A Formação de professores universitários nos cursos de pós-graduação em educação das universidades estaduais paulistas: políticas e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wiezzel, Andréia Cristiane Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102254
Resumo: Esta tese resulta de uma investigação que tem por foco o estudo acerca de quanto e como os Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação das Universidades Estaduais Paulistas contribuem na formação de seus alunos enquanto professores universitários. Os dados coletados são oriundos de análise documental, questionários e entrevistas informais com alunos dos três Programas de Pós-Graduação em Educação em questão. Nesta coleta de dados foram priorizados três aspectos do problema: as necessidades de formação dos pós-graduandos enquanto professores universitários, a atuação dos Programas quanto a esta formação e a opinião dos pós-graduandos sobre as contribuições do Programa em sua formação docente. O trabalho demonstra a ocorrência de esforços dos Programas quanto à formação docente universitária e aponta algumas sugestões que possam vir a desencadear pesquisas futuras, bem como auxiliar na discussão a respeito da formação do professor universitário nos cursos de Pós-Graduação em Educação, e nas Pós-Graduações de forma mais geral.
id UNSP_b993bf951ab911404c0d6dd339c5d427
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102254
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Formação de professores universitários nos cursos de pós-graduação em educação das universidades estaduais paulistas: políticas e práticasProfessores universitáriosEnsino superiorUniversidades e faculdades - Pós-graduação - São Paulo (Estado)Professor universitárioUniversity professorProfessor trainingPost-Graduate StudiesHigher EducationEsta tese resulta de uma investigação que tem por foco o estudo acerca de quanto e como os Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação das Universidades Estaduais Paulistas contribuem na formação de seus alunos enquanto professores universitários. Os dados coletados são oriundos de análise documental, questionários e entrevistas informais com alunos dos três Programas de Pós-Graduação em Educação em questão. Nesta coleta de dados foram priorizados três aspectos do problema: as necessidades de formação dos pós-graduandos enquanto professores universitários, a atuação dos Programas quanto a esta formação e a opinião dos pós-graduandos sobre as contribuições do Programa em sua formação docente. O trabalho demonstra a ocorrência de esforços dos Programas quanto à formação docente universitária e aponta algumas sugestões que possam vir a desencadear pesquisas futuras, bem como auxiliar na discussão a respeito da formação do professor universitário nos cursos de Pós-Graduação em Educação, e nas Pós-Graduações de forma mais geral.This thesis is the result of an investigation that focus on how and how much the Post-Graduate Programs on Education of USP, UNICAMP and UNESP, the three State Universities in São Paulo State, contribute in the training of their students as University Professors. The techniques that were used to collect the data were documental analysis, questionnaries and intervieus with students of the three Programs. Three aspects of the problem were stressed: the necessities of the training of the post-graduate students as University Professors, from the Programs act on this training, and the opinion of the students about the contributions of the Program about his/her training. This work demonstrates the occurrence of efforts by the Programs on the training of University Professors and points out some suggestions that can trigger future researches, as well as contribute in the question of the training of Professors in the Post-Graduate Programs on Education and in other Post-Graduate Programs.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Wiezzel, Andréia Cristiane Silva [UNESP]2014-06-11T19:31:45Z2014-06-11T19:31:45Z2005-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2 v. : il. color., graf., tab. estat. + anexoapplication/pdfWIEZZEL, Andréia Cristiane Silva. A Formação de professores universitários nos cursos de pós-graduação em educação das universidades estaduais paulistas: políticas e práticas. 2005. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.http://hdl.handle.net/11449/102254000290842wiezzel_acs_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:36:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102254Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação de professores universitários nos cursos de pós-graduação em educação das universidades estaduais paulistas: políticas e práticas
title A Formação de professores universitários nos cursos de pós-graduação em educação das universidades estaduais paulistas: políticas e práticas
spellingShingle A Formação de professores universitários nos cursos de pós-graduação em educação das universidades estaduais paulistas: políticas e práticas
Wiezzel, Andréia Cristiane Silva [UNESP]
Professores universitários
Ensino superior
Universidades e faculdades - Pós-graduação - São Paulo (Estado)
Professor universitário
University professor
Professor training
Post-Graduate Studies
Higher Education
title_short A Formação de professores universitários nos cursos de pós-graduação em educação das universidades estaduais paulistas: políticas e práticas
title_full A Formação de professores universitários nos cursos de pós-graduação em educação das universidades estaduais paulistas: políticas e práticas
title_fullStr A Formação de professores universitários nos cursos de pós-graduação em educação das universidades estaduais paulistas: políticas e práticas
title_full_unstemmed A Formação de professores universitários nos cursos de pós-graduação em educação das universidades estaduais paulistas: políticas e práticas
title_sort A Formação de professores universitários nos cursos de pós-graduação em educação das universidades estaduais paulistas: políticas e práticas
author Wiezzel, Andréia Cristiane Silva [UNESP]
author_facet Wiezzel, Andréia Cristiane Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Wiezzel, Andréia Cristiane Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores universitários
Ensino superior
Universidades e faculdades - Pós-graduação - São Paulo (Estado)
Professor universitário
University professor
Professor training
Post-Graduate Studies
Higher Education
topic Professores universitários
Ensino superior
Universidades e faculdades - Pós-graduação - São Paulo (Estado)
Professor universitário
University professor
Professor training
Post-Graduate Studies
Higher Education
description Esta tese resulta de uma investigação que tem por foco o estudo acerca de quanto e como os Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação das Universidades Estaduais Paulistas contribuem na formação de seus alunos enquanto professores universitários. Os dados coletados são oriundos de análise documental, questionários e entrevistas informais com alunos dos três Programas de Pós-Graduação em Educação em questão. Nesta coleta de dados foram priorizados três aspectos do problema: as necessidades de formação dos pós-graduandos enquanto professores universitários, a atuação dos Programas quanto a esta formação e a opinião dos pós-graduandos sobre as contribuições do Programa em sua formação docente. O trabalho demonstra a ocorrência de esforços dos Programas quanto à formação docente universitária e aponta algumas sugestões que possam vir a desencadear pesquisas futuras, bem como auxiliar na discussão a respeito da formação do professor universitário nos cursos de Pós-Graduação em Educação, e nas Pós-Graduações de forma mais geral.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-02
2014-06-11T19:31:45Z
2014-06-11T19:31:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WIEZZEL, Andréia Cristiane Silva. A Formação de professores universitários nos cursos de pós-graduação em educação das universidades estaduais paulistas: políticas e práticas. 2005. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/102254
000290842
wiezzel_acs_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv WIEZZEL, Andréia Cristiane Silva. A Formação de professores universitários nos cursos de pós-graduação em educação das universidades estaduais paulistas: políticas e práticas. 2005. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.
000290842
wiezzel_acs_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/102254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2 v. : il. color., graf., tab. estat. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128138723459072