Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141652 |
Resumo: | O Projeto de Núcleo de Ensino PROGRAD/UNESP desenvolvido durante o ano letivo de 2013, sob o tema “O consumo como tema transversal do Ensino Fundamental: subsídios a reflexão sobre as questões socioambientais da atualidade” teve como objetivo central elaborar materiais didáticos para subsidiar os professores a inserir o “Consumo” como um tema transversal procurando integrar os diversos conhecimentos das diferentes disciplinas na construção de uma análise crítica das questões socioambientais da atualidade. Contou-se com a participação dos professores do ensino fundamental da EE Prof. João Batista Leme (Rio Claro – SP). Os procedimentos metodológicos consistiram em elaborar e aplicar atividades para os alunos do 6º ano, 6ª série e 7ª série. As disciplinas eram diferentes e, assim, estabeleceu-se um enfoque diferenciado de forma a adequar o consumo aos conteúdos: 1) Leitura do texto “Eu etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade; 2) Atividade das propagandas; 3) Jogo das logomarcas; 4) Exposição do filme “A dieta do palhaço” ou “Wall-e” e; 5) Visita técnica ao “Centro Público de Qualificação Profissional, Inclusão Digital e Produtiva e Loja de Artesanato Solidária assessorado pelo Instituto Consulado da Mulher”. Como resultado positivo observou-se uma maior conscientização/identificação do aluno como sujeito consumidor e estabelecimento de uma reflexão crítica sobre a forma que as propagandas e as marcas intervêm no seu modo de pensar e agir. A abordagem dos problemas gerados pelos altos padrões de consumo da atualidade também levaram a um repensar sobre o seu papel como consumidor e cidadão, despertando formas alternativas ao modo de produção capitalista/consumista, valorizando os princípios de solidariedade e sustentabilidade. |
id |
UNSP_b6269bcf9c01af79c6873fce8753821c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141652 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamentalEnsinoConsumoCidadaniaO Projeto de Núcleo de Ensino PROGRAD/UNESP desenvolvido durante o ano letivo de 2013, sob o tema “O consumo como tema transversal do Ensino Fundamental: subsídios a reflexão sobre as questões socioambientais da atualidade” teve como objetivo central elaborar materiais didáticos para subsidiar os professores a inserir o “Consumo” como um tema transversal procurando integrar os diversos conhecimentos das diferentes disciplinas na construção de uma análise crítica das questões socioambientais da atualidade. Contou-se com a participação dos professores do ensino fundamental da EE Prof. João Batista Leme (Rio Claro – SP). Os procedimentos metodológicos consistiram em elaborar e aplicar atividades para os alunos do 6º ano, 6ª série e 7ª série. As disciplinas eram diferentes e, assim, estabeleceu-se um enfoque diferenciado de forma a adequar o consumo aos conteúdos: 1) Leitura do texto “Eu etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade; 2) Atividade das propagandas; 3) Jogo das logomarcas; 4) Exposição do filme “A dieta do palhaço” ou “Wall-e” e; 5) Visita técnica ao “Centro Público de Qualificação Profissional, Inclusão Digital e Produtiva e Loja de Artesanato Solidária assessorado pelo Instituto Consulado da Mulher”. Como resultado positivo observou-se uma maior conscientização/identificação do aluno como sujeito consumidor e estabelecimento de uma reflexão crítica sobre a forma que as propagandas e as marcas intervêm no seu modo de pensar e agir. A abordagem dos problemas gerados pelos altos padrões de consumo da atualidade também levaram a um repensar sobre o seu papel como consumidor e cidadão, despertando formas alternativas ao modo de produção capitalista/consumista, valorizando os princípios de solidariedade e sustentabilidade.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Geografia, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Geografia, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]Klafke, Karlise [UNESP]2016-07-19T12:59:54Z2016-07-19T12:59:54Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3674-3683application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3674-36832357-7819http://hdl.handle.net/11449/141652ISSN2357-7819-2014-3674-3683.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-21T06:12:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141652Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:20:26.579247Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental |
title |
Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental |
spellingShingle |
Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP] Ensino Consumo Cidadania |
title_short |
Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental |
title_full |
Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental |
title_fullStr |
Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental |
title_sort |
Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental |
author |
Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP] |
author_facet |
Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP] Klafke, Karlise [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Klafke, Karlise [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP] Klafke, Karlise [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Consumo Cidadania |
topic |
Ensino Consumo Cidadania |
description |
O Projeto de Núcleo de Ensino PROGRAD/UNESP desenvolvido durante o ano letivo de 2013, sob o tema “O consumo como tema transversal do Ensino Fundamental: subsídios a reflexão sobre as questões socioambientais da atualidade” teve como objetivo central elaborar materiais didáticos para subsidiar os professores a inserir o “Consumo” como um tema transversal procurando integrar os diversos conhecimentos das diferentes disciplinas na construção de uma análise crítica das questões socioambientais da atualidade. Contou-se com a participação dos professores do ensino fundamental da EE Prof. João Batista Leme (Rio Claro – SP). Os procedimentos metodológicos consistiram em elaborar e aplicar atividades para os alunos do 6º ano, 6ª série e 7ª série. As disciplinas eram diferentes e, assim, estabeleceu-se um enfoque diferenciado de forma a adequar o consumo aos conteúdos: 1) Leitura do texto “Eu etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade; 2) Atividade das propagandas; 3) Jogo das logomarcas; 4) Exposição do filme “A dieta do palhaço” ou “Wall-e” e; 5) Visita técnica ao “Centro Público de Qualificação Profissional, Inclusão Digital e Produtiva e Loja de Artesanato Solidária assessorado pelo Instituto Consulado da Mulher”. Como resultado positivo observou-se uma maior conscientização/identificação do aluno como sujeito consumidor e estabelecimento de uma reflexão crítica sobre a forma que as propagandas e as marcas intervêm no seu modo de pensar e agir. A abordagem dos problemas gerados pelos altos padrões de consumo da atualidade também levaram a um repensar sobre o seu papel como consumidor e cidadão, despertando formas alternativas ao modo de produção capitalista/consumista, valorizando os princípios de solidariedade e sustentabilidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:54Z 2016-07-19T12:59:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3674-3683 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141652 ISSN2357-7819-2014-3674-3683.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141652 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3674-3683 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-3674-3683.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
3674-3683 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128921727664128 |