O acolhimento à crianças em situação de refúgio nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir da teoria de D. W. Winnicott

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Marcia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253309
https://orcid.org/0009-0002-1501-0685
http://lattes.cnpq.br/0732734020326728
Resumo: Esta pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FCT/UNESP, na linha de pesquisa 3: Processos formativos, infância e juventude. A investigação teve, como objetivo geral, a proposta de compreender como a escola, por meio de um trabalho de acolhimento, pode contribuir à inclusão de crianças em situação de refúgio, ingressantes nas séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas. Para tanto, teve como objetivos específicos: caracterizar, do ponto de vista de Winnicott, o desenvolvimento emocional da criança; identificar, ainda com base no autor, os possíveis impactos emocionais do refúgio; compreender os conceitos e os processos que envolvem o acolhimento e discutir como a escola pode contribuir, por meio do acolhimento, à inclusão da criança em situação de refúgio no ambiente escolar. A investigação, de cunho qualitativo, foi desenvolvida por meio da pesquisa exploratória. Os dados foram analisados com base na teoria de Winnicott e de outros autores que se destacaram no levantamento bibliográfico das bases de dados. Os resultados mostraram que os impactos do refúgio são bastante significativos, expondo as crianças e suas famílias a muitas situações de vulnerabilidades, razão pela qual é fundamental que as escolas desenvolvam formas de acolhimento, com o apoio e o amparo às práticas pedagógicas específicas para as crianças que vivenciaram o refúgio.
id UNSP_b54c996614278218451607540e4a6078
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253309
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O acolhimento à crianças em situação de refúgio nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir da teoria de D. W. WinnicottWelcome children in refuges situations in the early grades of elementary school: contributions based on the D. W. Winnicott's theoryAcolhimentoCrianças em situação de refúgioEnsino fundamentalWinnicottWelcomingRefugee childrenElementary schoolEsta pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FCT/UNESP, na linha de pesquisa 3: Processos formativos, infância e juventude. A investigação teve, como objetivo geral, a proposta de compreender como a escola, por meio de um trabalho de acolhimento, pode contribuir à inclusão de crianças em situação de refúgio, ingressantes nas séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas. Para tanto, teve como objetivos específicos: caracterizar, do ponto de vista de Winnicott, o desenvolvimento emocional da criança; identificar, ainda com base no autor, os possíveis impactos emocionais do refúgio; compreender os conceitos e os processos que envolvem o acolhimento e discutir como a escola pode contribuir, por meio do acolhimento, à inclusão da criança em situação de refúgio no ambiente escolar. A investigação, de cunho qualitativo, foi desenvolvida por meio da pesquisa exploratória. Os dados foram analisados com base na teoria de Winnicott e de outros autores que se destacaram no levantamento bibliográfico das bases de dados. Os resultados mostraram que os impactos do refúgio são bastante significativos, expondo as crianças e suas famílias a muitas situações de vulnerabilidades, razão pela qual é fundamental que as escolas desenvolvam formas de acolhimento, com o apoio e o amparo às práticas pedagógicas específicas para as crianças que vivenciaram o refúgio.This research is part of the Postgraduate Program in Education, at the Faculty of Science and Technology, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FCT/UNESP, in research line 3: Formative processes, childhood and youth. The investigation had, as a general objective, the proposal to analyze how the school, through welcoming work, can contribute to the inclusion of children in refugee situations, entering the initial grades of elementary education in public schools. Therefore, it had the following specific objectives: to characterize, from Winnicott’s point view, the emotional development of child; identify, still based on the author, the possible emotional impacts of the refugee; understand the concepts and the processes that involve welcoming and discuss how the school can contribute, through welcoming, to the inclusion of children in a situation of refuge in the school environment. The investigations, of a qualitative nature, was developed through exploratory research. Data were analyzed based on the theory of Winnicott and others authors who stood out in the bibliographic survey of databases. The results showed that the impacts of refuge are quite significant, exposing children and their families to many situations of vulnerability, which is why it is essential that schools develop forms of welcoming, with assistance and support for specific pedagogical practices for children who experienced the refuge.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Wiezzel, Andreia Cristiane Silva [UNESP]Teixeira, Marcia2024-02-16T11:42:44Z2024-02-16T11:42:44Z2023-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Marcia. O acolhimento à crianças em situação de refúgio nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir da teoria de D. W. Winnicott. Andreia Cristiane Silva Wiezzel. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Presidente Prudente, 2023.https://hdl.handle.net/11449/253309https://orcid.org/0009-0002-1501-0685http://lattes.cnpq.br/07327340203267280009-0002-1501-0685porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-17T06:13:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253309Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:25:40.737579Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O acolhimento à crianças em situação de refúgio nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir da teoria de D. W. Winnicott
Welcome children in refuges situations in the early grades of elementary school: contributions based on the D. W. Winnicott's theory
title O acolhimento à crianças em situação de refúgio nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir da teoria de D. W. Winnicott
spellingShingle O acolhimento à crianças em situação de refúgio nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir da teoria de D. W. Winnicott
Teixeira, Marcia
Acolhimento
Crianças em situação de refúgio
Ensino fundamental
Winnicott
Welcoming
Refugee children
Elementary school
title_short O acolhimento à crianças em situação de refúgio nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir da teoria de D. W. Winnicott
title_full O acolhimento à crianças em situação de refúgio nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir da teoria de D. W. Winnicott
title_fullStr O acolhimento à crianças em situação de refúgio nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir da teoria de D. W. Winnicott
title_full_unstemmed O acolhimento à crianças em situação de refúgio nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir da teoria de D. W. Winnicott
title_sort O acolhimento à crianças em situação de refúgio nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir da teoria de D. W. Winnicott
author Teixeira, Marcia
author_facet Teixeira, Marcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wiezzel, Andreia Cristiane Silva [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Marcia
dc.subject.por.fl_str_mv Acolhimento
Crianças em situação de refúgio
Ensino fundamental
Winnicott
Welcoming
Refugee children
Elementary school
topic Acolhimento
Crianças em situação de refúgio
Ensino fundamental
Winnicott
Welcoming
Refugee children
Elementary school
description Esta pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FCT/UNESP, na linha de pesquisa 3: Processos formativos, infância e juventude. A investigação teve, como objetivo geral, a proposta de compreender como a escola, por meio de um trabalho de acolhimento, pode contribuir à inclusão de crianças em situação de refúgio, ingressantes nas séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas. Para tanto, teve como objetivos específicos: caracterizar, do ponto de vista de Winnicott, o desenvolvimento emocional da criança; identificar, ainda com base no autor, os possíveis impactos emocionais do refúgio; compreender os conceitos e os processos que envolvem o acolhimento e discutir como a escola pode contribuir, por meio do acolhimento, à inclusão da criança em situação de refúgio no ambiente escolar. A investigação, de cunho qualitativo, foi desenvolvida por meio da pesquisa exploratória. Os dados foram analisados com base na teoria de Winnicott e de outros autores que se destacaram no levantamento bibliográfico das bases de dados. Os resultados mostraram que os impactos do refúgio são bastante significativos, expondo as crianças e suas famílias a muitas situações de vulnerabilidades, razão pela qual é fundamental que as escolas desenvolvam formas de acolhimento, com o apoio e o amparo às práticas pedagógicas específicas para as crianças que vivenciaram o refúgio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16
2024-02-16T11:42:44Z
2024-02-16T11:42:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Marcia. O acolhimento à crianças em situação de refúgio nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir da teoria de D. W. Winnicott. Andreia Cristiane Silva Wiezzel. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Presidente Prudente, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/253309
https://orcid.org/0009-0002-1501-0685
http://lattes.cnpq.br/0732734020326728
0009-0002-1501-0685
identifier_str_mv TEIXEIRA, Marcia. O acolhimento à crianças em situação de refúgio nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir da teoria de D. W. Winnicott. Andreia Cristiane Silva Wiezzel. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Presidente Prudente, 2023.
0009-0002-1501-0685
url https://hdl.handle.net/11449/253309
https://orcid.org/0009-0002-1501-0685
http://lattes.cnpq.br/0732734020326728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129200292364288