Efeito da aceleração de Coriolis sobre o campo de vorticidade no escoamento separado em uma seção de pá de turbina eólica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Pedro Trombini
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217719
Resumo: A rotação é conhecida por reduzir o volume da região de escoamento separado em seções próximas à raiz de pás de turbina eólica de eixo horizontal. Essa redução é frequentemente atribuída ao bombeamento centrífugo. No entanto, recentes investigações acerca da estabilização rotacional de vórtices de bordo de ataque sugerem que o transporte radial de vorticidade pode não ser o mecanismo dominante que limita a circulação do vórtice em seções próximas à raiz de asas de inseto. Para tal condição de escoamento a baixo Reynolds, o efeito da componente tangencial da força de Coriolis destrói a componente radial da vorticidade, limitando o crescimento do vórtice de bordo de ataque, estabilizando-o. Entretanto, com o melhor conhecimento do autor, a contribuição de tal fenômeno para o aumento rotacional observado em turbinas eólicas ainda não foi avaliado. Simulações quasi-3D foram empregadas a fim de investigar o papel da aceleração de Coriolis para o balanço da componente radial da vorticidade dentro da região de escoamento separado no extradorso de seções de pá de turbina eólica a elevados ângulos de ataque. É mostrado que o efeito integrado da taxa de destruição da componente radial da vorticidade devido à aceleração de Coriolis pode ser comparável à taxa da componente radial da vorticidade fluindo na região de recirculação a partir da camada limite. Além disso, os resultados sugerem que o mecanismo pode ser relevante para o aumento rotacional observado em seções próximas à raiz de pás de turbinas eólicas.
id UNSP_b71f9d6b1f40fe32d57bdb9e0d9b90ca
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217719
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Efeito da aceleração de Coriolis sobre o campo de vorticidade no escoamento separado em uma seção de pá de turbina eólicaEffect of Coriolis acceleration on the span-wise vorticity field in the region of separated flow over a wind-turbine blade sectionEnergia eólicaAerodinâmicaFluidodinâmica computacionalCamada limite turbulentaComputational fluid dynamicsTurbulent boundary layerA rotação é conhecida por reduzir o volume da região de escoamento separado em seções próximas à raiz de pás de turbina eólica de eixo horizontal. Essa redução é frequentemente atribuída ao bombeamento centrífugo. No entanto, recentes investigações acerca da estabilização rotacional de vórtices de bordo de ataque sugerem que o transporte radial de vorticidade pode não ser o mecanismo dominante que limita a circulação do vórtice em seções próximas à raiz de asas de inseto. Para tal condição de escoamento a baixo Reynolds, o efeito da componente tangencial da força de Coriolis destrói a componente radial da vorticidade, limitando o crescimento do vórtice de bordo de ataque, estabilizando-o. Entretanto, com o melhor conhecimento do autor, a contribuição de tal fenômeno para o aumento rotacional observado em turbinas eólicas ainda não foi avaliado. Simulações quasi-3D foram empregadas a fim de investigar o papel da aceleração de Coriolis para o balanço da componente radial da vorticidade dentro da região de escoamento separado no extradorso de seções de pá de turbina eólica a elevados ângulos de ataque. É mostrado que o efeito integrado da taxa de destruição da componente radial da vorticidade devido à aceleração de Coriolis pode ser comparável à taxa da componente radial da vorticidade fluindo na região de recirculação a partir da camada limite. Além disso, os resultados sugerem que o mecanismo pode ser relevante para o aumento rotacional observado em seções próximas à raiz de pás de turbinas eólicas.The rotation is known to reduce the volume of the region of separated flow on inboard sections of horizontal-axis wind turbine blades. This reduction is frequently attributed to the centrifugal pumping. However, recent investigations on the rotational stabilization of leading-edge vortex suggest that the radial transport of vorticity may not be the dominant mechanism limiting the vortex circulation on inboard sections of insect wings. For such low-Reynolds flow condition, the effect of the tangential component of the Coriolis force destroys the radial vorticity, limiting the growth of the leading-edge vortex, stabilizing it. However, to the best knowledge of the author, the contribution of such phenomenon to the rotational augmentation observed in wind turbines has not yet been assessed. Quasi-3D simulations were employed to investigate the role of the Coriolis acceleration to the balance of span-wise vorticity within the region of separated flow on the upper surface of wind-turbine-blade sections at high angles of attack. It is shown that the integrated effect of the destruction rate of radial vorticity due to Coriolis acceleration may be comparable to the rate of radial vorticity flowing in the recirculation region from the boundary layer. Moreover, the results suggest that the mechanism may be relevant to rotational augmentation observed in inboard sections of wind-turbines blades.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2020/10972-3Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Daniel Sampaio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Pedro Trombini2022-04-08T19:30:18Z2022-04-08T19:30:18Z2022-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217719porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-10T06:17:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217719Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-10T06:17:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da aceleração de Coriolis sobre o campo de vorticidade no escoamento separado em uma seção de pá de turbina eólica
Effect of Coriolis acceleration on the span-wise vorticity field in the region of separated flow over a wind-turbine blade section
title Efeito da aceleração de Coriolis sobre o campo de vorticidade no escoamento separado em uma seção de pá de turbina eólica
spellingShingle Efeito da aceleração de Coriolis sobre o campo de vorticidade no escoamento separado em uma seção de pá de turbina eólica
Rodrigues, Pedro Trombini
Energia eólica
Aerodinâmica
Fluidodinâmica computacional
Camada limite turbulenta
Computational fluid dynamics
Turbulent boundary layer
title_short Efeito da aceleração de Coriolis sobre o campo de vorticidade no escoamento separado em uma seção de pá de turbina eólica
title_full Efeito da aceleração de Coriolis sobre o campo de vorticidade no escoamento separado em uma seção de pá de turbina eólica
title_fullStr Efeito da aceleração de Coriolis sobre o campo de vorticidade no escoamento separado em uma seção de pá de turbina eólica
title_full_unstemmed Efeito da aceleração de Coriolis sobre o campo de vorticidade no escoamento separado em uma seção de pá de turbina eólica
title_sort Efeito da aceleração de Coriolis sobre o campo de vorticidade no escoamento separado em uma seção de pá de turbina eólica
author Rodrigues, Pedro Trombini
author_facet Rodrigues, Pedro Trombini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Daniel Sampaio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Pedro Trombini
dc.subject.por.fl_str_mv Energia eólica
Aerodinâmica
Fluidodinâmica computacional
Camada limite turbulenta
Computational fluid dynamics
Turbulent boundary layer
topic Energia eólica
Aerodinâmica
Fluidodinâmica computacional
Camada limite turbulenta
Computational fluid dynamics
Turbulent boundary layer
description A rotação é conhecida por reduzir o volume da região de escoamento separado em seções próximas à raiz de pás de turbina eólica de eixo horizontal. Essa redução é frequentemente atribuída ao bombeamento centrífugo. No entanto, recentes investigações acerca da estabilização rotacional de vórtices de bordo de ataque sugerem que o transporte radial de vorticidade pode não ser o mecanismo dominante que limita a circulação do vórtice em seções próximas à raiz de asas de inseto. Para tal condição de escoamento a baixo Reynolds, o efeito da componente tangencial da força de Coriolis destrói a componente radial da vorticidade, limitando o crescimento do vórtice de bordo de ataque, estabilizando-o. Entretanto, com o melhor conhecimento do autor, a contribuição de tal fenômeno para o aumento rotacional observado em turbinas eólicas ainda não foi avaliado. Simulações quasi-3D foram empregadas a fim de investigar o papel da aceleração de Coriolis para o balanço da componente radial da vorticidade dentro da região de escoamento separado no extradorso de seções de pá de turbina eólica a elevados ângulos de ataque. É mostrado que o efeito integrado da taxa de destruição da componente radial da vorticidade devido à aceleração de Coriolis pode ser comparável à taxa da componente radial da vorticidade fluindo na região de recirculação a partir da camada limite. Além disso, os resultados sugerem que o mecanismo pode ser relevante para o aumento rotacional observado em seções próximas à raiz de pás de turbinas eólicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-08T19:30:18Z
2022-04-08T19:30:18Z
2022-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217719
url http://hdl.handle.net/11449/217719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046880921255936