O método analítico para o ensino de leitura em Série de leitura Proença (1926-1928), de Antonio Firmino Proença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gazoli, Monalisa Renata [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96322
Resumo: Nesta dissertação, apresentam-se resultados de pesquisa de mestrado em educação (Bolsa Capes - março a agosto de 2008; bolsa Fapesp - setembro de 2008 a fevereiro de 2010), vinculada às linhas “Alfabetização” e “Ensino de Língua Portuguesa” do Grupo de Pesquisa e do Projeto Integrado de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil”, ambos coordenados por Maria do Rosário L. Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história do ensino da leitura no Brasil, focalizase a proposta para esse ensino apresentada pelo professor paulista Antonio Firmino de Proença (1880-1946), nos livros didáticos que integram a “Série de leitura Proença”, a saber: Cartilha Proença (1926), Leitura do principiante (1926), 1º. livro de leitura (1926), 2º. livro de leitura (1927), 3º. livro de leitura (1928) e 4º. livro de leitura (1948). Os livros que integram essa série foram publicados pela Editora Melhoramentos (SP) e circularam em diferentes estados brasileiros, dentre os quais, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina, além de São Paulo, tendo contribuído para a formação de muitas gerações de brasileiros. Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais, analisou-se a configuração textual dos livros dessa série, que consiste em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seu sentido. Concluiu-se que, nesses livros, apresentada-se uma proposta de concretização do método analítico para o ensino da leitura diretamente relacionada com outros livros de leitura publicados nas décadas iniciais do século XX, como decorrência da institucionalização desse método, no estado de São Paulo.
id UNSP_b7f657bb8d04a356518c88f2e1e0d0dd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96322
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O método analítico para o ensino de leitura em Série de leitura Proença (1926-1928), de Antonio Firmino ProençaProença, Antonio Firmino deLeitura - Estudo e ensinoEducação - História - BrasilLeitura - Ensino - Método analíticoReading teachingAnalytical methodHistory of educationNesta dissertação, apresentam-se resultados de pesquisa de mestrado em educação (Bolsa Capes - março a agosto de 2008; bolsa Fapesp - setembro de 2008 a fevereiro de 2010), vinculada às linhas “Alfabetização” e “Ensino de Língua Portuguesa” do Grupo de Pesquisa e do Projeto Integrado de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil”, ambos coordenados por Maria do Rosário L. Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história do ensino da leitura no Brasil, focalizase a proposta para esse ensino apresentada pelo professor paulista Antonio Firmino de Proença (1880-1946), nos livros didáticos que integram a “Série de leitura Proença”, a saber: Cartilha Proença (1926), Leitura do principiante (1926), 1º. livro de leitura (1926), 2º. livro de leitura (1927), 3º. livro de leitura (1928) e 4º. livro de leitura (1948). Os livros que integram essa série foram publicados pela Editora Melhoramentos (SP) e circularam em diferentes estados brasileiros, dentre os quais, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina, além de São Paulo, tendo contribuído para a formação de muitas gerações de brasileiros. Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais, analisou-se a configuração textual dos livros dessa série, que consiste em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seu sentido. Concluiu-se que, nesses livros, apresentada-se uma proposta de concretização do método analítico para o ensino da leitura diretamente relacionada com outros livros de leitura publicados nas décadas iniciais do século XX, como decorrência da institucionalização desse método, no estado de São Paulo.This work deals with the results of a Master degree dissertation research related to “Literacy” and “Portuguese Language” of Research Group and Research Integrated Project “History of Language and Literature Teaching in Brazil” both under the leadership of Maria do Rosário Longo Mortatti. Aiming contributing to understand an important of the history of reading teaching in Brazil, it focus on the proposal concerning reading teaching presented by Professor Antonio Firmino Proença (1880-1946), in the didactic books called “Série de leitura Proença”, that is: Cartilha Proença (1926), Leitura do principiante (1926), 1º. livro de leitura (1926), 2º. livro de leitura (1927), 3º. livro de leitura (1928) e 4°. livro de leitura (1948). All those books were published by Editora Melhoramentos (SP) and had circulation in different Brazilian states such as Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina, besides São Paulo, and in this way, they contributed to form many Brazilian generations. Through historical approach centred on documentary and bibliographical investigation, and by means of localizing, retrieving, assembling, selecting and ordering proceedings, those books textual configuration was analysed, that is to say, to focus on different constitutive aspects of their meanings. The conclusion is that in those books, a proposal to make concrete the analytical method for reading teaching is presented, which is directly related to other reading books published at the beginning decades of 20 th century, as a result of the institutionalization of that method in the state of São Paulo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gazoli, Monalisa Renata [UNESP]2014-06-11T19:28:16Z2014-06-11T19:28:16Z2010-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis175 f. : il. + Apêndiceapplication/pdfGAZOLI, Monalisa Renata. O método analítico para o ensino de leitura em Série de leitura Proença (1926-1928), de Antonio Firmino Proença. 2010. 175 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/96322000617805gazoli_mr_me_mar.pdf33004110040P57159018256371571Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-12T06:25:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96322Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T20:28:35.897658Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O método analítico para o ensino de leitura em Série de leitura Proença (1926-1928), de Antonio Firmino Proença
title O método analítico para o ensino de leitura em Série de leitura Proença (1926-1928), de Antonio Firmino Proença
spellingShingle O método analítico para o ensino de leitura em Série de leitura Proença (1926-1928), de Antonio Firmino Proença
Gazoli, Monalisa Renata [UNESP]
Proença, Antonio Firmino de
Leitura - Estudo e ensino
Educação - História - Brasil
Leitura - Ensino - Método analítico
Reading teaching
Analytical method
History of education
title_short O método analítico para o ensino de leitura em Série de leitura Proença (1926-1928), de Antonio Firmino Proença
title_full O método analítico para o ensino de leitura em Série de leitura Proença (1926-1928), de Antonio Firmino Proença
title_fullStr O método analítico para o ensino de leitura em Série de leitura Proença (1926-1928), de Antonio Firmino Proença
title_full_unstemmed O método analítico para o ensino de leitura em Série de leitura Proença (1926-1928), de Antonio Firmino Proença
title_sort O método analítico para o ensino de leitura em Série de leitura Proença (1926-1928), de Antonio Firmino Proença
author Gazoli, Monalisa Renata [UNESP]
author_facet Gazoli, Monalisa Renata [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gazoli, Monalisa Renata [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Proença, Antonio Firmino de
Leitura - Estudo e ensino
Educação - História - Brasil
Leitura - Ensino - Método analítico
Reading teaching
Analytical method
History of education
topic Proença, Antonio Firmino de
Leitura - Estudo e ensino
Educação - História - Brasil
Leitura - Ensino - Método analítico
Reading teaching
Analytical method
History of education
description Nesta dissertação, apresentam-se resultados de pesquisa de mestrado em educação (Bolsa Capes - março a agosto de 2008; bolsa Fapesp - setembro de 2008 a fevereiro de 2010), vinculada às linhas “Alfabetização” e “Ensino de Língua Portuguesa” do Grupo de Pesquisa e do Projeto Integrado de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil”, ambos coordenados por Maria do Rosário L. Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história do ensino da leitura no Brasil, focalizase a proposta para esse ensino apresentada pelo professor paulista Antonio Firmino de Proença (1880-1946), nos livros didáticos que integram a “Série de leitura Proença”, a saber: Cartilha Proença (1926), Leitura do principiante (1926), 1º. livro de leitura (1926), 2º. livro de leitura (1927), 3º. livro de leitura (1928) e 4º. livro de leitura (1948). Os livros que integram essa série foram publicados pela Editora Melhoramentos (SP) e circularam em diferentes estados brasileiros, dentre os quais, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina, além de São Paulo, tendo contribuído para a formação de muitas gerações de brasileiros. Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais, analisou-se a configuração textual dos livros dessa série, que consiste em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seu sentido. Concluiu-se que, nesses livros, apresentada-se uma proposta de concretização do método analítico para o ensino da leitura diretamente relacionada com outros livros de leitura publicados nas décadas iniciais do século XX, como decorrência da institucionalização desse método, no estado de São Paulo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-11
2014-06-11T19:28:16Z
2014-06-11T19:28:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GAZOLI, Monalisa Renata. O método analítico para o ensino de leitura em Série de leitura Proença (1926-1928), de Antonio Firmino Proença. 2010. 175 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/96322
000617805
gazoli_mr_me_mar.pdf
33004110040P5
7159018256371571
identifier_str_mv GAZOLI, Monalisa Renata. O método analítico para o ensino de leitura em Série de leitura Proença (1926-1928), de Antonio Firmino Proença. 2010. 175 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
000617805
gazoli_mr_me_mar.pdf
33004110040P5
7159018256371571
url http://hdl.handle.net/11449/96322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 175 f. : il. + Apêndice
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045675875696640