Resolução de problemas no cenário da matemática discreta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menino, Fernanda dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102148
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivos tratar matematicamente um problema gerado pelo uso das peças do Dominó, identificando a matemática que pode ser construída para a sustentação teórica desse problema, e oferecer recomendações aos professores do Ensino Básico, visando ao trabalho em sala de aula, envolvendo problemas matemáticos a partir das peças do Dominó, fazendo uso da Metodologia de Ensino- Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Adotamos para o desenvolvimento desta pesquisa a Metodologia de Thomas A. Romberg. Definido o Fenômeno de Interesse - o envolvimento da Matemática e da Resolução de Problemas, consideradas no contexto do uso das peças do Dominó - foi criado o Modelo Preliminar em três e ampliadas versões. O apoio em ideias de outros pesquisadores, sobre a fundamentação teórica da pesquisa: a Matemática Discreta e a Resolução de Problemas, nos conduziu às seguintes questões: Como a Matemática Discreta pode ser trabalhada através da resolução do Problema da Fernanda? De que forma a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas pode contribuir para o trabalho em sala de aula, na construção de conceitos, de conteúdos e de procedimentos matemáticos em diferentes séries da Educação Básica? Para responder a essas inquietações, criamos dois projetos frente aos quais a pesquisadora assumiu duas posturas diferentes: a primeira voltada à Matemática e a segunda voltada à Educação Matemática. No cenário da Matemática Discreta, conjugados esses dois projetos, seus desenvolvimentos operacionais trouxeram tanto resultados matemáticos novos como recomendações para o uso da metodologia adotada, oferecendo caminhos para o trabalho do professor em sala de aula, com importantes resultados para sua prática docente
id UNSP_b8b0ce44bad4764ae90c6cde3676d7d5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102148
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Resolução de problemas no cenário da matemática discretaMatemática - Estudo e ensinoEnsinoAprendizagemEducaçãoAvaliação educacionalMathematics - Study and teachingEsta pesquisa tem como objetivos tratar matematicamente um problema gerado pelo uso das peças do Dominó, identificando a matemática que pode ser construída para a sustentação teórica desse problema, e oferecer recomendações aos professores do Ensino Básico, visando ao trabalho em sala de aula, envolvendo problemas matemáticos a partir das peças do Dominó, fazendo uso da Metodologia de Ensino- Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Adotamos para o desenvolvimento desta pesquisa a Metodologia de Thomas A. Romberg. Definido o Fenômeno de Interesse - o envolvimento da Matemática e da Resolução de Problemas, consideradas no contexto do uso das peças do Dominó - foi criado o Modelo Preliminar em três e ampliadas versões. O apoio em ideias de outros pesquisadores, sobre a fundamentação teórica da pesquisa: a Matemática Discreta e a Resolução de Problemas, nos conduziu às seguintes questões: Como a Matemática Discreta pode ser trabalhada através da resolução do Problema da Fernanda? De que forma a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas pode contribuir para o trabalho em sala de aula, na construção de conceitos, de conteúdos e de procedimentos matemáticos em diferentes séries da Educação Básica? Para responder a essas inquietações, criamos dois projetos frente aos quais a pesquisadora assumiu duas posturas diferentes: a primeira voltada à Matemática e a segunda voltada à Educação Matemática. No cenário da Matemática Discreta, conjugados esses dois projetos, seus desenvolvimentos operacionais trouxeram tanto resultados matemáticos novos como recomendações para o uso da metodologia adotada, oferecendo caminhos para o trabalho do professor em sala de aula, com importantes resultados para sua prática docenteThe objective of the present research is to treat mathematically a problem that was generated by the use of Domino tiles, identifying the Math that can be built for the theoretical foundation of that problem, and to provide guidelines to Elementary school teachers aiming at classroom work, involving Math problems from Domino tiles and making use of Methodology of Math Teaching-Learning-Evaluation through Problem Solving. For the development of the present research we adopted the Methodology of Thomas A. Romberg. Once the interest phenomenon was defined, the involvement of Mathematics and problem solving considered in the context of using Domino tiles, the Preliminary Model in three expanded versions was created. The support on other researchers’ ideas about the research theoretical foundation: Discrete Mathematics and problem solving, led us to the following questions: How can Discrete Mathematics be worked through Fernanda’s problem resolution? In what way can the Methodology of Teaching-Learning-Evaluation through Problem Solving contribute to classroom work in the construction of Math concepts, contents and procedures in different grades of Elementary school? To answer those questions we created two projects in which the researcher developed two different approaches: the first one regarding Mathematics and the second one regarding Mathematics Education. In the Discrete Mathematics scenario, once those two projects were combined, their operational developments brought new mathematical results as well as guidelines for the use of the adopted methodology, offering the teachers ways to work in classroom, with important results for their teaching practiceUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Onuchic, Loudes de la Rosa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menino, Fernanda dos Santos [UNESP]2014-06-11T19:31:43Z2014-06-11T19:31:43Z2013-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis289 f. : il., tabs.application/pdfMENINO, Fernanda dos Santos. Resolução de problemas no cenário da matemática discreta. 2013. 289 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/102148000712023menino_fs_dr_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-11T06:10:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102148Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:38:55.945552Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de problemas no cenário da matemática discreta
title Resolução de problemas no cenário da matemática discreta
spellingShingle Resolução de problemas no cenário da matemática discreta
Menino, Fernanda dos Santos [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Ensino
Aprendizagem
Educação
Avaliação educacional
Mathematics - Study and teaching
title_short Resolução de problemas no cenário da matemática discreta
title_full Resolução de problemas no cenário da matemática discreta
title_fullStr Resolução de problemas no cenário da matemática discreta
title_full_unstemmed Resolução de problemas no cenário da matemática discreta
title_sort Resolução de problemas no cenário da matemática discreta
author Menino, Fernanda dos Santos [UNESP]
author_facet Menino, Fernanda dos Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onuchic, Loudes de la Rosa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Menino, Fernanda dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Ensino
Aprendizagem
Educação
Avaliação educacional
Mathematics - Study and teaching
topic Matemática - Estudo e ensino
Ensino
Aprendizagem
Educação
Avaliação educacional
Mathematics - Study and teaching
description Esta pesquisa tem como objetivos tratar matematicamente um problema gerado pelo uso das peças do Dominó, identificando a matemática que pode ser construída para a sustentação teórica desse problema, e oferecer recomendações aos professores do Ensino Básico, visando ao trabalho em sala de aula, envolvendo problemas matemáticos a partir das peças do Dominó, fazendo uso da Metodologia de Ensino- Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Adotamos para o desenvolvimento desta pesquisa a Metodologia de Thomas A. Romberg. Definido o Fenômeno de Interesse - o envolvimento da Matemática e da Resolução de Problemas, consideradas no contexto do uso das peças do Dominó - foi criado o Modelo Preliminar em três e ampliadas versões. O apoio em ideias de outros pesquisadores, sobre a fundamentação teórica da pesquisa: a Matemática Discreta e a Resolução de Problemas, nos conduziu às seguintes questões: Como a Matemática Discreta pode ser trabalhada através da resolução do Problema da Fernanda? De que forma a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas pode contribuir para o trabalho em sala de aula, na construção de conceitos, de conteúdos e de procedimentos matemáticos em diferentes séries da Educação Básica? Para responder a essas inquietações, criamos dois projetos frente aos quais a pesquisadora assumiu duas posturas diferentes: a primeira voltada à Matemática e a segunda voltada à Educação Matemática. No cenário da Matemática Discreta, conjugados esses dois projetos, seus desenvolvimentos operacionais trouxeram tanto resultados matemáticos novos como recomendações para o uso da metodologia adotada, oferecendo caminhos para o trabalho do professor em sala de aula, com importantes resultados para sua prática docente
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-06
2014-06-11T19:31:43Z
2014-06-11T19:31:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENINO, Fernanda dos Santos. Resolução de problemas no cenário da matemática discreta. 2013. 289 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/102148
000712023
menino_fs_dr_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv MENINO, Fernanda dos Santos. Resolução de problemas no cenário da matemática discreta. 2013. 289 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
000712023
menino_fs_dr_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/102148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 289 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128394741678080