reproduction of human world and its continuous production by individuals who are engaged in building the society. However, we know that people can be part of a context without necessity of taking part of it, a problem that perpetuates in Brazil and in other societies organized under capitalism, because of the history of repression, the incitement of individuality and competition, the unequal access to material issues and critical training. The market regulates social relations in the environment and submits education too, which becomes an instrument of consecration of the world view based on the commercial society. In this context, it is extremely important to instrumentalize the subjects to understand the contradictions of reality and its historical conformation, in a dialectically way, allowing them to participate in the process of society’s life production, towards a more just and sustainable reality. In this study we used as theoretical and methodological reference the historical and dialectical materialist method, based as well on the assumptions of participatory-action research, Historical-critical Pedagogy and critical environmental education, aiming to analise participatory teachers training as environmental educators. This research analyzed the formation processes offered through an Interdisciplinary Project of a Faculty of Education, that both students and their teachers participated in its decision-making processes (in collective meetings of the course and class meetings - assemblies) as well as training processes - practical and theoretical - provided by two subjects. This training integrated the dimensions of teaching, research and extension, where future teachers were involved in the design, development and evaluation of a study based on the methodology of participatoryaction research with the Faculty’s surrounding community and also a school. We faced many obstacles, in the decision groups and in students’ training processes: competition between students, depreciation of the theoretical training, problems between the teachers, the curriculum itself, etc. But the construction, with theory’s mediation, of the instruments and spaces for participatory training was, gradually enabling us to understand and collectively improve the necessary processes for the individual’s engagement. We didn’t achieve an ideal formula, since promoting participation is almost an inexhaustible task, but the relationship between teaching, research and extension, connected by participation, pointed fruitful ways to improve the sujects’ critical awareness and praxis, enabling also improve environmental educators’ training processes.Le développement des membres d'une société donnée se produit, grâce à la participation et à l'éducation systématique ; ces personnes s’approprient des connaissances et de la culture provenant du groupe auquel ils appartiennent, à travers le processus d'humanisation. L'humanisation est ici comprise comme une condition de la participation, de la même manière qu’elle peut participer à la forger. Dans ce sens, la participation rend possible en plus de la reproduction du monde humain, sa production continue par les sujets qui sont engagés dans les décisions et dans la construction de la société. Cependant, nous savons que nous pouvons faire partie d'un contexte sans nécessairement s’y préoccuper, problème qui se perpétue au Brésil, mais aussi dans d’autres sociétés organisées sous la logique capitaliste, datant de l'histoire de répression, de l’incitation à l'individualité et à la concurrence, de l'inégalité matériel et d’accès à la formation critique. Le marché régule les relations sociales dans l'environnement et soumet en plus l'éducation, qui devient un instrument de consécration de la vision du monde fondée sur la société mercantile. Dans ce contexte, il est très important d’instrumentaliser les sujets pour comprendre dialectiquement les contradictions de la réalité concrète et sa conformation historique, permettant qu’ils s’inscrivent dans la transformation des processus de production de la vie en société, vers une réalité plus juste et durable. Dans cette étude, nous avons utilisé comme référence théorique et méthodologique le matérialisme historique dialectique et nous nous sommes inspirés des prémisses de la recherche d’action-participative, de la pédagogie historique-critique et de l'éducation relative à l’environnement (l’ErE) critique, dans le but d’analyser la formation participative des enseignants comme éducateurs de l'environnement. Cette recherche a analysé la formation offerte par un Project interdisciplinaire d'un cours Pédagogique, où les étudiants ainsi que leurs formateurs ont participé à la prise de décision dans la construction de ce projet (à travers des réunions collectives du cours et grâce à des assemblés de classe), de même que des processus de formation - théorique et pratique – fournis par ces deux disciplines. Cette formation a intégré les dimensions de l'enseignement, de la recherche et de l’engagement social, où les futurs enseignants se sont impliqués dans la conception, le développement et l'évaluation d'une étude sur la méthodologie de recherche d’action-participative avec la communauté autour de la Faculté et aussi avec une école. Nous avons été confrontés à de nombreux obstacles, dans les groupes de décision et dans la formation des étudiants: la concurrence parmi les étudiants, la dépréciation de la formation théorique, les difficultés au sein des groupes d’enseignants, le programme lui-même, etc. Mais la construction, médiée par la théorie, des outils et des espaces de formation participative, nous a permis de comprendre peu à peu, et d'améliorer collectivement les processus nécessaires à l'engagement des sujets. Loin d'avoir atteint une formule idéale, puisque stimuler la participation est une tâche presque inépuisable, l’intégration entre l'éducation, la recherche et l’engagement social, relié par la participation, a souligné des chemins fructueux pour provoquer la prise de conscience et pour la pratique des individus, permettant également d'améliorer les processus de formation des éducateurs environnementauxUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Festozo, Marina Battistetti2022-06-22T12:14:12Z2022-06-22T12:14:12Z2015-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23525833004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-30T06:15:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235258Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-30T06:15:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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