Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriano de [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Marini, Nádia Duarte [UNESP], Eleutério, Mirian Dias [UNESP], Mancuso, Afonso [UNESP], Leite, Lucia Pereira [UNESP], Zanata, Eliana Marques [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143529
Resumo: Introdução: A inclusão educacional de alunos com necessidades educacionais especiais na rede de ensino é uma temática amplamente discutida no Brasil, mas que ainda suscita debates e muitas dúvidas no ambiente escolar. Objetivos: Devido à importância do tema, o objetivo deste resumo é apresentar o caderno de Educação Inclusiva, que foi elaborado para auxiliar a prática pedagógica do professor da Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental, instrumentalizando-o a lidar com a diversidade no espaço escolar. Métodos: O caderno foi organizado pela equipe responsável pela temática de Educação Inclusiva, do Centro de Formação Continuada em Educação Matemática Científica e Ambiental (CECEMCA), da Faculdade de Ciências, da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Bauru. Para isso, foram convidados docentes especializados em diferentes temáticas educacionais relacionadas à Educação Inclusiva, vinculados a instituições conceituadas de ensino superior, que colaboraram com reflexões teórico-práticas sobre o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais em ambiente escolar comum. Os capítulos apresentados no caderno foram submetidos à avaliação de professores e alunos do Curso de Pedagogia (UNESP/Bauru) na intenção de oferecerem pareceres quanto à validação das temáticas abordadas enquanto suporte pedagógico para a prática profissional. Além da elaboração dos textos, foram desenvolvidas aulas que tratavam do tema de cada um dos capítulos do caderno. Resultados: A finalidade foi oferecer material didático sobre a temática em plataforma TelEduc, para que professores da Educação Infantil e das primeiras séries do ensino básico possam ter acesso às aulas. A produção desse material permitirá ações dirigidas à formação continuada de professores. Através da Educação à Distância (EaD), muitos docentes terão a possibilidade de acessar os conteúdos desenvolvidos, que são de extrema importância para a sua atuação. Portanto, um dos aspectos centrais do caderno de Educação Inclusiva é o compromisso de desenvolver ações que contemplem as minorias culturais, no caso, de pessoas com necessidades educacionais especiais. Em suma, as considerações e reflexões realizadas no decorrer dos capítulos do caderno pretendem contribuir para a democratização do ensino, colaborando significativamente com a prática do professor, oferecendo-lhe um apoio para tomar decisões dentro da sala de aula e da escola.
id UNSP_b734b69b6f3bb716c1fc9e8cf48e5538
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143529
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervençãoIntrodução: A inclusão educacional de alunos com necessidades educacionais especiais na rede de ensino é uma temática amplamente discutida no Brasil, mas que ainda suscita debates e muitas dúvidas no ambiente escolar. Objetivos: Devido à importância do tema, o objetivo deste resumo é apresentar o caderno de Educação Inclusiva, que foi elaborado para auxiliar a prática pedagógica do professor da Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental, instrumentalizando-o a lidar com a diversidade no espaço escolar. Métodos: O caderno foi organizado pela equipe responsável pela temática de Educação Inclusiva, do Centro de Formação Continuada em Educação Matemática Científica e Ambiental (CECEMCA), da Faculdade de Ciências, da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Bauru. Para isso, foram convidados docentes especializados em diferentes temáticas educacionais relacionadas à Educação Inclusiva, vinculados a instituições conceituadas de ensino superior, que colaboraram com reflexões teórico-práticas sobre o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais em ambiente escolar comum. Os capítulos apresentados no caderno foram submetidos à avaliação de professores e alunos do Curso de Pedagogia (UNESP/Bauru) na intenção de oferecerem pareceres quanto à validação das temáticas abordadas enquanto suporte pedagógico para a prática profissional. Além da elaboração dos textos, foram desenvolvidas aulas que tratavam do tema de cada um dos capítulos do caderno. Resultados: A finalidade foi oferecer material didático sobre a temática em plataforma TelEduc, para que professores da Educação Infantil e das primeiras séries do ensino básico possam ter acesso às aulas. A produção desse material permitirá ações dirigidas à formação continuada de professores. Através da Educação à Distância (EaD), muitos docentes terão a possibilidade de acessar os conteúdos desenvolvidos, que são de extrema importância para a sua atuação. Portanto, um dos aspectos centrais do caderno de Educação Inclusiva é o compromisso de desenvolver ações que contemplem as minorias culturais, no caso, de pessoas com necessidades educacionais especiais. Em suma, as considerações e reflexões realizadas no decorrer dos capítulos do caderno pretendem contribuir para a democratização do ensino, colaborando significativamente com a prática do professor, oferecendo-lhe um apoio para tomar decisões dentro da sala de aula e da escola.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Adriano de [UNESP]Marini, Nádia Duarte [UNESP]Eleutério, Mirian Dias [UNESP]Mancuso, Afonso [UNESP]Leite, Lucia Pereira [UNESP]Zanata, Eliana Marques [UNESP]2016-09-01T13:57:58Z2016-09-01T13:57:58Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject062application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 062http://hdl.handle.net/11449/1435292005-062-oliveira.pdf3855053449114282PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143529Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:18:13.136931Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção
title Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção
spellingShingle Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção
Oliveira, Adriano de [UNESP]
title_short Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção
title_full Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção
title_fullStr Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção
title_full_unstemmed Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção
title_sort Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção
author Oliveira, Adriano de [UNESP]
author_facet Oliveira, Adriano de [UNESP]
Marini, Nádia Duarte [UNESP]
Eleutério, Mirian Dias [UNESP]
Mancuso, Afonso [UNESP]
Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Zanata, Eliana Marques [UNESP]
author_role author
author2 Marini, Nádia Duarte [UNESP]
Eleutério, Mirian Dias [UNESP]
Mancuso, Afonso [UNESP]
Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Zanata, Eliana Marques [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adriano de [UNESP]
Marini, Nádia Duarte [UNESP]
Eleutério, Mirian Dias [UNESP]
Mancuso, Afonso [UNESP]
Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Zanata, Eliana Marques [UNESP]
description Introdução: A inclusão educacional de alunos com necessidades educacionais especiais na rede de ensino é uma temática amplamente discutida no Brasil, mas que ainda suscita debates e muitas dúvidas no ambiente escolar. Objetivos: Devido à importância do tema, o objetivo deste resumo é apresentar o caderno de Educação Inclusiva, que foi elaborado para auxiliar a prática pedagógica do professor da Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental, instrumentalizando-o a lidar com a diversidade no espaço escolar. Métodos: O caderno foi organizado pela equipe responsável pela temática de Educação Inclusiva, do Centro de Formação Continuada em Educação Matemática Científica e Ambiental (CECEMCA), da Faculdade de Ciências, da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Bauru. Para isso, foram convidados docentes especializados em diferentes temáticas educacionais relacionadas à Educação Inclusiva, vinculados a instituições conceituadas de ensino superior, que colaboraram com reflexões teórico-práticas sobre o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais em ambiente escolar comum. Os capítulos apresentados no caderno foram submetidos à avaliação de professores e alunos do Curso de Pedagogia (UNESP/Bauru) na intenção de oferecerem pareceres quanto à validação das temáticas abordadas enquanto suporte pedagógico para a prática profissional. Além da elaboração dos textos, foram desenvolvidas aulas que tratavam do tema de cada um dos capítulos do caderno. Resultados: A finalidade foi oferecer material didático sobre a temática em plataforma TelEduc, para que professores da Educação Infantil e das primeiras séries do ensino básico possam ter acesso às aulas. A produção desse material permitirá ações dirigidas à formação continuada de professores. Através da Educação à Distância (EaD), muitos docentes terão a possibilidade de acessar os conteúdos desenvolvidos, que são de extrema importância para a sua atuação. Portanto, um dos aspectos centrais do caderno de Educação Inclusiva é o compromisso de desenvolver ações que contemplem as minorias culturais, no caso, de pessoas com necessidades educacionais especiais. Em suma, as considerações e reflexões realizadas no decorrer dos capítulos do caderno pretendem contribuir para a democratização do ensino, colaborando significativamente com a prática do professor, oferecendo-lhe um apoio para tomar decisões dentro da sala de aula e da escola.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:57:58Z
2016-09-01T13:57:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 062
http://hdl.handle.net/11449/143529
2005-062-oliveira.pdf
3855053449114282
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143529
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 062
2005-062-oliveira.pdf
3855053449114282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 062
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128631363338240