Canções corais: o hibridismo na atuação dos grupos Céu da Boca, Cantolivre e Beijo, e sua relação com a prática de arranjos corais de canção popular urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luís Guilherme Anselmi de [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/257414
Resumo: Este trabalho traz uma análise e reflexão acerca de três grupos corais que existiram entre 1979 e 1997, extintos na atualidade e que atuaram na intersecção entre uma formação coral e de grupo vocal. São eles: Céu da Boca, Cantolivre e Beijo. A partir dos conceitos operadores de Hibridismo (CANCLINI, 2008), Circuito/Modo cultural (COELHO, 2004) e Circuito Cultural Coral (MOURA, 2012) analisamos a atuação desses grupos em relação a quatro parâmetros: repertório, vocalidade, recursos expressivos e estratégias de difusão na indústria cultural. Relacionamos esses conceitos e parâmetros ao material histórico, documental e audiovisual coletado a partir de pesquisa em acervos oficiais e pessoais de agentes envolvidos com os grupos à época, além dos relatos obtidos em entrevistas concedidas a este trabalho pelos regentes e diretores dos grupos – Paulo Malaguti, Thelma Chan e Tiago Pinheiro. A parte inicial do trabalho é uma discussão teórica acerca do hibridismo da prática coral e da prática de arranjos corais de canção popular e sua relação com teorizações do campo da pesquisa em música popular. Seguimos com um panorama histórico do contexto que atuaram os grupos-objeto deste trabalho, relacionando o movimento coral ao longo do séc. XX com o desenvolvimento da música popular brasileira, mais especificamente a canção popular urbana também nesse período, para finalmente chegarmos na apresentação biográfica dos grupos e análise dos materiais obtidos. Foi possível ilustrar a partir desta pesquisa que o momento efervescente e inovador da música popular no Brasil no período histórico recortado influenciou diretamente as práticas corais desses três grupos, em todos os parâmetros analisados. Resulta-se dessa influência uma grande contribuição dos grupos-objeto para uma estabilização de uma linguagem híbrida dos arranjos corais, que se estende aos dias atuais de maneira consolidada, nos aspectos de criação, prática e consumo.
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Relacionamos esses conceitos e parâmetros ao material histórico, documental e audiovisual coletado a partir de pesquisa em acervos oficiais e pessoais de agentes envolvidos com os grupos à época, além dos relatos obtidos em entrevistas concedidas a este trabalho pelos regentes e diretores dos grupos – Paulo Malaguti, Thelma Chan e Tiago Pinheiro. A parte inicial do trabalho é uma discussão teórica acerca do hibridismo da prática coral e da prática de arranjos corais de canção popular e sua relação com teorizações do campo da pesquisa em música popular. Seguimos com um panorama histórico do contexto que atuaram os grupos-objeto deste trabalho, relacionando o movimento coral ao longo do séc. XX com o desenvolvimento da música popular brasileira, mais especificamente a canção popular urbana também nesse período, para finalmente chegarmos na apresentação biográfica dos grupos e análise dos materiais obtidos. Foi possível ilustrar a partir desta pesquisa que o momento efervescente e inovador da música popular no Brasil no período histórico recortado influenciou diretamente as práticas corais desses três grupos, em todos os parâmetros analisados. Resulta-se dessa influência uma grande contribuição dos grupos-objeto para uma estabilização de uma linguagem híbrida dos arranjos corais, que se estende aos dias atuais de maneira consolidada, nos aspectos de criação, prática e consumo.The present work is an analysis and reflection on the performance of three choral groups that acted between 1979 and 1997, now extinct, and that operated at the intersection between a choral formation and a vocal group. Céu da Boca, Cantolivre and Beijo. Based on the operating concepts of Hybridism (CANCLINI, 2008), Cultural Circuit/Mode (COELHO, 2004) and Choral Cultural Circuit (MOURA, 2012), we analyzed the performance of these groups in relation to four parameters: repertoire; vocality; expressive resources and dissemination strategies in the cultural industry. We relate these concepts and parameters to a historical, documentary and audiovisual material collected from research into official and personal collections of agents involved with the groups at the time, in addition to reports obtained in an interview given to this work by the regents and directors of the groups – Paulo Malaguti, Thelma Chan and Tiago Pinheiro. The initial part of this research is a theoretical discussion about the hybridity of choral practice and the practice of choral arrangements of popular songs in Brazil and their relationship with popular music research field. After this, there is a historical overview of the context in which the groups worked, relating the choral movement throughout the 20th century with the development of Brazilian popular music, more specifically urban popular music also in this period, to finally arrive at the biographical presentation of the groups and analysis of the materials obtained. In conclusion, it was possible to illustrate from this research that the effervescent and innovative moment of popular music in Brazil in that historical period directly influenced the choral practices of these three groups, in all the parameters analyzed. This influence results in a great contribution from the object groups towards the stabilization of a hybrid language of choral arrangements, which extends to the present day in a consolidated manner, in aspects of creation, practice and market absorption.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moura, Paulo Celso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Luís Guilherme Anselmi de [UNESP]2024-09-13T21:25:34Z2024-09-13T21:25:34Z2024-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Luís Guilherme Anselmi de. Canções corais: o hibridismo na atuação dos grupos Céu da Boa, Cantolivre e Beijo, e sua relação com a prática de arranjos corais de canção popular urbana. Orientador: Paulo Celso Moura. 2024. 155 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25741433004013066P377599010670876460000-0002-5577-2599porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-14T21:00:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/257414Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-14T21:00:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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