Implantação do viveiro comunitário no assentamento rural Pirituba II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Renata Cristina Batista [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Gonçalves, Márcio [UNESP], Reis, Cristiana [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Agr_rias_e_Veterin_rias/Agraria18.htm
http://hdl.handle.net/11449/148370
Resumo: Introdução: O presente projeto foi desenvolvido no período de abril de 1999 a janeiro de 2001 pelo Departamento de Recursos Naturais – Ciências Florestais, da Faculdade de Ciências Agronômicas – UNESP/Campus de Botucatu, juntamente com o Grupo de Extensão Rural Botucatu-Pirituba, no Assentamento Rural Pirituba II, em Itapeva-SP. A implantação deste projeto deu-se mediante a necessidade, por parte dos assentados, de aproveitar a estrutura física de um viveiro de produção de mudas que foi doada por outra instituição, além da necessidade de capacitação das pessoas que atuariam neste viveiro. Objetivos: implantação de um viveiro comunitário de produção de mudas de espécies arbóreas; capacitação de pessoas da comunidade para o trabalho no viveiro; discussão junto à comunidade acerca do valor das árvores como alternativa para a melhoria da qualidade de vida; capacitação de pessoas da comunidade para a coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes florestais; implantação de módulos de reflorestamento para proteção (conforme o Código Florestal Brasileiro) e produção de madeira. Método: foram realizadas diversas atividades como oficinas, cursos, dias-de-campo e visitas técnicas, tanto no Assentamento Rural como fora deste. Considerando que as demandas sociais do assentamento se encontravam num estágio inicial de desenvolvimento, foi necessário abordar temas referentes à importância da conservação ambiental e aos efeitos do manuseio inadequado do lixo, sua separação (orgânico/inorgânico) e aproveitamento (compostagem). Resultados: os assentados, com a formação e capacitação técnica recebidas, apresentaram boa assimilação dos temas abordados sendo capazes de manter o viveiro de mudas em funcionamento e implantar módulos de reflorestamentos para proteção e produção de madeira. A interação dos alunos com os valores reais da comunidade faz com que estes se sintam mais integrados ao panorama rural da sociedade brasileira. Este fato ressalta a importância de projetos como este para a formação de futuros profissionais em ciências agrárias.
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