O ensino da filosofia segundo Hegel: contribuições para a atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novelli, Pedro Geraldo Aparecido [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732005000200009
http://hdl.handle.net/11449/28233
Resumo: É possível ensinar filosofia? O filósofo alemão G. W. F. Hegel (1770-1831) não somente responde afirmativamente à questão posta, como também indica o que deve ser ensinado e como em filosofia. A resposta hegeliana tem como fonte sua atividade como diretor do ginásio de Nürnberg, onde ele procura estabelecer diretrizes e procedimentos para que a filosofia seja ensinada aos jovens. Segundo Hegel, a filosofia sempre é pertinente na medida em que se manifesta sobre o que é fundamental para o homem, isto é, sobre sua vida com as questões que lhe dizem respeito. Para tanto, a filosofia deve assumir o homem como seu objeto de consideração. Isto deve resultar na apreciação da realidade humana para que a partir dela sejam levados e elevados à sua maior e melhor compreensão pela reflexão e pela especulação. Tais habilidades não são adquiridas senão pelo contato direto com a filosofia em sua especificidade na sua produção histórica, ou seja, nos textos. Conhecer a história da filosofia já é aprender filosofia, mas tal aprendizagem necessita da mediação do professor. A mediação se faz necessária, pois a aprendizagem não é natural e, portanto, não se dá espontaneamente. Aprender é sempre aprender com alguém.
id UNSP_b9b1f104222f85b4d48c5e70459c4255
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28233
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino da filosofia segundo Hegel: contribuições para a atualidadeThe teaching of philosophy according to HegelabstraçãodialéticaespeculaçãoResumoiondialecticspeculationÉ possível ensinar filosofia? O filósofo alemão G. W. F. Hegel (1770-1831) não somente responde afirmativamente à questão posta, como também indica o que deve ser ensinado e como em filosofia. A resposta hegeliana tem como fonte sua atividade como diretor do ginásio de Nürnberg, onde ele procura estabelecer diretrizes e procedimentos para que a filosofia seja ensinada aos jovens. Segundo Hegel, a filosofia sempre é pertinente na medida em que se manifesta sobre o que é fundamental para o homem, isto é, sobre sua vida com as questões que lhe dizem respeito. Para tanto, a filosofia deve assumir o homem como seu objeto de consideração. Isto deve resultar na apreciação da realidade humana para que a partir dela sejam levados e elevados à sua maior e melhor compreensão pela reflexão e pela especulação. Tais habilidades não são adquiridas senão pelo contato direto com a filosofia em sua especificidade na sua produção histórica, ou seja, nos textos. Conhecer a história da filosofia já é aprender filosofia, mas tal aprendizagem necessita da mediação do professor. A mediação se faz necessária, pois a aprendizagem não é natural e, portanto, não se dá espontaneamente. Aprender é sempre aprender com alguém.Is it possible to teach philosophy? The German philosopher G. W. F. Hegel (1770-1831) not only answers positively to such question but also indicates what has to be taught in philosophy and how. Hegel's answer has as its source his activity in the High School of Nürnberg where he searches to establish the aims and the procedures so that philosophy may be taught to the young people. According to Hegel philosophy is always meaningful when it considers what is basic for men, i.e., their life with all the questions related to it. In this way philosophy has to assume the man as its object. This ends up in the consideration of the human reality as it is so that it may be better and deeper understood through reflection and speculation. These abilities can only be obtained by the direct contact with philosophy itself in what is its specifications in its historical production or in other words, its texts. To know the history of philosophy is already to learn philosophy but such learning process needs the mediation of a teacher because one does not learn naturally nor spontaneously . To learn is to learn together with someone else.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de FilosofiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Novelli, Pedro Geraldo Aparecido [UNESP]2014-05-20T15:12:01Z2014-05-20T15:12:01Z2005-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article129-148application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732005000200009Trans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 28, n. 2, p. 129-148, 2005.0101-3173http://hdl.handle.net/11449/2823310.1590/S0101-31732005000200009S0101-31732005000200009S0101-31732005000200009.pdf28882620067461060000-0001-7750-7246SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporTrans/Form/Ação0,100info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-19T06:09:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28233Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-19T06:09:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da filosofia segundo Hegel: contribuições para a atualidade
The teaching of philosophy according to Hegel
title O ensino da filosofia segundo Hegel: contribuições para a atualidade
spellingShingle O ensino da filosofia segundo Hegel: contribuições para a atualidade
Novelli, Pedro Geraldo Aparecido [UNESP]
abstração
dialética
especulação
Resumoion
dialectic
speculation
title_short O ensino da filosofia segundo Hegel: contribuições para a atualidade
title_full O ensino da filosofia segundo Hegel: contribuições para a atualidade
title_fullStr O ensino da filosofia segundo Hegel: contribuições para a atualidade
title_full_unstemmed O ensino da filosofia segundo Hegel: contribuições para a atualidade
title_sort O ensino da filosofia segundo Hegel: contribuições para a atualidade
author Novelli, Pedro Geraldo Aparecido [UNESP]
author_facet Novelli, Pedro Geraldo Aparecido [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Novelli, Pedro Geraldo Aparecido [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv abstração
dialética
especulação
Resumoion
dialectic
speculation
topic abstração
dialética
especulação
Resumoion
dialectic
speculation
description É possível ensinar filosofia? O filósofo alemão G. W. F. Hegel (1770-1831) não somente responde afirmativamente à questão posta, como também indica o que deve ser ensinado e como em filosofia. A resposta hegeliana tem como fonte sua atividade como diretor do ginásio de Nürnberg, onde ele procura estabelecer diretrizes e procedimentos para que a filosofia seja ensinada aos jovens. Segundo Hegel, a filosofia sempre é pertinente na medida em que se manifesta sobre o que é fundamental para o homem, isto é, sobre sua vida com as questões que lhe dizem respeito. Para tanto, a filosofia deve assumir o homem como seu objeto de consideração. Isto deve resultar na apreciação da realidade humana para que a partir dela sejam levados e elevados à sua maior e melhor compreensão pela reflexão e pela especulação. Tais habilidades não são adquiridas senão pelo contato direto com a filosofia em sua especificidade na sua produção histórica, ou seja, nos textos. Conhecer a história da filosofia já é aprender filosofia, mas tal aprendizagem necessita da mediação do professor. A mediação se faz necessária, pois a aprendizagem não é natural e, portanto, não se dá espontaneamente. Aprender é sempre aprender com alguém.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01
2014-05-20T15:12:01Z
2014-05-20T15:12:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732005000200009
Trans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 28, n. 2, p. 129-148, 2005.
0101-3173
http://hdl.handle.net/11449/28233
10.1590/S0101-31732005000200009
S0101-31732005000200009
S0101-31732005000200009.pdf
2888262006746106
0000-0001-7750-7246
url http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732005000200009
http://hdl.handle.net/11449/28233
identifier_str_mv Trans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 28, n. 2, p. 129-148, 2005.
0101-3173
10.1590/S0101-31732005000200009
S0101-31732005000200009
S0101-31732005000200009.pdf
2888262006746106
0000-0001-7750-7246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Trans/Form/Ação
0,100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129-148
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Filosofia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Filosofia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964991360598016