Trajetória escolar de pessoas com deficiência até a educação superior: análise das condições familiares e escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Tauane Andrade de [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180780
Resumo: O presente estudo teve como questão de pesquisa a trajetória escolar de pessoas com deficiência e os fatores que os levaram a chegar à educação superior, considerando as relações familiares e escolares. O objetivo desta pesquisa foi compreender as particularidades da trajetória acadêmica de pessoas com deficiência que frequentaram a educação superior. A pesquisa foi realizada tendo como objeto de estudo as trajetórias escolares de pessoas com deficiência que concluíram a educação superior e dos seus respectivos familiares. A metodologia utilizada foi a história oral de vida, de modo a dar voz aos sujeitos entrevistados. Para a coleta de dados foi elaborado uma entrevista semiestruturada afim de resgatar o processo de escolarização vivenciado pelos depoentes. Participaram desta pesquisa quatro indivíduos: dois adultos com cegueira, ambos do sexo masculino; dois adultos com surdez, uma do sexo feminino e outro do sexo masculino. Para compor o estudo, também participaram os familiares dos sujeitos. Um casal se interessou em ser entrevistado junto; nas outras famílias, apenas um dos responsáveis foi entrevistado, sendo um pai e duas mães. A partir da organização dos dados foi possível compor os seguintes eixos para a análise das entrevistas dos sujeitos: Educação Básica - educação infantil, ensino fundamental, ensino médio; Educação Superior - processo seletivo, adaptações; Amigos e Influência dos familiares. Para a análise das entrevistas dos familiares os eixos foram: Educação Básica - educação infantil, ensino fundamental, ensino médio; Educação Superior. Para concluir a discussão dos dados foram agrupadas as similaridades e particularidades das respostas. Este estudo deixou evidente a importância familiar para o processo de escolarização de pessoas com deficiência, mas também elucidou o empenho do próprio sujeito visto que muitas vezes a instituição escolar deixou a desejar no processo de inclusão.
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