Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Klafke, Karlise [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141652
Resumo: O Projeto de Núcleo de Ensino PROGRAD/UNESP desenvolvido durante o ano letivo de 2013, sob o tema “O consumo como tema transversal do Ensino Fundamental: subsídios a reflexão sobre as questões socioambientais da atualidade” teve como objetivo central elaborar materiais didáticos para subsidiar os professores a inserir o “Consumo” como um tema transversal procurando integrar os diversos conhecimentos das diferentes disciplinas na construção de uma análise crítica das questões socioambientais da atualidade. Contou-se com a participação dos professores do ensino fundamental da EE Prof. João Batista Leme (Rio Claro – SP). Os procedimentos metodológicos consistiram em elaborar e aplicar atividades para os alunos do 6º ano, 6ª série e 7ª série. As disciplinas eram diferentes e, assim, estabeleceu-se um enfoque diferenciado de forma a adequar o consumo aos conteúdos: 1) Leitura do texto “Eu etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade; 2) Atividade das propagandas; 3) Jogo das logomarcas; 4) Exposição do filme “A dieta do palhaço” ou “Wall-e” e; 5) Visita técnica ao “Centro Público de Qualificação Profissional, Inclusão Digital e Produtiva e Loja de Artesanato Solidária assessorado pelo Instituto Consulado da Mulher”. Como resultado positivo observou-se uma maior conscientização/identificação do aluno como sujeito consumidor e estabelecimento de uma reflexão crítica sobre a forma que as propagandas e as marcas intervêm no seu modo de pensar e agir. A abordagem dos problemas gerados pelos altos padrões de consumo da atualidade também levaram a um repensar sobre o seu papel como consumidor e cidadão, despertando formas alternativas ao modo de produção capitalista/consumista, valorizando os princípios de solidariedade e sustentabilidade.
id UNSP_b6269bcf9c01af79c6873fce8753821c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141652
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamentalEnsinoConsumoCidadaniaO Projeto de Núcleo de Ensino PROGRAD/UNESP desenvolvido durante o ano letivo de 2013, sob o tema “O consumo como tema transversal do Ensino Fundamental: subsídios a reflexão sobre as questões socioambientais da atualidade” teve como objetivo central elaborar materiais didáticos para subsidiar os professores a inserir o “Consumo” como um tema transversal procurando integrar os diversos conhecimentos das diferentes disciplinas na construção de uma análise crítica das questões socioambientais da atualidade. Contou-se com a participação dos professores do ensino fundamental da EE Prof. João Batista Leme (Rio Claro – SP). Os procedimentos metodológicos consistiram em elaborar e aplicar atividades para os alunos do 6º ano, 6ª série e 7ª série. As disciplinas eram diferentes e, assim, estabeleceu-se um enfoque diferenciado de forma a adequar o consumo aos conteúdos: 1) Leitura do texto “Eu etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade; 2) Atividade das propagandas; 3) Jogo das logomarcas; 4) Exposição do filme “A dieta do palhaço” ou “Wall-e” e; 5) Visita técnica ao “Centro Público de Qualificação Profissional, Inclusão Digital e Produtiva e Loja de Artesanato Solidária assessorado pelo Instituto Consulado da Mulher”. Como resultado positivo observou-se uma maior conscientização/identificação do aluno como sujeito consumidor e estabelecimento de uma reflexão crítica sobre a forma que as propagandas e as marcas intervêm no seu modo de pensar e agir. A abordagem dos problemas gerados pelos altos padrões de consumo da atualidade também levaram a um repensar sobre o seu papel como consumidor e cidadão, despertando formas alternativas ao modo de produção capitalista/consumista, valorizando os princípios de solidariedade e sustentabilidade.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Geografia, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Geografia, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]Klafke, Karlise [UNESP]2016-07-19T12:59:54Z2016-07-19T12:59:54Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3674-3683application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3674-36832357-7819http://hdl.handle.net/11449/141652ISSN2357-7819-2014-3674-3683.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-21T06:12:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141652Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:20:26.579247Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental
title Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental
spellingShingle Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental
Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]
Ensino
Consumo
Cidadania
title_short Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental
title_full Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental
title_fullStr Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental
title_full_unstemmed Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental
title_sort Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental
author Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]
author_facet Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]
Klafke, Karlise [UNESP]
author_role author
author2 Klafke, Karlise [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]
Klafke, Karlise [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Consumo
Cidadania
topic Ensino
Consumo
Cidadania
description O Projeto de Núcleo de Ensino PROGRAD/UNESP desenvolvido durante o ano letivo de 2013, sob o tema “O consumo como tema transversal do Ensino Fundamental: subsídios a reflexão sobre as questões socioambientais da atualidade” teve como objetivo central elaborar materiais didáticos para subsidiar os professores a inserir o “Consumo” como um tema transversal procurando integrar os diversos conhecimentos das diferentes disciplinas na construção de uma análise crítica das questões socioambientais da atualidade. Contou-se com a participação dos professores do ensino fundamental da EE Prof. João Batista Leme (Rio Claro – SP). Os procedimentos metodológicos consistiram em elaborar e aplicar atividades para os alunos do 6º ano, 6ª série e 7ª série. As disciplinas eram diferentes e, assim, estabeleceu-se um enfoque diferenciado de forma a adequar o consumo aos conteúdos: 1) Leitura do texto “Eu etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade; 2) Atividade das propagandas; 3) Jogo das logomarcas; 4) Exposição do filme “A dieta do palhaço” ou “Wall-e” e; 5) Visita técnica ao “Centro Público de Qualificação Profissional, Inclusão Digital e Produtiva e Loja de Artesanato Solidária assessorado pelo Instituto Consulado da Mulher”. Como resultado positivo observou-se uma maior conscientização/identificação do aluno como sujeito consumidor e estabelecimento de uma reflexão crítica sobre a forma que as propagandas e as marcas intervêm no seu modo de pensar e agir. A abordagem dos problemas gerados pelos altos padrões de consumo da atualidade também levaram a um repensar sobre o seu papel como consumidor e cidadão, despertando formas alternativas ao modo de produção capitalista/consumista, valorizando os princípios de solidariedade e sustentabilidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:54Z
2016-07-19T12:59:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3674-3683
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141652
ISSN2357-7819-2014-3674-3683.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141652
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3674-3683
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-3674-3683.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 3674-3683
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128921727664128