Ensino intradisciplinar de Matemática através da resolução de problemas: o caso do Algeblocks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lilian Esquinelato da [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154125
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como o material manipulativo Algeblocks e a Metodologia de Ensino–Aprendizagem–Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas contribuem para o Ensino Intradisciplinar. Esta pesquisa foi desenvolvida seguindo a Metodologia Científica de Romberg–Onuchic, apresentada por Onuchic e Noguti (2014). A fundamentação teórica desta pesquisa tem como base três variáveis-chave: Conexões no Ensino de Matemática, Materiais Manipulativos e Resolução de Problemas. Procuramos investigar pesquisas que trabalham o ensino de Matemática fazendo conexões entre diferentes ramos da Matemática e as contribuições do Algeblocks para o desenvolvimento do projeto pedagógico de Matemática, ao adotar a Metodologia de Ensino–Aprendizagem–Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Para tanto, estabelecemos como procedimentos da pesquisa a elaboração de um Projeto Pedagógico e sua aplicação em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da rede pública de ensino da cidade de Rio Claro - SP. Esse Projeto envolve o Ensino–Aprendizagem–Avaliação de Matemática com uso dos Algeblocks trabalhando a compreensão de conceitos matemáticos. Percebemos que o trabalho do professor de Matemática ao fazer uso da Metodologia de Ensino–Aprendizagem–Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas dá a possibilidade, com o uso do Algeblocks, de trabalhar conceitos matemáticos realizando as conexões entre diferentes ramos da Matemática.
id UNSP_b68487b2861444cb0e527a6f9f65b1dd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154125
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino intradisciplinar de Matemática através da resolução de problemas: o caso do AlgeblocksIntradisciplinary teaching of Mathematics through problem solving: the case of the AlgeblocksResolução de problemasAlgeblocksEnsino-aprendizagem-avaliaçãoEnsino intradisciplinarAritméticaÁlgebraGeometriaProblem solvingTeaching-learning-evaluationIntradisciplinary teachingArithmeticAlgebraGeometryEsta pesquisa tem como objetivo investigar como o material manipulativo Algeblocks e a Metodologia de Ensino–Aprendizagem–Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas contribuem para o Ensino Intradisciplinar. Esta pesquisa foi desenvolvida seguindo a Metodologia Científica de Romberg–Onuchic, apresentada por Onuchic e Noguti (2014). A fundamentação teórica desta pesquisa tem como base três variáveis-chave: Conexões no Ensino de Matemática, Materiais Manipulativos e Resolução de Problemas. Procuramos investigar pesquisas que trabalham o ensino de Matemática fazendo conexões entre diferentes ramos da Matemática e as contribuições do Algeblocks para o desenvolvimento do projeto pedagógico de Matemática, ao adotar a Metodologia de Ensino–Aprendizagem–Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Para tanto, estabelecemos como procedimentos da pesquisa a elaboração de um Projeto Pedagógico e sua aplicação em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da rede pública de ensino da cidade de Rio Claro - SP. Esse Projeto envolve o Ensino–Aprendizagem–Avaliação de Matemática com uso dos Algeblocks trabalhando a compreensão de conceitos matemáticos. Percebemos que o trabalho do professor de Matemática ao fazer uso da Metodologia de Ensino–Aprendizagem–Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas dá a possibilidade, com o uso do Algeblocks, de trabalhar conceitos matemáticos realizando as conexões entre diferentes ramos da Matemática.This research aims to investigate how the Algeblocks manipulative and Methodology of Mathematics Teaching-Learning-Evaluation through Problem Solving contribute to Intradisciplinary Teaching. This research was developed following the Scientific Methodology of Romberg–Onuchic presented by Onuchic and Noguti (2014). The theoretical basis of this research is based on three key variables: Connections in Teaching Mathematics, Manipulative Materials and Problem Solving. We seek to investigate researches that work the teaching of Mathematics making connections between different branches of Mathematics and the contributions of the Manipulative Material for the development of learning of Mathematics by adopting the Methodology of Mathematics Teaching-Learning-Evaluation through Problem Solving. Therefore, we established as research procedures the elaboration of a Project and its application in an 8th grade class of Elementary School of a state school of the public school of the city of Rio Claro - SP. This Project involves the teaching-learning-evaluation of Mathematics with use of the Algeblocks making the concrete representations of abstract concepts. We realized that the work of the Mathematics teacher in making use of the Methodology of Teaching-Learning-Evaluation of Mathematics through Problem Solving gives the possibility, with the use of Algeblocks, of working mathematical concepts making the connections between the different branches of Mathematics.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 132559/2016-1.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Lilian Esquinelato da [UNESP]2018-05-30T11:46:49Z2018-05-30T11:46:49Z2018-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15412500090234333004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-11T06:12:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154125Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-11T06:12:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino intradisciplinar de Matemática através da resolução de problemas: o caso do Algeblocks
Intradisciplinary teaching of Mathematics through problem solving: the case of the Algeblocks
title Ensino intradisciplinar de Matemática através da resolução de problemas: o caso do Algeblocks
spellingShingle Ensino intradisciplinar de Matemática através da resolução de problemas: o caso do Algeblocks
Silva, Lilian Esquinelato da [UNESP]
Resolução de problemas
Algeblocks
Ensino-aprendizagem-avaliação
Ensino intradisciplinar
Aritmética
Álgebra
Geometria
Problem solving
Teaching-learning-evaluation
Intradisciplinary teaching
Arithmetic
Algebra
Geometry
title_short Ensino intradisciplinar de Matemática através da resolução de problemas: o caso do Algeblocks
title_full Ensino intradisciplinar de Matemática através da resolução de problemas: o caso do Algeblocks
title_fullStr Ensino intradisciplinar de Matemática através da resolução de problemas: o caso do Algeblocks
title_full_unstemmed Ensino intradisciplinar de Matemática através da resolução de problemas: o caso do Algeblocks
title_sort Ensino intradisciplinar de Matemática através da resolução de problemas: o caso do Algeblocks
author Silva, Lilian Esquinelato da [UNESP]
author_facet Silva, Lilian Esquinelato da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lilian Esquinelato da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Algeblocks
Ensino-aprendizagem-avaliação
Ensino intradisciplinar
Aritmética
Álgebra
Geometria
Problem solving
Teaching-learning-evaluation
Intradisciplinary teaching
Arithmetic
Algebra
Geometry
topic Resolução de problemas
Algeblocks
Ensino-aprendizagem-avaliação
Ensino intradisciplinar
Aritmética
Álgebra
Geometria
Problem solving
Teaching-learning-evaluation
Intradisciplinary teaching
Arithmetic
Algebra
Geometry
description Esta pesquisa tem como objetivo investigar como o material manipulativo Algeblocks e a Metodologia de Ensino–Aprendizagem–Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas contribuem para o Ensino Intradisciplinar. Esta pesquisa foi desenvolvida seguindo a Metodologia Científica de Romberg–Onuchic, apresentada por Onuchic e Noguti (2014). A fundamentação teórica desta pesquisa tem como base três variáveis-chave: Conexões no Ensino de Matemática, Materiais Manipulativos e Resolução de Problemas. Procuramos investigar pesquisas que trabalham o ensino de Matemática fazendo conexões entre diferentes ramos da Matemática e as contribuições do Algeblocks para o desenvolvimento do projeto pedagógico de Matemática, ao adotar a Metodologia de Ensino–Aprendizagem–Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Para tanto, estabelecemos como procedimentos da pesquisa a elaboração de um Projeto Pedagógico e sua aplicação em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da rede pública de ensino da cidade de Rio Claro - SP. Esse Projeto envolve o Ensino–Aprendizagem–Avaliação de Matemática com uso dos Algeblocks trabalhando a compreensão de conceitos matemáticos. Percebemos que o trabalho do professor de Matemática ao fazer uso da Metodologia de Ensino–Aprendizagem–Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas dá a possibilidade, com o uso do Algeblocks, de trabalhar conceitos matemáticos realizando as conexões entre diferentes ramos da Matemática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-30T11:46:49Z
2018-05-30T11:46:49Z
2018-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154125
000902343
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/154125
identifier_str_mv 000902343
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046890646798336