Abordagens de análise aplicadas à Sinfonia nº 2, op. 73, em ré maior, de Johannes Brahms

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mannis, Guilherme Daniel Breternitz [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181083
Resumo: Uma das maneiras de ampliar a compreensão sobre um texto musical é abrir o leque de perspectivas de abordagem analítica frente a uma mesma obra, para que maiores possibilidades interpretativas possam advir. Partindo-se desta premissa, esta tese tem como principal objetivo a aplicação de diferentes procedimentos analítico-musicais a uma mesma composição, e posterior inter-relação entre seus resultados, cotejando as diferentes visões e interpretações encontradas. Para tanto, selecionou-se uma obra tradicional do repertório sinfônico romântico: a Sinfonia nº 2, op. 73, em Ré maior, de Johannes Brahms. Foram realizados três estudos analíticos completos de seus 4 Movimentos: Análise Formal, de acordo com Arnold Schönberg (1996), William Caplin (1998), Charles Rosen (1988) e James Hepokoski e Warren Darcy (2006); Análise Motívica, segundo Rudolph Reti (1978); e, por fim, Análise Schenkeriana, conforme Heinrich Schenker (1935), Allen Forte e Steven Gilbert (1982), Felix Salzer (1982) e David Neumeyer e Susan Tepping (1992). Posteriormente, os dados encontrados foram comparados, procurando indicar algumas possibilidades de leitura da obra por meio da intersecção das visões específicas. Ao final, esses resultados analíticos foram confrontados com três gravações realizadas por diferentes orquestras, em épocas distintas, tendo à frente regentes reconhecidos como grandes intérpretes da obra de Brahms: Orquestra Sinfônica Columbia, Bruno Walter (1960), Orquestra Filarmônica de Berlim, Claudio Abbado (1989) e Orquestra Sinfônica de Boston, Andris Nelsons (2017). Observou-se se essas performances teriam afinidades com as posturas analíticas estudadas, e verificou-se em quais aspectos as considerações advindas das inter-relações entre procedimentos analíticos poderiam indicar diferentes concepções estético-formais para as interpretações analisadas.
id UNSP_b91ad6b399926b9ed1f7b1d3cad03914
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181083
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Abordagens de análise aplicadas à Sinfonia nº 2, op. 73, em ré maior, de Johannes BrahmsMusical analytical approches apllied to Symphony nº 2, op. 73, in D major, of Johannes BrahmsAnálise musicalIntersecção entre procedimentos metodológicos formal, motívico e schenkerianoAnálise de gravaçõesBrahms, Sinfonia nº 2Musical analysisIntersection between formal, motivic and schenkerian methodological proceduresRecording analysisBrahms, Symphony No. 2Uma das maneiras de ampliar a compreensão sobre um texto musical é abrir o leque de perspectivas de abordagem analítica frente a uma mesma obra, para que maiores possibilidades interpretativas possam advir. Partindo-se desta premissa, esta tese tem como principal objetivo a aplicação de diferentes procedimentos analítico-musicais a uma mesma composição, e posterior inter-relação entre seus resultados, cotejando as diferentes visões e interpretações encontradas. Para tanto, selecionou-se uma obra tradicional do repertório sinfônico romântico: a Sinfonia nº 2, op. 73, em Ré maior, de Johannes Brahms. Foram realizados três estudos analíticos completos de seus 4 Movimentos: Análise Formal, de acordo com Arnold Schönberg (1996), William Caplin (1998), Charles Rosen (1988) e James Hepokoski e Warren Darcy (2006); Análise Motívica, segundo Rudolph Reti (1978); e, por fim, Análise Schenkeriana, conforme Heinrich Schenker (1935), Allen Forte e Steven Gilbert (1982), Felix Salzer (1982) e David Neumeyer e Susan Tepping (1992). Posteriormente, os dados encontrados foram comparados, procurando indicar algumas possibilidades de leitura da obra por meio da intersecção das visões específicas. Ao final, esses resultados analíticos foram confrontados com três gravações realizadas por diferentes orquestras, em épocas distintas, tendo à frente regentes reconhecidos como grandes intérpretes da obra de Brahms: Orquestra Sinfônica Columbia, Bruno Walter (1960), Orquestra Filarmônica de Berlim, Claudio Abbado (1989) e Orquestra Sinfônica de Boston, Andris Nelsons (2017). Observou-se se essas performances teriam afinidades com as posturas analíticas estudadas, e verificou-se em quais aspectos as considerações advindas das inter-relações entre procedimentos analíticos poderiam indicar diferentes concepções estético-formais para as interpretações analisadas.A good way to expand the comprehension of a musical text is to open the range of analytical perspectives on approaching the same work, so that greater interpretative possibilities may arise. Starting from this premise, the main goal of this thesis consists in applying different analytic-musical procedures to the same composition, and later interrelationship between its results, comparing the different visions and interpretations founded. For this, a traditional work of the romantic symphonic repertoire was selected: Symphony No. 2, op. 73, in D major, by Johannes Brahms. Three complete analytical studies were built of its 4 Movements: Formal Analysis, according to Arnold Schönberg (1996), William Caplin (1998), Charles Rosen (1988) and James Hepokoski and Warren Darcy (2006); Motivic Analysis, according to Rudolph Reti (1978); and finally, Schenkerian Analysis, according to Heinrich Schenker (1935), Allen Forte and Steven Gilbert (1982), Felix Salzer (1982) and David Neumeyer and Susan Tepping (1992). After that, the data found were compared, trying to indicate some possibilities of reading the work through the intersection of those specific views. Finally, those analytical results were confronted with three recordings performed by different orchestras at different times, with conductors recognized as great performers of Brahms' work: Columbia Symphony Orchestra, Bruno Walter (1960), Berlin Philharmonic Orchestra, Claudio Abbado (1989) and Boston Symphony Orchestra, Andris Nelsons (2017). It was observed if these performances would have affinities with the analytical positions, and it was verified in which aspects the considerations found in from the interrelationships between analytical procedures could indicate different aesthetic-formal conceptions for the analyzed interpretations.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caznok, Yara Borges [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mannis, Guilherme Daniel Breternitz [UNESP]2019-03-19T18:37:31Z2019-03-19T18:37:31Z2019-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18108300091389733004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-07T06:21:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181083Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-07T06:21:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens de análise aplicadas à Sinfonia nº 2, op. 73, em ré maior, de Johannes Brahms
Musical analytical approches apllied to Symphony nº 2, op. 73, in D major, of Johannes Brahms
title Abordagens de análise aplicadas à Sinfonia nº 2, op. 73, em ré maior, de Johannes Brahms
spellingShingle Abordagens de análise aplicadas à Sinfonia nº 2, op. 73, em ré maior, de Johannes Brahms
Mannis, Guilherme Daniel Breternitz [UNESP]
Análise musical
Intersecção entre procedimentos metodológicos formal, motívico e schenkeriano
Análise de gravações
Brahms, Sinfonia nº 2
Musical analysis
Intersection between formal, motivic and schenkerian methodological procedures
Recording analysis
Brahms, Symphony No. 2
title_short Abordagens de análise aplicadas à Sinfonia nº 2, op. 73, em ré maior, de Johannes Brahms
title_full Abordagens de análise aplicadas à Sinfonia nº 2, op. 73, em ré maior, de Johannes Brahms
title_fullStr Abordagens de análise aplicadas à Sinfonia nº 2, op. 73, em ré maior, de Johannes Brahms
title_full_unstemmed Abordagens de análise aplicadas à Sinfonia nº 2, op. 73, em ré maior, de Johannes Brahms
title_sort Abordagens de análise aplicadas à Sinfonia nº 2, op. 73, em ré maior, de Johannes Brahms
author Mannis, Guilherme Daniel Breternitz [UNESP]
author_facet Mannis, Guilherme Daniel Breternitz [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caznok, Yara Borges [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mannis, Guilherme Daniel Breternitz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Análise musical
Intersecção entre procedimentos metodológicos formal, motívico e schenkeriano
Análise de gravações
Brahms, Sinfonia nº 2
Musical analysis
Intersection between formal, motivic and schenkerian methodological procedures
Recording analysis
Brahms, Symphony No. 2
topic Análise musical
Intersecção entre procedimentos metodológicos formal, motívico e schenkeriano
Análise de gravações
Brahms, Sinfonia nº 2
Musical analysis
Intersection between formal, motivic and schenkerian methodological procedures
Recording analysis
Brahms, Symphony No. 2
description Uma das maneiras de ampliar a compreensão sobre um texto musical é abrir o leque de perspectivas de abordagem analítica frente a uma mesma obra, para que maiores possibilidades interpretativas possam advir. Partindo-se desta premissa, esta tese tem como principal objetivo a aplicação de diferentes procedimentos analítico-musicais a uma mesma composição, e posterior inter-relação entre seus resultados, cotejando as diferentes visões e interpretações encontradas. Para tanto, selecionou-se uma obra tradicional do repertório sinfônico romântico: a Sinfonia nº 2, op. 73, em Ré maior, de Johannes Brahms. Foram realizados três estudos analíticos completos de seus 4 Movimentos: Análise Formal, de acordo com Arnold Schönberg (1996), William Caplin (1998), Charles Rosen (1988) e James Hepokoski e Warren Darcy (2006); Análise Motívica, segundo Rudolph Reti (1978); e, por fim, Análise Schenkeriana, conforme Heinrich Schenker (1935), Allen Forte e Steven Gilbert (1982), Felix Salzer (1982) e David Neumeyer e Susan Tepping (1992). Posteriormente, os dados encontrados foram comparados, procurando indicar algumas possibilidades de leitura da obra por meio da intersecção das visões específicas. Ao final, esses resultados analíticos foram confrontados com três gravações realizadas por diferentes orquestras, em épocas distintas, tendo à frente regentes reconhecidos como grandes intérpretes da obra de Brahms: Orquestra Sinfônica Columbia, Bruno Walter (1960), Orquestra Filarmônica de Berlim, Claudio Abbado (1989) e Orquestra Sinfônica de Boston, Andris Nelsons (2017). Observou-se se essas performances teriam afinidades com as posturas analíticas estudadas, e verificou-se em quais aspectos as considerações advindas das inter-relações entre procedimentos analíticos poderiam indicar diferentes concepções estético-formais para as interpretações analisadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-19T18:37:31Z
2019-03-19T18:37:31Z
2019-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181083
000913897
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/181083
identifier_str_mv 000913897
33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650189415677952