A Universidade e modos de produção do conhecimento em Moçambique 1975-2012: qual nexo com a empregabilidade dos graduados?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uetela, Pedro João [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153970
Resumo: O presente trabalho centra-se na investigação da empregabilidade dos graduados da universidade moçambicana como um dos indicativos para compreensão da ascensão social e crescimento de Moçambique tendo em conta os modelos de geração de conhecimento que caracterizaram o ensino superior do país. Aplica as variáveis; modos de produção de pensamento, número de graduados, grau de empregabilidade e expansão do ensino terciário para criticar o processo institutório do ensino superior em África mas com maior incidência para Moçambique. A tese resulta da pesquisa realizada em quatro (4) universidades moçambicanas nomeadamente, UEM-Universidade Eduardo Mondlane, UP-Universidade Pedagógica, UPA-Universidade Politécnica A Politécnica e UCM-Universidade Católica de Moçambique, centrando-se nos dados do período entre 1975-2012. Foram definidos quatro (4) cursos na proporção de um curso para cada uma das seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e Biológicas, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Tecnológicas e Ciências Humanas Aplicadas e distribuídos na conformidade de um curso para cada uma das universidades já mencionadas. O critério de seleção e definição da especialização corresponde às 4 divisões das áreas de geração de pensamento supracitadas. A partir de Tracey study dos estudantes formados entre 1975 a 2012, foi possível administrar um inquérito e posteriormente medir o impacto do saber oferecido pela universidade na inserção dos graduados no mercado de trabalho e como esta mão de obra de trabalho contribui para o crescimento do país. Os subperíodos analisados são: 1975-1992, 1993-2007 e 2008-2012. As considerações finais a que se chega a partir do estudo incluem o fato de que inicialmente houve uma relação implícita entre ensino superior e inserção dos graduados no mercado. Todavia, à medida que o sistema se consolidou, as incertezas aumentaram e o nexo ensino superior e bem estar com base na empregabilidade se tornou explícito. Os resultados tanto da implicitude quanto da explicidade são revelados pelos resultados dos cerca de 1250 informantes contactados para pesquisa, dentre os quais apenas 22 retornaram o questionário e cerca de 100 somente consentiram ter recebido o inquérito.
id UNSP_b64cfc1a7c0986e67e8990d2ed8d1aeb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/153970
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Universidade e modos de produção do conhecimento em Moçambique 1975-2012: qual nexo com a empregabilidade dos graduados?University and the models of knowledge production in Mozambique 1975-2012: what nexus with the employability of the graduates?UniversidadeConhecimentoEmpregabilidadeCrescimentoMoçambiqueUniversityKnowledgeEmployabilityO presente trabalho centra-se na investigação da empregabilidade dos graduados da universidade moçambicana como um dos indicativos para compreensão da ascensão social e crescimento de Moçambique tendo em conta os modelos de geração de conhecimento que caracterizaram o ensino superior do país. Aplica as variáveis; modos de produção de pensamento, número de graduados, grau de empregabilidade e expansão do ensino terciário para criticar o processo institutório do ensino superior em África mas com maior incidência para Moçambique. A tese resulta da pesquisa realizada em quatro (4) universidades moçambicanas nomeadamente, UEM-Universidade Eduardo Mondlane, UP-Universidade Pedagógica, UPA-Universidade Politécnica A Politécnica e UCM-Universidade Católica de Moçambique, centrando-se nos dados do período entre 1975-2012. Foram definidos quatro (4) cursos na proporção de um curso para cada uma das seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e Biológicas, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Tecnológicas e Ciências Humanas Aplicadas e distribuídos na conformidade de um curso para cada uma das universidades já mencionadas. O critério de seleção e definição da especialização corresponde às 4 divisões das áreas de geração de pensamento supracitadas. A partir de Tracey study dos estudantes formados entre 1975 a 2012, foi possível administrar um inquérito e posteriormente medir o impacto do saber oferecido pela universidade na inserção dos graduados no mercado de trabalho e como esta mão de obra de trabalho contribui para o crescimento do país. Os subperíodos analisados são: 1975-1992, 1993-2007 e 2008-2012. As considerações finais a que se chega a partir do estudo incluem o fato de que inicialmente houve uma relação implícita entre ensino superior e inserção dos graduados no mercado. Todavia, à medida que o sistema se consolidou, as incertezas aumentaram e o nexo ensino superior e bem estar com base na empregabilidade se tornou explícito. Os resultados tanto da implicitude quanto da explicidade são revelados pelos resultados dos cerca de 1250 informantes contactados para pesquisa, dentre os quais apenas 22 retornaram o questionário e cerca de 100 somente consentiram ter recebido o inquérito.This research focus on investigating the employability of the graduates from the Mozambican universities as a means of comprehending social transformation and growth through the analyses of key models of knowledge generation that have shaped higher education (HE). It utilizes the variables: models of knowledge production, number of graduations, degree of employability and expansion of tertiary education in order to critic the establishing process of higher learning in Africa with special emphasis for Mozambique. The thesis is an outcome of a research conducted in four (4) Mozambican universities namely UEM-Eduardo Mondlane University, UPPedagogic University, UPA-Polytechnic A Polytechnic University and UCM-The Catholic University of Mozambique with incidence on data from the period 1975 to 2012. There were defined four (4) courses in the proportion of one specialization for each one of the following fields of knowledge production: Exact Sciences and Biologic, Social Sciences and Humanities, Technological Sciences and Human Applied Sciences distributed in alignment with one of the universities selected. The criteria for both selection and definition of the courses corresponds to the 4 divisions of knowledge generation above captioned. Through a tracey study of the graduates of the period between 1975-2012, it was possible to administer a questionnaire and subsequently measure the impact of the knowledge offered by universities on integration of the graduates in the industry and comprehend how this labour force influences growth in the country. The sub-periods analysed are 1975-1992, 1993- 2007 and 2008-2012. The conclusions from the research include the fact that initially there was an implicit correlation between HE and the integration of the graduates in the labor market. However, while the system became consolidated, the uncertainties increased and the correlation HE and well being considering the index employability then turned explicit. The results of either implicity or explicity are revealed through the results of the approximately 1250 informants contacted for investigation. From those 22 returned the questionnaire and about 100 simply consented about having received the inquiry.OutraCAPES-Pec-PG-2014Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Dagoberto José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Uetela, Pedro João [UNESP]2018-05-14T21:59:15Z2018-05-14T21:59:15Z2018-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15397000090169833004030017P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T19:35:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153970Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:43:23.481427Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Universidade e modos de produção do conhecimento em Moçambique 1975-2012: qual nexo com a empregabilidade dos graduados?
University and the models of knowledge production in Mozambique 1975-2012: what nexus with the employability of the graduates?
title A Universidade e modos de produção do conhecimento em Moçambique 1975-2012: qual nexo com a empregabilidade dos graduados?
spellingShingle A Universidade e modos de produção do conhecimento em Moçambique 1975-2012: qual nexo com a empregabilidade dos graduados?
Uetela, Pedro João [UNESP]
Universidade
Conhecimento
Empregabilidade
Crescimento
Moçambique
University
Knowledge
Employability
title_short A Universidade e modos de produção do conhecimento em Moçambique 1975-2012: qual nexo com a empregabilidade dos graduados?
title_full A Universidade e modos de produção do conhecimento em Moçambique 1975-2012: qual nexo com a empregabilidade dos graduados?
title_fullStr A Universidade e modos de produção do conhecimento em Moçambique 1975-2012: qual nexo com a empregabilidade dos graduados?
title_full_unstemmed A Universidade e modos de produção do conhecimento em Moçambique 1975-2012: qual nexo com a empregabilidade dos graduados?
title_sort A Universidade e modos de produção do conhecimento em Moçambique 1975-2012: qual nexo com a empregabilidade dos graduados?
author Uetela, Pedro João [UNESP]
author_facet Uetela, Pedro João [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Dagoberto José [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Uetela, Pedro João [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade
Conhecimento
Empregabilidade
Crescimento
Moçambique
University
Knowledge
Employability
topic Universidade
Conhecimento
Empregabilidade
Crescimento
Moçambique
University
Knowledge
Employability
description O presente trabalho centra-se na investigação da empregabilidade dos graduados da universidade moçambicana como um dos indicativos para compreensão da ascensão social e crescimento de Moçambique tendo em conta os modelos de geração de conhecimento que caracterizaram o ensino superior do país. Aplica as variáveis; modos de produção de pensamento, número de graduados, grau de empregabilidade e expansão do ensino terciário para criticar o processo institutório do ensino superior em África mas com maior incidência para Moçambique. A tese resulta da pesquisa realizada em quatro (4) universidades moçambicanas nomeadamente, UEM-Universidade Eduardo Mondlane, UP-Universidade Pedagógica, UPA-Universidade Politécnica A Politécnica e UCM-Universidade Católica de Moçambique, centrando-se nos dados do período entre 1975-2012. Foram definidos quatro (4) cursos na proporção de um curso para cada uma das seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e Biológicas, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Tecnológicas e Ciências Humanas Aplicadas e distribuídos na conformidade de um curso para cada uma das universidades já mencionadas. O critério de seleção e definição da especialização corresponde às 4 divisões das áreas de geração de pensamento supracitadas. A partir de Tracey study dos estudantes formados entre 1975 a 2012, foi possível administrar um inquérito e posteriormente medir o impacto do saber oferecido pela universidade na inserção dos graduados no mercado de trabalho e como esta mão de obra de trabalho contribui para o crescimento do país. Os subperíodos analisados são: 1975-1992, 1993-2007 e 2008-2012. As considerações finais a que se chega a partir do estudo incluem o fato de que inicialmente houve uma relação implícita entre ensino superior e inserção dos graduados no mercado. Todavia, à medida que o sistema se consolidou, as incertezas aumentaram e o nexo ensino superior e bem estar com base na empregabilidade se tornou explícito. Os resultados tanto da implicitude quanto da explicidade são revelados pelos resultados dos cerca de 1250 informantes contactados para pesquisa, dentre os quais apenas 22 retornaram o questionário e cerca de 100 somente consentiram ter recebido o inquérito.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-14T21:59:15Z
2018-05-14T21:59:15Z
2018-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/153970
000901698
33004030017P7
url http://hdl.handle.net/11449/153970
identifier_str_mv 000901698
33004030017P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129454772322304