Os conceitos de sistemas de organização do conhecimento e linguagens documentárias: análise de domínio nos PPGCIs – UNESP e UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Isabela Santana de [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150750
Resumo: A Organização do Conhecimento, deve dialogar de maneira produtiva com os instrumentos de recuperação da informação, tendo em vista sua eficácia , utiliza-se das linguagens documentárias (LDs)e dos sistemas de organização do conhecimento (SOCs). Considera-se oportuno apontar semelhanças e diferenças entre os SOCs e as LDs, para posteriormente melhor caracterizar o conceito de sistemas de organização do conhecimento e identificar quais são os autores mais utilizados por essa temática na Ciência da Informação no Brasil. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar as teses de doutoramento dos Programas de Pós Graduação em Ciência da Informação com nota 6 pela Capes no Brasil, sendo estes o PPGCI-UNESP e PPGCI-UFMG, na linha de Produção e Organização da Informação (POI) com cobertura de (2001-2015). Justificativa-se a importância de discutir as diferenças conceituais de LDs e SOCs, pois é com a definição conceitual de cada termo de especialidade que se caracteriza determinada área de conhecimento. O corpus de análise foi composto por: teses da linha POI dos PPGCI-UNESP e PPGCI-UFMG cuja temática, principal ou secundária, envolva LDs e/ou SOCs. Para a coleta de dados, utilizou-se de estratégias de busca que contemplem os conceitos do objeto da análise: sistemas de organização do conhecimento, linguagens documentárias, tesauros, sistemas de classificação, taxonomias, ontologias e etc.. A análise a ser realizada segue a abordagem conceitual, alicerçado pela análise do conteúdo de Bardin (1977), a fim de identificar pontos de convergências e as complementariedades entre os conceitos de LDs e SOCs nos trabalhos analisados e assim traçar o caminho conceitual proposto por esses PPGCIs com maiores notas no Brasil. Realizou-se quadros conceituais a fim de constatar se há diferenças conceituais dos pesquisadores pertencentes ao mesmo programa de pós graduação. Utilizou-se ainda a abordagem bibliométrica, a fim de identificar a referência bibliográfica mais utilizada e seguida por essa comunidade discursiva. Desta forma, entende-se que a presente pesquisa foi desenvolvida a luz da Análise de Domínio, abordando análises do conteúdo, a fim de entender os conceitos proposto e analise bibliométrica para identificar a base bibliográfica mais referenciada. Com a análise do conteúdo observou-se que uma das complementariedades de LDs e SOCs está na função de representação e organização em ambientes digitais onlines, tal função só é alcançada pelos SOCs. Identifica-se com a análise bibliométrica que para a definição de SOCs é utilizada a mesma base bibliográfica para os PPGCIs UNESP e UFMG, enquanto para o conceito de LDs as referências são distintas.
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Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar as teses de doutoramento dos Programas de Pós Graduação em Ciência da Informação com nota 6 pela Capes no Brasil, sendo estes o PPGCI-UNESP e PPGCI-UFMG, na linha de Produção e Organização da Informação (POI) com cobertura de (2001-2015). Justificativa-se a importância de discutir as diferenças conceituais de LDs e SOCs, pois é com a definição conceitual de cada termo de especialidade que se caracteriza determinada área de conhecimento. O corpus de análise foi composto por: teses da linha POI dos PPGCI-UNESP e PPGCI-UFMG cuja temática, principal ou secundária, envolva LDs e/ou SOCs. Para a coleta de dados, utilizou-se de estratégias de busca que contemplem os conceitos do objeto da análise: sistemas de organização do conhecimento, linguagens documentárias, tesauros, sistemas de classificação, taxonomias, ontologias e etc.. A análise a ser realizada segue a abordagem conceitual, alicerçado pela análise do conteúdo de Bardin (1977), a fim de identificar pontos de convergências e as complementariedades entre os conceitos de LDs e SOCs nos trabalhos analisados e assim traçar o caminho conceitual proposto por esses PPGCIs com maiores notas no Brasil. Realizou-se quadros conceituais a fim de constatar se há diferenças conceituais dos pesquisadores pertencentes ao mesmo programa de pós graduação. Utilizou-se ainda a abordagem bibliométrica, a fim de identificar a referência bibliográfica mais utilizada e seguida por essa comunidade discursiva. Desta forma, entende-se que a presente pesquisa foi desenvolvida a luz da Análise de Domínio, abordando análises do conteúdo, a fim de entender os conceitos proposto e analise bibliométrica para identificar a base bibliográfica mais referenciada. Com a análise do conteúdo observou-se que uma das complementariedades de LDs e SOCs está na função de representação e organização em ambientes digitais onlines, tal função só é alcançada pelos SOCs. Identifica-se com a análise bibliométrica que para a definição de SOCs é utilizada a mesma base bibliográfica para os PPGCIs UNESP e UFMG, enquanto para o conceito de LDs as referências são distintas.The Knowledge Organization must interact in a productive way with the instruments of information retrieval, using documentary languages (LDs) and knowledge organization systems (SOCs). It is considered opportune to point out similarities and differences between SOCs and LDs, in order to better characterize the concept of knowledge organization systems and to identify which authors are most used by this subject in Information Science in Brazil. Thus, this research has the objective of analyzing the PhD theses of the Graduate Programs in Information Science with note 6 by Capes in Brazil, these being PPGCI-UNESP and PPGCI-UFMG, in the Line of Production and Organization of Information (POI) With coverage of (2001-2015). We justify the importance of discussing the conceptual differences of LDs and SOCs, since it is with the conceptual definition of each specialty term that a particular area of knowledge is characterized. The corpus of analysis was composed by: theses of the POI line of the PPGCI-UNESP and PPGCI-UFMG whose main or secondary theme involves LDs and/or SOCs. In order to collect data, we used search strategies that contemplate the concepts of the object of the analysis: knowledge organization systems, documentary languages, thesauri, classification systems, taxonomies, ontologies and etc. The analysis to be carried out follows The conceptual approach, based on the analysis of the content of Bardin (1977), in order to identify points of convergence and the complementarities between the concepts of LDs and SOCs in the analyzed works and thus to draw the conceptual path proposed by these PPGCIs with higher grades in Brazil . Conceptual frameworks were carried out in order to verify if there are conceptual differences of the researchers belonging to the same postgraduate program. The bibliometric approach was also used in order to identify the most used bibliographic reference and followed by this discursive community. In this way, it is understood that the present research was developed in the light of Domain Analysis, addressing content analysis in order to understand the proposed concepts and bibliometric analysis to identify the most referenced bibliographic base. With the content analysis it was observed that one of the complementarities of LDs and SOCs is in the function of representation and organization in online digital environments, such a function is only achieved by the SOCs. It is identified with the bibliometric analysis that for the definition of SOCs the same bibliographic base is used for the PPGCIs UNESP and UFMG, whereas for the concept of LDs the references are different.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moreira, Walter [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Isabela Santana de [UNESP]2017-05-30T15:51:03Z2017-05-30T15:51:03Z2017-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15075000088675633004110043P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:09:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150750Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:09:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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