Construcionismo, conhecimentos docentes e GeoGebra: uma experiência envolvendo licenciandos em Matemática e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Idem, Rita de Cássia [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152415
Resumo: Esta pesquisa teve como cenário de investigação um curso de extensão universitária, do qual participaram licenciandos em Matemática e professores. O curso se deu por meio de investigações de atividades sobre Geometria Plana e Geometria Espacial com o uso do software GeoGebra e discussões sobre a integração de tecnologias digitais no ensino. Nesse contexto, o objetivo foi identificar e analisar conhecimentos que emergiram durante o curso de extensão universitária, bem como, investigar os contextos em que essa emergência ocorreu. Sendo assim, a pergunta que norteou esta pesquisa foi: Que conhecimentos docentes emergem quando licenciandos em Matemática e professores exploram atividades de Geometria utilizando o GeoGebra? Este estudo apoiou-se teoricamente no Construcionismo, e nos Conhecimentos Docentes, principalmente em relação ao construto teórico Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo (TPACK). A produção de dados se deu por meio de filmagens dos encontros do curso, da gravação da tela do computador, da coleta de atividades escritas dos participantes, do desenvolvimento de atividades pelos participantes e de entrevistas semiestruturadas com os mesmos. A análise dos dados evidenciou dois momentos distintos: um momento em que ocorriam Ciclos de Ações construcionistas e emergiam Conhecimentos Tecnológicos, de Conteúdo e suas articulações, caracterizado pela exploração das atividades do curso; em outro momento emergiam Conhecimentos Pedagógicos, Tecnológicos Pedagógicos, Tecnológicos Pedagógicos de Conteúdo e conhecimentos referentes ao contexto educacional, caracterizado pelas discussões no curso, pelas entrevistas e pelo desenvolvimento de atividades. Os resultados evidenciaram que durante o curso houve a emergência de conhecimentos necessários à integração das tecnologias digitais no ensino, os quais se relacionaram à experimentação geométrica com o GeoGebra, à aprendizagem construcionista e a possíveis obstáculos à integração das tecnologias digitais no ensino. Dessa maneira, este estudo buscou contribuir com discussões sobre a articulação teórica Construcionismo-TPACK na aprendizagem docente e sobre perspectivas de sua influência na formação de professores de Matemática.
id UNSP_b9cac56e986e3bae13b3705fc6851c08
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152415
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Construcionismo, conhecimentos docentes e GeoGebra: uma experiência envolvendo licenciandos em Matemática e professoresConstructionism, teaching knowledge and GeoGebra: an experience involving undergraduate Mathematics students and teachersTecnologias digitaisGeometrias plana e espacialConstrucionismoTPACKFormação de professoresDigital technologiesPlane and space geometriesConstructionismTeacher educationEsta pesquisa teve como cenário de investigação um curso de extensão universitária, do qual participaram licenciandos em Matemática e professores. O curso se deu por meio de investigações de atividades sobre Geometria Plana e Geometria Espacial com o uso do software GeoGebra e discussões sobre a integração de tecnologias digitais no ensino. Nesse contexto, o objetivo foi identificar e analisar conhecimentos que emergiram durante o curso de extensão universitária, bem como, investigar os contextos em que essa emergência ocorreu. Sendo assim, a pergunta que norteou esta pesquisa foi: Que conhecimentos docentes emergem quando licenciandos em Matemática e professores exploram atividades de Geometria utilizando o GeoGebra? Este estudo apoiou-se teoricamente no Construcionismo, e nos Conhecimentos Docentes, principalmente em relação ao construto teórico Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo (TPACK). A produção de dados se deu por meio de filmagens dos encontros do curso, da gravação da tela do computador, da coleta de atividades escritas dos participantes, do desenvolvimento de atividades pelos participantes e de entrevistas semiestruturadas com os mesmos. A análise dos dados evidenciou dois momentos distintos: um momento em que ocorriam Ciclos de Ações construcionistas e emergiam Conhecimentos Tecnológicos, de Conteúdo e suas articulações, caracterizado pela exploração das atividades do curso; em outro momento emergiam Conhecimentos Pedagógicos, Tecnológicos Pedagógicos, Tecnológicos Pedagógicos de Conteúdo e conhecimentos referentes ao contexto educacional, caracterizado pelas discussões no curso, pelas entrevistas e pelo desenvolvimento de atividades. Os resultados evidenciaram que durante o curso houve a emergência de conhecimentos necessários à integração das tecnologias digitais no ensino, os quais se relacionaram à experimentação geométrica com o GeoGebra, à aprendizagem construcionista e a possíveis obstáculos à integração das tecnologias digitais no ensino. Dessa maneira, este estudo buscou contribuir com discussões sobre a articulação teórica Construcionismo-TPACK na aprendizagem docente e sobre perspectivas de sua influência na formação de professores de Matemática.This research had as an investigation scenario a university extension course, which was attended by future Mathematics teachers and teachers. The course took place through investigations of activities about Plane Geometry and Space Geometry with the using of GeoGebra software and discussions about the integration of digital technologies in teaching. In this context, the objective was to identify and analyze knowledge that emerged during the university extension course, as well as to investigate the contexts in which this emergence occurred. Thus, the question that guided this research was: What teaching knowledge emerge when undergraduate Mathematics students and teachers explore Geometry activities using GeoGebra? This study was theoretically based on Constructionism, and on Teaching Knowledge, mainly in relation to the theoretical construct Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK). The production of data took place through the filming of the course meetings, the recording of the computer screen, the collection of written activities of the participants, the development of activities by the participants and semi-structured interviews with them. The analysis of the data revealed two distinct moments: a moment in which constructionist Cycles of Actions occurred and Technological Knowledge, Content Knowledge and their articulations emerged, characterized by the exploration of the activities of the course; In another moment emerged Pedagogical Knowledge, Technological Pedagogical Knowledge, Technological Pedagogical Content Knowledge and knowledge regarding the educational context, characterized by the discussions in the course, the interviews and the development of activities. The results evidenced that during the course there was the emergence of the necessary knowledge to integrate digital technologies in teaching, which were related to geometric experimentation with GeoGebra, constructionist learning and possible constraints to the integration of digital technologies in teaching. In this way, this study sought to contribute with discussions about the theoretical articulation of Constructionism-TPACK in teacher learning and on the perspectives of its influence in the Mathematics Teachers’ Education.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Idem, Rita de Cássia [UNESP]2018-01-05T10:59:25Z2018-01-05T10:59:25Z2017-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15241500089550633004137031P749140703550403980000-0002-5810-2259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-14T06:21:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152415Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:19:42.512411Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construcionismo, conhecimentos docentes e GeoGebra: uma experiência envolvendo licenciandos em Matemática e professores
Constructionism, teaching knowledge and GeoGebra: an experience involving undergraduate Mathematics students and teachers
title Construcionismo, conhecimentos docentes e GeoGebra: uma experiência envolvendo licenciandos em Matemática e professores
spellingShingle Construcionismo, conhecimentos docentes e GeoGebra: uma experiência envolvendo licenciandos em Matemática e professores
Idem, Rita de Cássia [UNESP]
Tecnologias digitais
Geometrias plana e espacial
Construcionismo
TPACK
Formação de professores
Digital technologies
Plane and space geometries
Constructionism
Teacher education
title_short Construcionismo, conhecimentos docentes e GeoGebra: uma experiência envolvendo licenciandos em Matemática e professores
title_full Construcionismo, conhecimentos docentes e GeoGebra: uma experiência envolvendo licenciandos em Matemática e professores
title_fullStr Construcionismo, conhecimentos docentes e GeoGebra: uma experiência envolvendo licenciandos em Matemática e professores
title_full_unstemmed Construcionismo, conhecimentos docentes e GeoGebra: uma experiência envolvendo licenciandos em Matemática e professores
title_sort Construcionismo, conhecimentos docentes e GeoGebra: uma experiência envolvendo licenciandos em Matemática e professores
author Idem, Rita de Cássia [UNESP]
author_facet Idem, Rita de Cássia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Idem, Rita de Cássia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Geometrias plana e espacial
Construcionismo
TPACK
Formação de professores
Digital technologies
Plane and space geometries
Constructionism
Teacher education
topic Tecnologias digitais
Geometrias plana e espacial
Construcionismo
TPACK
Formação de professores
Digital technologies
Plane and space geometries
Constructionism
Teacher education
description Esta pesquisa teve como cenário de investigação um curso de extensão universitária, do qual participaram licenciandos em Matemática e professores. O curso se deu por meio de investigações de atividades sobre Geometria Plana e Geometria Espacial com o uso do software GeoGebra e discussões sobre a integração de tecnologias digitais no ensino. Nesse contexto, o objetivo foi identificar e analisar conhecimentos que emergiram durante o curso de extensão universitária, bem como, investigar os contextos em que essa emergência ocorreu. Sendo assim, a pergunta que norteou esta pesquisa foi: Que conhecimentos docentes emergem quando licenciandos em Matemática e professores exploram atividades de Geometria utilizando o GeoGebra? Este estudo apoiou-se teoricamente no Construcionismo, e nos Conhecimentos Docentes, principalmente em relação ao construto teórico Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo (TPACK). A produção de dados se deu por meio de filmagens dos encontros do curso, da gravação da tela do computador, da coleta de atividades escritas dos participantes, do desenvolvimento de atividades pelos participantes e de entrevistas semiestruturadas com os mesmos. A análise dos dados evidenciou dois momentos distintos: um momento em que ocorriam Ciclos de Ações construcionistas e emergiam Conhecimentos Tecnológicos, de Conteúdo e suas articulações, caracterizado pela exploração das atividades do curso; em outro momento emergiam Conhecimentos Pedagógicos, Tecnológicos Pedagógicos, Tecnológicos Pedagógicos de Conteúdo e conhecimentos referentes ao contexto educacional, caracterizado pelas discussões no curso, pelas entrevistas e pelo desenvolvimento de atividades. Os resultados evidenciaram que durante o curso houve a emergência de conhecimentos necessários à integração das tecnologias digitais no ensino, os quais se relacionaram à experimentação geométrica com o GeoGebra, à aprendizagem construcionista e a possíveis obstáculos à integração das tecnologias digitais no ensino. Dessa maneira, este estudo buscou contribuir com discussões sobre a articulação teórica Construcionismo-TPACK na aprendizagem docente e sobre perspectivas de sua influência na formação de professores de Matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-07
2018-01-05T10:59:25Z
2018-01-05T10:59:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152415
000895506
33004137031P7
4914070355040398
0000-0002-5810-2259
url http://hdl.handle.net/11449/152415
identifier_str_mv 000895506
33004137031P7
4914070355040398
0000-0002-5810-2259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129188474912768