Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143529 |
Resumo: | Introdução: A inclusão educacional de alunos com necessidades educacionais especiais na rede de ensino é uma temática amplamente discutida no Brasil, mas que ainda suscita debates e muitas dúvidas no ambiente escolar. Objetivos: Devido à importância do tema, o objetivo deste resumo é apresentar o caderno de Educação Inclusiva, que foi elaborado para auxiliar a prática pedagógica do professor da Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental, instrumentalizando-o a lidar com a diversidade no espaço escolar. Métodos: O caderno foi organizado pela equipe responsável pela temática de Educação Inclusiva, do Centro de Formação Continuada em Educação Matemática Científica e Ambiental (CECEMCA), da Faculdade de Ciências, da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Bauru. Para isso, foram convidados docentes especializados em diferentes temáticas educacionais relacionadas à Educação Inclusiva, vinculados a instituições conceituadas de ensino superior, que colaboraram com reflexões teórico-práticas sobre o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais em ambiente escolar comum. Os capítulos apresentados no caderno foram submetidos à avaliação de professores e alunos do Curso de Pedagogia (UNESP/Bauru) na intenção de oferecerem pareceres quanto à validação das temáticas abordadas enquanto suporte pedagógico para a prática profissional. Além da elaboração dos textos, foram desenvolvidas aulas que tratavam do tema de cada um dos capítulos do caderno. Resultados: A finalidade foi oferecer material didático sobre a temática em plataforma TelEduc, para que professores da Educação Infantil e das primeiras séries do ensino básico possam ter acesso às aulas. A produção desse material permitirá ações dirigidas à formação continuada de professores. Através da Educação à Distância (EaD), muitos docentes terão a possibilidade de acessar os conteúdos desenvolvidos, que são de extrema importância para a sua atuação. Portanto, um dos aspectos centrais do caderno de Educação Inclusiva é o compromisso de desenvolver ações que contemplem as minorias culturais, no caso, de pessoas com necessidades educacionais especiais. Em suma, as considerações e reflexões realizadas no decorrer dos capítulos do caderno pretendem contribuir para a democratização do ensino, colaborando significativamente com a prática do professor, oferecendo-lhe um apoio para tomar decisões dentro da sala de aula e da escola. |
id |
UNSP_b734b69b6f3bb716c1fc9e8cf48e5538 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143529 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervençãoIntrodução: A inclusão educacional de alunos com necessidades educacionais especiais na rede de ensino é uma temática amplamente discutida no Brasil, mas que ainda suscita debates e muitas dúvidas no ambiente escolar. Objetivos: Devido à importância do tema, o objetivo deste resumo é apresentar o caderno de Educação Inclusiva, que foi elaborado para auxiliar a prática pedagógica do professor da Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental, instrumentalizando-o a lidar com a diversidade no espaço escolar. Métodos: O caderno foi organizado pela equipe responsável pela temática de Educação Inclusiva, do Centro de Formação Continuada em Educação Matemática Científica e Ambiental (CECEMCA), da Faculdade de Ciências, da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Bauru. Para isso, foram convidados docentes especializados em diferentes temáticas educacionais relacionadas à Educação Inclusiva, vinculados a instituições conceituadas de ensino superior, que colaboraram com reflexões teórico-práticas sobre o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais em ambiente escolar comum. Os capítulos apresentados no caderno foram submetidos à avaliação de professores e alunos do Curso de Pedagogia (UNESP/Bauru) na intenção de oferecerem pareceres quanto à validação das temáticas abordadas enquanto suporte pedagógico para a prática profissional. Além da elaboração dos textos, foram desenvolvidas aulas que tratavam do tema de cada um dos capítulos do caderno. Resultados: A finalidade foi oferecer material didático sobre a temática em plataforma TelEduc, para que professores da Educação Infantil e das primeiras séries do ensino básico possam ter acesso às aulas. A produção desse material permitirá ações dirigidas à formação continuada de professores. Através da Educação à Distância (EaD), muitos docentes terão a possibilidade de acessar os conteúdos desenvolvidos, que são de extrema importância para a sua atuação. Portanto, um dos aspectos centrais do caderno de Educação Inclusiva é o compromisso de desenvolver ações que contemplem as minorias culturais, no caso, de pessoas com necessidades educacionais especiais. Em suma, as considerações e reflexões realizadas no decorrer dos capítulos do caderno pretendem contribuir para a democratização do ensino, colaborando significativamente com a prática do professor, oferecendo-lhe um apoio para tomar decisões dentro da sala de aula e da escola.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Adriano de [UNESP]Marini, Nádia Duarte [UNESP]Eleutério, Mirian Dias [UNESP]Mancuso, Afonso [UNESP]Leite, Lucia Pereira [UNESP]Zanata, Eliana Marques [UNESP]2016-09-01T13:57:58Z2016-09-01T13:57:58Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject062application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 062http://hdl.handle.net/11449/1435292005-062-oliveira.pdf3855053449114282PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143529Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:18:13.136931Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção |
title |
Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção |
spellingShingle |
Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção Oliveira, Adriano de [UNESP] |
title_short |
Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção |
title_full |
Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção |
title_fullStr |
Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção |
title_full_unstemmed |
Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção |
title_sort |
Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção |
author |
Oliveira, Adriano de [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Adriano de [UNESP] Marini, Nádia Duarte [UNESP] Eleutério, Mirian Dias [UNESP] Mancuso, Afonso [UNESP] Leite, Lucia Pereira [UNESP] Zanata, Eliana Marques [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Marini, Nádia Duarte [UNESP] Eleutério, Mirian Dias [UNESP] Mancuso, Afonso [UNESP] Leite, Lucia Pereira [UNESP] Zanata, Eliana Marques [UNESP] |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Adriano de [UNESP] Marini, Nádia Duarte [UNESP] Eleutério, Mirian Dias [UNESP] Mancuso, Afonso [UNESP] Leite, Lucia Pereira [UNESP] Zanata, Eliana Marques [UNESP] |
description |
Introdução: A inclusão educacional de alunos com necessidades educacionais especiais na rede de ensino é uma temática amplamente discutida no Brasil, mas que ainda suscita debates e muitas dúvidas no ambiente escolar. Objetivos: Devido à importância do tema, o objetivo deste resumo é apresentar o caderno de Educação Inclusiva, que foi elaborado para auxiliar a prática pedagógica do professor da Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental, instrumentalizando-o a lidar com a diversidade no espaço escolar. Métodos: O caderno foi organizado pela equipe responsável pela temática de Educação Inclusiva, do Centro de Formação Continuada em Educação Matemática Científica e Ambiental (CECEMCA), da Faculdade de Ciências, da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Bauru. Para isso, foram convidados docentes especializados em diferentes temáticas educacionais relacionadas à Educação Inclusiva, vinculados a instituições conceituadas de ensino superior, que colaboraram com reflexões teórico-práticas sobre o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais em ambiente escolar comum. Os capítulos apresentados no caderno foram submetidos à avaliação de professores e alunos do Curso de Pedagogia (UNESP/Bauru) na intenção de oferecerem pareceres quanto à validação das temáticas abordadas enquanto suporte pedagógico para a prática profissional. Além da elaboração dos textos, foram desenvolvidas aulas que tratavam do tema de cada um dos capítulos do caderno. Resultados: A finalidade foi oferecer material didático sobre a temática em plataforma TelEduc, para que professores da Educação Infantil e das primeiras séries do ensino básico possam ter acesso às aulas. A produção desse material permitirá ações dirigidas à formação continuada de professores. Através da Educação à Distância (EaD), muitos docentes terão a possibilidade de acessar os conteúdos desenvolvidos, que são de extrema importância para a sua atuação. Portanto, um dos aspectos centrais do caderno de Educação Inclusiva é o compromisso de desenvolver ações que contemplem as minorias culturais, no caso, de pessoas com necessidades educacionais especiais. Em suma, as considerações e reflexões realizadas no decorrer dos capítulos do caderno pretendem contribuir para a democratização do ensino, colaborando significativamente com a prática do professor, oferecendo-lhe um apoio para tomar decisões dentro da sala de aula e da escola. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:57:58Z 2016-09-01T13:57:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 062 http://hdl.handle.net/11449/143529 2005-062-oliveira.pdf 3855053449114282 |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143529 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 062 2005-062-oliveira.pdf 3855053449114282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
062 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128631363338240 |