A formação do professor alfabetizador no IE Prof. Stélio Machado Loureiro, de Birigüi/SP (1961-1976)
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/96380 |
Resumo: | Com o objetivo de contribuir para a compreensão da história da formação do professor alfabetizador no Brasil, abordam-se nesta dissertação, os principais aspectos do modelo para essa formação implementado, no IE Prof. Stélio Machado Loureiro, de Birigüi/SP, que funcionou entre 1961 e 1976. Por meio da utilização de procedimentos de recuperação, reunião, seleção, organização e análise de fontes documentais (matrículas de alunos, jornais de época, livros de tombo, e outros) e bibliografia especializada relativas à formação do professor alfabetizador no período em questão, foram reunidas mais de duzentas referências bibliográficas relacionadas ao tema; essa organização permitiu elaborar um instrumento de pesquisa, o qual propiciou uma avaliação mais precisa da importância e do significado, para o período em questão e para o presente, dos processos de ensino e propostas pedagógicas para a formação de alfabetizadores no IE Prof. Stélio Machado Loureiro assim como dos demais IEs paulistas. Os resultados obtidos com a pesquisa vêm confirmar a relevância do estudo para a compreensão de um momento importante da história da formação de alfabetizadores em nosso país, no qual predomina um modelo diretamente relacionado com a inovação educacional nos institutos de educação do estado de São Paulo, entre 1933 e 1976, predominantemente baseados nos princípios do ideário da Escola Nova. |
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A formação do professor alfabetizador no IE Prof. Stélio Machado Loureiro, de Birigüi/SP (1961-1976)Alfabetização - Estudo e ensinoProfessores de ensino de primeiro grauProfessores - FormaçãoFormation of the literacy teacher literatorLiteracyCom o objetivo de contribuir para a compreensão da história da formação do professor alfabetizador no Brasil, abordam-se nesta dissertação, os principais aspectos do modelo para essa formação implementado, no IE Prof. Stélio Machado Loureiro, de Birigüi/SP, que funcionou entre 1961 e 1976. Por meio da utilização de procedimentos de recuperação, reunião, seleção, organização e análise de fontes documentais (matrículas de alunos, jornais de época, livros de tombo, e outros) e bibliografia especializada relativas à formação do professor alfabetizador no período em questão, foram reunidas mais de duzentas referências bibliográficas relacionadas ao tema; essa organização permitiu elaborar um instrumento de pesquisa, o qual propiciou uma avaliação mais precisa da importância e do significado, para o período em questão e para o presente, dos processos de ensino e propostas pedagógicas para a formação de alfabetizadores no IE Prof. Stélio Machado Loureiro assim como dos demais IEs paulistas. Os resultados obtidos com a pesquisa vêm confirmar a relevância do estudo para a compreensão de um momento importante da história da formação de alfabetizadores em nosso país, no qual predomina um modelo diretamente relacionado com a inovação educacional nos institutos de educação do estado de São Paulo, entre 1933 e 1976, predominantemente baseados nos princípios do ideário da Escola Nova.With the objective to contribute for the understanding of the history of the formation of the teacher literator in Brazil, this dissertation the main aspects of the model for this implemented formation are approached, in the IE Prof. Stélio Machado Loureiro, of Birigüi/SP, that functioned between 1961 and 1976. By means of the use of recovery procedures, meeting, election, organization and analysis of documentary sources (school registrations of pupils, periodicals of time, books of tumble, and others) and bibliography specialized relative to the formation of the alfabetizador professor in the period in question, had more than been congregated two hundred related bibliographical references to the subject; this organization allowed to elaborate a research instrument, which propitiated a more necessary evaluation of the importance and the meaning, for the period in question and the gift, of the processes of education and pedagogical proposals for the formation of literator in the IE Prof. Stélio Machado Loureiro as well as of the too much IEs São Paulo. The results gotten with the research come to confirm the relevance of the study for the understanding of an important moment of the history of the formation of literator in our country, in which a related model with the educational innovation in the justinian codes of education of the state of São Paulo predominates directly, between 1933 and 1976, predominantly based in the principles of the ideário of the New School.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Serra, Áurea Esteves [UNESP]2014-06-11T19:28:18Z2014-06-11T19:28:18Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis249 f. : il. color. + anexoapplication/pdfSERRA, Áurea Esteves. A formação do professor alfabetizador no IE Prof. Stélio Machado Loureiro, de Birigüi/SP (1961-1976). 2004. 249 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2004.http://hdl.handle.net/11449/96380000280702serra_ae_me_mar.pdf33004110040P57159018256371571Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:10:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96380Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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