Interação entre professora e alunos em salas de aula com proposta pedagógica de educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone Cerqueira da
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Aranha, Maria Salete Fábio [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382005000300005
http://hdl.handle.net/11449/8651
Resumo: Correntes teóricas presentes na literatura científica têm demonstrado a importância das relações interpessoais para o processo de construção do conhecimento. É no contexto da interação professor e aluno que se configura a relação entre as necessidades educacionais dos alunos e as respostas pedagógicas a elas disponibilizadas, o que envolve o domínio do conhecimento pelo professor, sua capacitação técnico-científica, a competência de ensinar pesquisando, as características sócio-culturais e o perfil psicológico dos atores sociais envolvidos- professor e aluno. Buscando melhor compreender este universo, elaborou-se este estudo que teve como objetivo descrever as interações ocorridas entre uma professora, e seus alunos, em classes em que se propunha adotar uma prática pedagógica inclusiva. Os dados foram coletados em 2 salas de aula, em escola estadual de Ensino Fundamental, no município de Bauru. O processo de coleta de dados se deu através do registro da realidade de sala de aula em vídeo tape. Optou-se por este método, por permitir a recuperação posterior dos dados. A coleta se deu no transcorrer do 1º semestre do ano letivo de 2001. A análise fundamentou-se em sistema prévio de categorias, e tratou os dados quantitativa e qualitativamente. Os resultados demonstraram peculiaridades e diferenças nas interações da professora com os seus alunos, em função da presença ou ausência da deficiência. Indicaram, também, que a interação vem demonstrando avanços na prática educacional, no que diz respeito à atenção pedagógica, da professora, ao aluno com deficiência.
id UNSP_b6e2b2febf44dd4f96dbad94a7fc3a0e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8651
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Interação entre professora e alunos em salas de aula com proposta pedagógica de educação inclusivaTeacher and students' interaction in classrooms with pedagogical proposal in inclusive educationeducação inclusivainteração entre professor - alunonecessidades educacionais especiaisinclusive educationstudent-teacher interactionspecial educational needsCorrentes teóricas presentes na literatura científica têm demonstrado a importância das relações interpessoais para o processo de construção do conhecimento. É no contexto da interação professor e aluno que se configura a relação entre as necessidades educacionais dos alunos e as respostas pedagógicas a elas disponibilizadas, o que envolve o domínio do conhecimento pelo professor, sua capacitação técnico-científica, a competência de ensinar pesquisando, as características sócio-culturais e o perfil psicológico dos atores sociais envolvidos- professor e aluno. Buscando melhor compreender este universo, elaborou-se este estudo que teve como objetivo descrever as interações ocorridas entre uma professora, e seus alunos, em classes em que se propunha adotar uma prática pedagógica inclusiva. Os dados foram coletados em 2 salas de aula, em escola estadual de Ensino Fundamental, no município de Bauru. O processo de coleta de dados se deu através do registro da realidade de sala de aula em vídeo tape. Optou-se por este método, por permitir a recuperação posterior dos dados. A coleta se deu no transcorrer do 1º semestre do ano letivo de 2001. A análise fundamentou-se em sistema prévio de categorias, e tratou os dados quantitativa e qualitativamente. Os resultados demonstraram peculiaridades e diferenças nas interações da professora com os seus alunos, em função da presença ou ausência da deficiência. Indicaram, também, que a interação vem demonstrando avanços na prática educacional, no que diz respeito à atenção pedagógica, da professora, ao aluno com deficiência.Theoretical currents present in the scientific literature have demonstrated the importance of interpersonal relationships in the process of knowledge construction. The relationship between the students' educational needs and the available pedagogical responses occurs in the context of teacher-student interaction. Such a relationship involves the teacher's mastery of knowledge, his technic-scientifical capability and ability to teach through research, the socio-cultural characteristics and psychological profiles of the social actors involved - teacher and student. With the goal of searching for a better understanding of this universe, this study was developed and aimed at describing the interactions occurring between a teacher and her students in classrooms in which it was proposed to adopt an inclusive classroom. The data were collected in 2 classrooms in a public primary school in the city of Bauru. The data collecting process was carried out by videotaping the classroom allowing the data to be reviewed later. The taping took place during the first semester of the 2001 school year. The analysis of the data was based on a previously developed system of categories, and the data were dealt quantitative and qualitatively. The results showed peculiarities and differences in the interactions of the teacher with her students, due to the presence or absence of disability. The interaction also demonstrated advances in educational practice regarding the teacher´s attention to the student with disability.Faculdade Auxilium de LinsUnesp BauruUnesp BauruAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEEFaculdade Auxilium de LinsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Simone Cerqueira daAranha, Maria Salete Fábio [UNESP]2014-05-20T13:26:43Z2014-05-20T13:26:43Z2005-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article373-394application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382005000300005Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 11, n. 3, p. 373-394, 2005.1413-6538http://hdl.handle.net/11449/865110.1590/S1413-65382005000300005S1413-65382005000300005S1413-65382005000300005.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educação Especial0,197info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8651Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-29T15:53:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação entre professora e alunos em salas de aula com proposta pedagógica de educação inclusiva
Teacher and students' interaction in classrooms with pedagogical proposal in inclusive education
title Interação entre professora e alunos em salas de aula com proposta pedagógica de educação inclusiva
spellingShingle Interação entre professora e alunos em salas de aula com proposta pedagógica de educação inclusiva
Silva, Simone Cerqueira da
educação inclusiva
interação entre professor - aluno
necessidades educacionais especiais
inclusive education
student-teacher interaction
special educational needs
title_short Interação entre professora e alunos em salas de aula com proposta pedagógica de educação inclusiva
title_full Interação entre professora e alunos em salas de aula com proposta pedagógica de educação inclusiva
title_fullStr Interação entre professora e alunos em salas de aula com proposta pedagógica de educação inclusiva
title_full_unstemmed Interação entre professora e alunos em salas de aula com proposta pedagógica de educação inclusiva
title_sort Interação entre professora e alunos em salas de aula com proposta pedagógica de educação inclusiva
author Silva, Simone Cerqueira da
author_facet Silva, Simone Cerqueira da
Aranha, Maria Salete Fábio [UNESP]
author_role author
author2 Aranha, Maria Salete Fábio [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faculdade Auxilium de Lins
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Simone Cerqueira da
Aranha, Maria Salete Fábio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv educação inclusiva
interação entre professor - aluno
necessidades educacionais especiais
inclusive education
student-teacher interaction
special educational needs
topic educação inclusiva
interação entre professor - aluno
necessidades educacionais especiais
inclusive education
student-teacher interaction
special educational needs
description Correntes teóricas presentes na literatura científica têm demonstrado a importância das relações interpessoais para o processo de construção do conhecimento. É no contexto da interação professor e aluno que se configura a relação entre as necessidades educacionais dos alunos e as respostas pedagógicas a elas disponibilizadas, o que envolve o domínio do conhecimento pelo professor, sua capacitação técnico-científica, a competência de ensinar pesquisando, as características sócio-culturais e o perfil psicológico dos atores sociais envolvidos- professor e aluno. Buscando melhor compreender este universo, elaborou-se este estudo que teve como objetivo descrever as interações ocorridas entre uma professora, e seus alunos, em classes em que se propunha adotar uma prática pedagógica inclusiva. Os dados foram coletados em 2 salas de aula, em escola estadual de Ensino Fundamental, no município de Bauru. O processo de coleta de dados se deu através do registro da realidade de sala de aula em vídeo tape. Optou-se por este método, por permitir a recuperação posterior dos dados. A coleta se deu no transcorrer do 1º semestre do ano letivo de 2001. A análise fundamentou-se em sistema prévio de categorias, e tratou os dados quantitativa e qualitativamente. Os resultados demonstraram peculiaridades e diferenças nas interações da professora com os seus alunos, em função da presença ou ausência da deficiência. Indicaram, também, que a interação vem demonstrando avanços na prática educacional, no que diz respeito à atenção pedagógica, da professora, ao aluno com deficiência.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
2014-05-20T13:26:43Z
2014-05-20T13:26:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382005000300005
Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 11, n. 3, p. 373-394, 2005.
1413-6538
http://hdl.handle.net/11449/8651
10.1590/S1413-65382005000300005
S1413-65382005000300005
S1413-65382005000300005.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382005000300005
http://hdl.handle.net/11449/8651
identifier_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 11, n. 3, p. 373-394, 2005.
1413-6538
10.1590/S1413-65382005000300005
S1413-65382005000300005
S1413-65382005000300005.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial
0,197
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 373-394
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964745338454016