Professores de artes: formação continuada e os reflexos na sala de aula das séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruzza, Janete Aparecida Partelli [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86922
Resumo: Esta pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo investigou e verificou a prática do professor de arte após reflexões e discussões provocadas por um mediador, se propôs a compreender e a responder à seguinte questão: em que medida a formação continuada está provocando mudanças nas práticas do ensino de Arte? Para isso, foi realizada uma pesquisa com professores de educação básica de séries iniciais (PEB-I) e professores especialistas de Educação Artística (PEB-II). No trabalho, analisa-se um projeto de formação continuada de arte para o Ciclo-I desenvolvido em quatro escolas públicas estaduais na cidade de Várzea Paulista, interior do estado de São Paulo, que oferece o ensino fundamental-I (1ª a 4ª séries). Partindo daí, esta pesquisa buscou investigar a possibilidade de uma ação de formação continuada de caráter reflexivo, a promoção de mudanças significativas na visão e nas atitudes dos professores, acerca de sua prática pedagógica. Portanto, recuperar as histórias da profissão professor e de vida dos educadores possibilita não só a socialização das competências já construídas, como também favorece uma análise critica dos acertos e dos possíveis equívocos que ocorreram nessas trajetórias, para direcionar melhor as práticas futuras e a formação continuada. A análise dos dados evidencia os problemas enfrentados pelas professoras em sua formação inicial, ingresso na profissão e nas práticas pedagógicas desenvolvidas, identificando suas dificuldades e necessidades no exercício da função docente. Os resultados obtidos sugerem que o curso de formação provocou mudanças significativas, na forma do professor enxergar o atual ensino. Indicam, também, que embora seja realizado um investimento considerável por parte do governo em termos de formação continuada, as formações têm sido pouco produtiva...
id UNSP_b59aaa3abb72790015defbbfc8fa0037
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86922
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Professores de artes: formação continuada e os reflexos na sala de aula das séries iniciaisArte - EducaçãoProfessores - FormaçãoEducação - BrasilEducationArt-EducationTeachers-FormationEsta pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo investigou e verificou a prática do professor de arte após reflexões e discussões provocadas por um mediador, se propôs a compreender e a responder à seguinte questão: em que medida a formação continuada está provocando mudanças nas práticas do ensino de Arte? Para isso, foi realizada uma pesquisa com professores de educação básica de séries iniciais (PEB-I) e professores especialistas de Educação Artística (PEB-II). No trabalho, analisa-se um projeto de formação continuada de arte para o Ciclo-I desenvolvido em quatro escolas públicas estaduais na cidade de Várzea Paulista, interior do estado de São Paulo, que oferece o ensino fundamental-I (1ª a 4ª séries). Partindo daí, esta pesquisa buscou investigar a possibilidade de uma ação de formação continuada de caráter reflexivo, a promoção de mudanças significativas na visão e nas atitudes dos professores, acerca de sua prática pedagógica. Portanto, recuperar as histórias da profissão professor e de vida dos educadores possibilita não só a socialização das competências já construídas, como também favorece uma análise critica dos acertos e dos possíveis equívocos que ocorreram nessas trajetórias, para direcionar melhor as práticas futuras e a formação continuada. A análise dos dados evidencia os problemas enfrentados pelas professoras em sua formação inicial, ingresso na profissão e nas práticas pedagógicas desenvolvidas, identificando suas dificuldades e necessidades no exercício da função docente. Os resultados obtidos sugerem que o curso de formação provocou mudanças significativas, na forma do professor enxergar o atual ensino. Indicam, também, que embora seja realizado um investimento considerável por parte do governo em termos de formação continuada, as formações têm sido pouco produtiva...This qualitative and quantitative research has investigated and verified the practice of the Art teacher after the reflections and discussions provoked by a mediator and its proposal is to answer the following question: In what terms has the continued formation being guaranteeing the changing in the practice of Art teaching? Answering this question resulted a research process involving teachers of the Basic Education for the initial grades (PEB I) and specialists Art Education teachers (PEB II). During this work a continued education project developed in four state public schools that offer basic education (from the 1st to the 4th grades), in Várzea Paulista City, São Paulo State, Brazil was analysed. After this step, this research investigated the possibility of a continued formation action of reflective character to have practical effectiveness in the promotion of significant changes in the vision and attitudes of the teachers concerning their pedagogical practice. Therefore, recuperating the teaching professional stories and life of the educators not only made possible the socialization of the constructed abilities already, as well as it provided a critical analysis of the rightnesss and the possible mistakes that might have occurred in these trajectories, facts that can improve the actions taken to direct the future practices and the continued formation. The analysis of the data evidences the problems faced by the teachers in their initial formation and professional ingression considering the developed pedagogical practices, identifying their difficulties and necessities in the exercise of the teaching function. The gotten results suggest that the continued formation course provoked significant changes in the form the teachers visualize the Art education. They also indicate that although the government has invested a considerable amount of financial... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, João Cardoso Palma [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ruzza, Janete Aparecida Partelli [UNESP]2014-06-11T19:22:28Z2014-06-11T19:22:28Z2008-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 192 f. : il.application/pdfRUZZA, Janete Aparecida Partelli. Professores de artes: formação continuada e os reflexos na sala de aula das séries iniciais. 2008. ii, 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.http://hdl.handle.net/11449/86922000584707ruzza_jap_me_ia.pdf33004013063P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:13:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86922Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de artes: formação continuada e os reflexos na sala de aula das séries iniciais
title Professores de artes: formação continuada e os reflexos na sala de aula das séries iniciais
spellingShingle Professores de artes: formação continuada e os reflexos na sala de aula das séries iniciais
Ruzza, Janete Aparecida Partelli [UNESP]
Arte - Educação
Professores - Formação
Educação - Brasil
Education
Art-Education
Teachers-Formation
title_short Professores de artes: formação continuada e os reflexos na sala de aula das séries iniciais
title_full Professores de artes: formação continuada e os reflexos na sala de aula das séries iniciais
title_fullStr Professores de artes: formação continuada e os reflexos na sala de aula das séries iniciais
title_full_unstemmed Professores de artes: formação continuada e os reflexos na sala de aula das séries iniciais
title_sort Professores de artes: formação continuada e os reflexos na sala de aula das séries iniciais
author Ruzza, Janete Aparecida Partelli [UNESP]
author_facet Ruzza, Janete Aparecida Partelli [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, João Cardoso Palma [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruzza, Janete Aparecida Partelli [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Educação
Professores - Formação
Educação - Brasil
Education
Art-Education
Teachers-Formation
topic Arte - Educação
Professores - Formação
Educação - Brasil
Education
Art-Education
Teachers-Formation
description Esta pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo investigou e verificou a prática do professor de arte após reflexões e discussões provocadas por um mediador, se propôs a compreender e a responder à seguinte questão: em que medida a formação continuada está provocando mudanças nas práticas do ensino de Arte? Para isso, foi realizada uma pesquisa com professores de educação básica de séries iniciais (PEB-I) e professores especialistas de Educação Artística (PEB-II). No trabalho, analisa-se um projeto de formação continuada de arte para o Ciclo-I desenvolvido em quatro escolas públicas estaduais na cidade de Várzea Paulista, interior do estado de São Paulo, que oferece o ensino fundamental-I (1ª a 4ª séries). Partindo daí, esta pesquisa buscou investigar a possibilidade de uma ação de formação continuada de caráter reflexivo, a promoção de mudanças significativas na visão e nas atitudes dos professores, acerca de sua prática pedagógica. Portanto, recuperar as histórias da profissão professor e de vida dos educadores possibilita não só a socialização das competências já construídas, como também favorece uma análise critica dos acertos e dos possíveis equívocos que ocorreram nessas trajetórias, para direcionar melhor as práticas futuras e a formação continuada. A análise dos dados evidencia os problemas enfrentados pelas professoras em sua formação inicial, ingresso na profissão e nas práticas pedagógicas desenvolvidas, identificando suas dificuldades e necessidades no exercício da função docente. Os resultados obtidos sugerem que o curso de formação provocou mudanças significativas, na forma do professor enxergar o atual ensino. Indicam, também, que embora seja realizado um investimento considerável por parte do governo em termos de formação continuada, as formações têm sido pouco produtiva...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-15
2014-06-11T19:22:28Z
2014-06-11T19:22:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RUZZA, Janete Aparecida Partelli. Professores de artes: formação continuada e os reflexos na sala de aula das séries iniciais. 2008. ii, 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/86922
000584707
ruzza_jap_me_ia.pdf
33004013063P4
identifier_str_mv RUZZA, Janete Aparecida Partelli. Professores de artes: formação continuada e os reflexos na sala de aula das séries iniciais. 2008. ii, 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
000584707
ruzza_jap_me_ia.pdf
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/86922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ii, 192 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546470391939072