Do Cinemão ao Blockbuster Verde-amarelo: as hibridizações do aparelho cinematográfico brasileiro de 1975 a 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Márcio Rodrigo [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144997
Resumo: A partir da análise das trajetórias no mercado cinematográfico brasileiro dos longas-metragens “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, dirigido por Bruno Barreto e lançado em 1976, e “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro”, dirigido por José Padilha e lançado em 2010, a presente tese pretende discutir como as relações estabelecidas entre o cinema brasileiro e o governo federal, entre 1975 e 2010, bem como a televisão e outros agentes do mercado audiovisual do País influenciaram na trajetória e perenidade de produção e distribuição deste cinema em seu próprio País. Utilizando os Estudos Culturais como método de pesquisa, o trabalho está embasado teoricamente no conceito de hibridação, defendido por autores como Néstor Canclini e Marshall McLuhan, e busca entender de que maneira a produção fílmica incentivada tanto pela Embrafilme, nos anos 1970, quanto pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), na década de 2000, contribuíram para a inserção do cinema brasileiro no que Pierre Bourdieu denominou com “mercado de bens simbólicos”, deslocando assim o cinema brasileiro do mero campo artístico e o inserindo numa teia de ramificações complexas que envolvem questões políticas, econômicas e outros meios de comunicação social em um legítimo aparelho no sentido concebido por Vilém Flusser.
id UNSP_b7e62358fc891e98eee8a83e06cecc46
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144997
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Do Cinemão ao Blockbuster Verde-amarelo: as hibridizações do aparelho cinematográfico brasileiro de 1975 a 2010From Cinemão to Blockbuster Green-yellow: the hybridizations of the Brazilian cinematographic apparatus from 1975 to 2010Políticas públicas federais para o cinemaTropa de Elite 2Dona Flor e seus Dois MaridosMercado audiovisual brasileiro contemporâneoGrupo GloboFederal Public policies for cinemaGrupo GloboElite squad 2Dona Flor and Her Two HusbandsContemporary Brazilian audiovisual marketA partir da análise das trajetórias no mercado cinematográfico brasileiro dos longas-metragens “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, dirigido por Bruno Barreto e lançado em 1976, e “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro”, dirigido por José Padilha e lançado em 2010, a presente tese pretende discutir como as relações estabelecidas entre o cinema brasileiro e o governo federal, entre 1975 e 2010, bem como a televisão e outros agentes do mercado audiovisual do País influenciaram na trajetória e perenidade de produção e distribuição deste cinema em seu próprio País. Utilizando os Estudos Culturais como método de pesquisa, o trabalho está embasado teoricamente no conceito de hibridação, defendido por autores como Néstor Canclini e Marshall McLuhan, e busca entender de que maneira a produção fílmica incentivada tanto pela Embrafilme, nos anos 1970, quanto pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), na década de 2000, contribuíram para a inserção do cinema brasileiro no que Pierre Bourdieu denominou com “mercado de bens simbólicos”, deslocando assim o cinema brasileiro do mero campo artístico e o inserindo numa teia de ramificações complexas que envolvem questões políticas, econômicas e outros meios de comunicação social em um legítimo aparelho no sentido concebido por Vilém Flusser.From the analysis of the trajectories in the Brazilian film market of feature films "Dona Flor and Her Two Husbands," directed by Bruno Barreto and released in 1976, and "Elite Squad 2: The Enemy Within", directed by José Padilha and released in 2010, this thesis discusses how relations between the Brazilian cinema and the federal government between 1975 and 2010, as well as television and other country's audiovisual market agents influenced the trajectory and continuity of production and distribution of these movies in their own country. Using cultural studies as a research method, the work is theoretically grounded in the concept of hybridization, defended by authors like Néstor Canclini and Marshall McLuhan, and seeks to understand how the filmic production encouraged both by Embrafilme in 1970, as the National Cinema Agency (Ancine), in the 2000s, contributed to the inclusion of Brazilian cinema in Pierre Bourdieu called "symbolic goods market," thus shifting the Brazilian cinema from artistic market field and entering a web of complex ramifications involving political, economic and other media in a legitimate player in the sense intended by Vilém Flusser.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, José Leonardo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Márcio Rodrigo [UNESP]2016-12-05T13:34:19Z2016-12-05T13:34:19Z2016-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14499700087668333004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-23T06:24:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144997Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:07:48.197302Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do Cinemão ao Blockbuster Verde-amarelo: as hibridizações do aparelho cinematográfico brasileiro de 1975 a 2010
From Cinemão to Blockbuster Green-yellow: the hybridizations of the Brazilian cinematographic apparatus from 1975 to 2010
title Do Cinemão ao Blockbuster Verde-amarelo: as hibridizações do aparelho cinematográfico brasileiro de 1975 a 2010
spellingShingle Do Cinemão ao Blockbuster Verde-amarelo: as hibridizações do aparelho cinematográfico brasileiro de 1975 a 2010
Ribeiro, Márcio Rodrigo [UNESP]
Políticas públicas federais para o cinema
Tropa de Elite 2
Dona Flor e seus Dois Maridos
Mercado audiovisual brasileiro contemporâneo
Grupo Globo
Federal Public policies for cinema
Grupo Globo
Elite squad 2
Dona Flor and Her Two Husbands
Contemporary Brazilian audiovisual market
title_short Do Cinemão ao Blockbuster Verde-amarelo: as hibridizações do aparelho cinematográfico brasileiro de 1975 a 2010
title_full Do Cinemão ao Blockbuster Verde-amarelo: as hibridizações do aparelho cinematográfico brasileiro de 1975 a 2010
title_fullStr Do Cinemão ao Blockbuster Verde-amarelo: as hibridizações do aparelho cinematográfico brasileiro de 1975 a 2010
title_full_unstemmed Do Cinemão ao Blockbuster Verde-amarelo: as hibridizações do aparelho cinematográfico brasileiro de 1975 a 2010
title_sort Do Cinemão ao Blockbuster Verde-amarelo: as hibridizações do aparelho cinematográfico brasileiro de 1975 a 2010
author Ribeiro, Márcio Rodrigo [UNESP]
author_facet Ribeiro, Márcio Rodrigo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, José Leonardo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Márcio Rodrigo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas federais para o cinema
Tropa de Elite 2
Dona Flor e seus Dois Maridos
Mercado audiovisual brasileiro contemporâneo
Grupo Globo
Federal Public policies for cinema
Grupo Globo
Elite squad 2
Dona Flor and Her Two Husbands
Contemporary Brazilian audiovisual market
topic Políticas públicas federais para o cinema
Tropa de Elite 2
Dona Flor e seus Dois Maridos
Mercado audiovisual brasileiro contemporâneo
Grupo Globo
Federal Public policies for cinema
Grupo Globo
Elite squad 2
Dona Flor and Her Two Husbands
Contemporary Brazilian audiovisual market
description A partir da análise das trajetórias no mercado cinematográfico brasileiro dos longas-metragens “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, dirigido por Bruno Barreto e lançado em 1976, e “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro”, dirigido por José Padilha e lançado em 2010, a presente tese pretende discutir como as relações estabelecidas entre o cinema brasileiro e o governo federal, entre 1975 e 2010, bem como a televisão e outros agentes do mercado audiovisual do País influenciaram na trajetória e perenidade de produção e distribuição deste cinema em seu próprio País. Utilizando os Estudos Culturais como método de pesquisa, o trabalho está embasado teoricamente no conceito de hibridação, defendido por autores como Néstor Canclini e Marshall McLuhan, e busca entender de que maneira a produção fílmica incentivada tanto pela Embrafilme, nos anos 1970, quanto pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), na década de 2000, contribuíram para a inserção do cinema brasileiro no que Pierre Bourdieu denominou com “mercado de bens simbólicos”, deslocando assim o cinema brasileiro do mero campo artístico e o inserindo numa teia de ramificações complexas que envolvem questões políticas, econômicas e outros meios de comunicação social em um legítimo aparelho no sentido concebido por Vilém Flusser.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-05T13:34:19Z
2016-12-05T13:34:19Z
2016-09-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144997
000876683
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/144997
identifier_str_mv 000876683
33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129288825733120