As pesquisas sobre educação em museus e centros de ciências no Brasil: estudo descritivo e analítico da produção acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102006
Resumo: Ao longo das últimas quatro décadas ocorreu um grande crescimento da área de pesquisa em educação em ciências no Brasil. Frente ao volume da produção científica da área, são necessários estudos de caráter inventariamnte e descritivo, denominados pesquisas de estado da arte, ainda pouco encontrados na literatura científica brasileira, em especial no campo da educação em ciências. Nesse contexto, o objetivo desta tese reside na identificação e descrição das principais características e tendências das pesaquisas desenvolvidas em uma subárea da educação em ciências, a educação em museus e centros de ciências. Foram mapeadas investigações produzidas por pesquisadores brasileiros e divulgadas sob a forma de teses e dissertações, no período de 1970 a 2010. Trata-se e uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, que realiza uma análise documental histórico-bibliográfica a qual congrega 153 trabalhos, sendo 122 dissertações e 31 teses. Seis categorias de análise foram construídas a partir do material empírico: (i) programas, ações e exposições; (ii) aprendizagem; (iii) formação de professores e outros agentes educacionais; (iv) história dos museus e exposições; (v) organização e funcionamento dos museus de ciências e (vi) tecnologias da informação e comunicação nos museus de C&T. As defesas ocorreram predominantemente no eixo Rio-São Paulo, em sua maioria na última década, evidenciando que área em questão caracteriza-se emergente no campo da educação em ciências
id UNSP_b89b9cf49f3800763fb315eee4cbe430
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102006
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As pesquisas sobre educação em museus e centros de ciências no Brasil: estudo descritivo e analítico da produção acadêmicaMuseus - Aspectos educacionaisEducaçãoCienciaExposiçõesProfessores - FormaçãoMuseums - Educational aspectsAo longo das últimas quatro décadas ocorreu um grande crescimento da área de pesquisa em educação em ciências no Brasil. Frente ao volume da produção científica da área, são necessários estudos de caráter inventariamnte e descritivo, denominados pesquisas de estado da arte, ainda pouco encontrados na literatura científica brasileira, em especial no campo da educação em ciências. Nesse contexto, o objetivo desta tese reside na identificação e descrição das principais características e tendências das pesaquisas desenvolvidas em uma subárea da educação em ciências, a educação em museus e centros de ciências. Foram mapeadas investigações produzidas por pesquisadores brasileiros e divulgadas sob a forma de teses e dissertações, no período de 1970 a 2010. Trata-se e uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, que realiza uma análise documental histórico-bibliográfica a qual congrega 153 trabalhos, sendo 122 dissertações e 31 teses. Seis categorias de análise foram construídas a partir do material empírico: (i) programas, ações e exposições; (ii) aprendizagem; (iii) formação de professores e outros agentes educacionais; (iv) história dos museus e exposições; (v) organização e funcionamento dos museus de ciências e (vi) tecnologias da informação e comunicação nos museus de C&T. As defesas ocorreram predominantemente no eixo Rio-São Paulo, em sua maioria na última década, evidenciando que área em questão caracteriza-se emergente no campo da educação em ciênciasAn expressive growth in Brazilian research on science education has been seen over the past four decades. The volume of the scientific production in this field demands studies to describe and analyze the research output, named state of the art empirical studies, which have been rare in Brazilian scientific literature, particularly in the science education field. In this context, the overall goal of this thesis was to identify and describe the main features and trends of the research in the science museums field developed by Brazilian researchers and published in the form of doctorate thesis and master dissertations from 1970 to 2010. This is a qualitative and quantitative research, based on bibliographical review. In total, 153 scientific pieces were mapped, from which 122 are dissertations and 31 are thesis. Six categories of analysis were constructed based on the empirical data: (i) programs and exposures, (ii) learning, (iii) teachers training and other educational agents, (iv) museums and exposures history, (v) organization and functioning of science museums and (vi) communication technologies in science and technology museums. Dissertations and thesis were mainly developed in the Rio-São Paulo region, mostly in the last decade, showing that this field can be characterized as emerging in science educationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Caluzi, João José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2013-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis376 f. : il.application/pdfOVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. As pesquisas sobre educação em museus e centros de ciências no Brasil: estudo descritivo e analítico da produção acadêmica. 2013. 376 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.http://hdl.handle.net/11449/102006000718315ovigli_dfb_dr_bauru.pdf33004056079P04471455206932709Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T06:06:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102006Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:09:57.104149Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As pesquisas sobre educação em museus e centros de ciências no Brasil: estudo descritivo e analítico da produção acadêmica
title As pesquisas sobre educação em museus e centros de ciências no Brasil: estudo descritivo e analítico da produção acadêmica
spellingShingle As pesquisas sobre educação em museus e centros de ciências no Brasil: estudo descritivo e analítico da produção acadêmica
Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta [UNESP]
Museus - Aspectos educacionais
Educação
Ciencia
Exposições
Professores - Formação
Museums - Educational aspects
title_short As pesquisas sobre educação em museus e centros de ciências no Brasil: estudo descritivo e analítico da produção acadêmica
title_full As pesquisas sobre educação em museus e centros de ciências no Brasil: estudo descritivo e analítico da produção acadêmica
title_fullStr As pesquisas sobre educação em museus e centros de ciências no Brasil: estudo descritivo e analítico da produção acadêmica
title_full_unstemmed As pesquisas sobre educação em museus e centros de ciências no Brasil: estudo descritivo e analítico da produção acadêmica
title_sort As pesquisas sobre educação em museus e centros de ciências no Brasil: estudo descritivo e analítico da produção acadêmica
author Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta [UNESP]
author_facet Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caluzi, João José [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Museus - Aspectos educacionais
Educação
Ciencia
Exposições
Professores - Formação
Museums - Educational aspects
topic Museus - Aspectos educacionais
Educação
Ciencia
Exposições
Professores - Formação
Museums - Educational aspects
description Ao longo das últimas quatro décadas ocorreu um grande crescimento da área de pesquisa em educação em ciências no Brasil. Frente ao volume da produção científica da área, são necessários estudos de caráter inventariamnte e descritivo, denominados pesquisas de estado da arte, ainda pouco encontrados na literatura científica brasileira, em especial no campo da educação em ciências. Nesse contexto, o objetivo desta tese reside na identificação e descrição das principais características e tendências das pesaquisas desenvolvidas em uma subárea da educação em ciências, a educação em museus e centros de ciências. Foram mapeadas investigações produzidas por pesquisadores brasileiros e divulgadas sob a forma de teses e dissertações, no período de 1970 a 2010. Trata-se e uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, que realiza uma análise documental histórico-bibliográfica a qual congrega 153 trabalhos, sendo 122 dissertações e 31 teses. Seis categorias de análise foram construídas a partir do material empírico: (i) programas, ações e exposições; (ii) aprendizagem; (iii) formação de professores e outros agentes educacionais; (iv) história dos museus e exposições; (v) organização e funcionamento dos museus de ciências e (vi) tecnologias da informação e comunicação nos museus de C&T. As defesas ocorreram predominantemente no eixo Rio-São Paulo, em sua maioria na última década, evidenciando que área em questão caracteriza-se emergente no campo da educação em ciências
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-17
2014-06-11T19:31:40Z
2014-06-11T19:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. As pesquisas sobre educação em museus e centros de ciências no Brasil: estudo descritivo e analítico da produção acadêmica. 2013. 376 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/102006
000718315
ovigli_dfb_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4471455206932709
identifier_str_mv OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. As pesquisas sobre educação em museus e centros de ciências no Brasil: estudo descritivo e analítico da produção acadêmica. 2013. 376 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.
000718315
ovigli_dfb_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4471455206932709
url http://hdl.handle.net/11449/102006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 376 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128325937266688