Análise configuracional de histórias de vida de professores de educação física em dois países: Brasil e Colômbia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jiménez Muñoz, Jorge Andrés
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155004
Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar, por meio da Sociologia configuracional de Norbert Elias, histórias de vida de professores de Educação Física no Brasil e na Colômbia, com base nas diferentes configurações sociais das quais eles fizeram parte: familiares e escolares, formação acadêmica, experiência e desenvolvimento profissional. Com fundamentação na metodologia da história de vida e por intermédio de entrevista semiestruturada orientada por eixos relacionados à vida pessoal e profissional, foram entrevistados dois professores aposentados de cada país. Os dados foram analisados segundo uma operação historiográfica que assumiu um diálogo com as narrativas desses professores, empregando, ainda, outras fontes de dados históricos que possibilitaram a ampliação das informações. De tal modo, foi produzido um texto narrativo para cada país que apresentou as vidas entrecruzadas, sendo que muitas das experiências narradas tiveram a sua origem em confrontações e lutas materiais e simbólicas que constituíram habitus sociais perante o desenvolvimento profissional em escolas, faculdades e grupos aos quais pertenceram. Outras teias de interdependência emergiram no interior de cada configuração proposta: o relacionamento com os pais, a figura do professor da área na escola, limitações na formação inicial, a militância política e a etapa da pós-graduação. Dentre os aspectos convergentes entre os países destaca-se como o desequilíbrio na balança “eu – nós”, pendendo para um “nós” confirma a importância da liderança de diferentes grupos e coletivos para os professores. Como aspectos divergentes, destaca-se para um país um caráter sócio-profissional daqueles grupos, e para outro a existência dessas agrupações concomitantemente com uma ampla configuração acadêmico-científica da área. Conclui-se que abordagens configuracionais das histórias de vida possibilitam compreender e analisar as múltiplas interdependências e as relações de força que configuram o ser docente na atualidade.
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Os dados foram analisados segundo uma operação historiográfica que assumiu um diálogo com as narrativas desses professores, empregando, ainda, outras fontes de dados históricos que possibilitaram a ampliação das informações. De tal modo, foi produzido um texto narrativo para cada país que apresentou as vidas entrecruzadas, sendo que muitas das experiências narradas tiveram a sua origem em confrontações e lutas materiais e simbólicas que constituíram habitus sociais perante o desenvolvimento profissional em escolas, faculdades e grupos aos quais pertenceram. Outras teias de interdependência emergiram no interior de cada configuração proposta: o relacionamento com os pais, a figura do professor da área na escola, limitações na formação inicial, a militância política e a etapa da pós-graduação. Dentre os aspectos convergentes entre os países destaca-se como o desequilíbrio na balança “eu – nós”, pendendo para um “nós” confirma a importância da liderança de diferentes grupos e coletivos para os professores. Como aspectos divergentes, destaca-se para um país um caráter sócio-profissional daqueles grupos, e para outro a existência dessas agrupações concomitantemente com uma ampla configuração acadêmico-científica da área. Conclui-se que abordagens configuracionais das histórias de vida possibilitam compreender e analisar as múltiplas interdependências e as relações de força que configuram o ser docente na atualidade.This research aimed at analyzing, through the configurational sociology of Norbert Elias, life histories of Physical Education teachers in Brazil and Colombia, based on the different social configurations they were part of: family and school, academic training, experience and professional development. Based on the methodology of life history and through a semi-structured interview guided by axes related to personal and professional life, two retired teachers from each country were interviewed. The data were analyzed according to a historiographical operation that assumed a dialogue with the narratives of these teachers, also using other sources of historical data that made possible the amplification of the information. Thus, a narrative text was produced for each country that presented the lives intertwined, and many of the experiences narrated had their origin in confrontations and material and symbolic struggles that constituted social habitus before the professional development in schools, colleges and groups to which they belonged. Other webs of interdependence emerged within each proposed configuration: the relationship with the parents, the teacher figure of the area in the school, limitations in initial formation, political militancy and the postgraduate stage. As convergent aspects between countries stand out as the imbalance in the balance I - we, hanging to a "we" confirms the importance that had for teachers the leadership of different groups and collectives. As divergent aspects, one country stands out for a socio-professional character of those groups and for another the existence of these groups in concomitance with a wide academic-scientific configuration of the area. It is concluded that configurational approaches to life histories make it possible to understand the multiple interdependencies and relations of force that shape the teaching being in the present time.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Fernanda [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Jiménez Muñoz, Jorge Andrés2018-08-30T16:51:18Z2018-08-30T16:51:18Z2018-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15500400090734533004137062P098469553071865510000-0002-4760-4712porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-13T06:19:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155004Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:13:34.755563Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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