A vida invisível de Eurídice Gusmão e a representação feminina: Um comparativo entre o livro de Martha Batalha e o filme de Karim Aïnouz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/257265 |
Resumo: | Apresentando como corpus de pesquisa o romance A vida invisível de Eurídice Gusmão, publicado em 2016 pela autora Martha Batalha, e sua adaptação para o cinema, filme homônimo, de 2019, realizado pelo diretor Karim Aïnouz, o presente trabalho tem o objetivo de realizar uma análise das obras com foco na forma como o feminino é representado em ambas. A ideia é analisar a partir da palavra, da imagem e do som como se manifestam as violências de gênero que acometem as irmãs Eurídice e Guida, e que se intensificam quando se estabelece entre elas uma distinção de classe. Ambientado no Rio de Janeiro dos anos 1950, o enredo se desenvolve em torno de duas protagonistas, filhas de portugueses de classe média baixa. Enquanto Eurídice é cooptada por um sistema patriarcal que transforma seu casamento em uma aliança comercial, Guida segue outro caminho. Após ser abandonada grávida pelo namorado e expulsa de casa pelo pai, se vê sozinha diante de um futuro que só lhe reserva desafios e adversidades. Tanto no texto-fonte quanto na adaptação, as figuras masculinas inseridas na narrativa articulam o afastamento das duas irmãs, sendo assim responsáveis pelas desventuras que acometem seus destinos. Sob uma perspectiva materialista histórica dialética de análise da forma, a pesquisa pretende investigar como elementos comuns se manifestam em cada meio e como cada linguagem se articula na construção das obras. |
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A vida invisível de Eurídice Gusmão e a representação feminina: Um comparativo entre o livro de Martha Batalha e o filme de Karim AïnouzThe invisible life of Eurídice Gusmão and female representation: A comparison between Martha Batalha's book and Karim Aïnouz's filmCinemaAdaptações para o cinemaCinema e literaturaCinema e mulheresFeminismoFemale RepresentationBrazilian CinemaBrazilian LiteratureAdaptationApresentando como corpus de pesquisa o romance A vida invisível de Eurídice Gusmão, publicado em 2016 pela autora Martha Batalha, e sua adaptação para o cinema, filme homônimo, de 2019, realizado pelo diretor Karim Aïnouz, o presente trabalho tem o objetivo de realizar uma análise das obras com foco na forma como o feminino é representado em ambas. A ideia é analisar a partir da palavra, da imagem e do som como se manifestam as violências de gênero que acometem as irmãs Eurídice e Guida, e que se intensificam quando se estabelece entre elas uma distinção de classe. Ambientado no Rio de Janeiro dos anos 1950, o enredo se desenvolve em torno de duas protagonistas, filhas de portugueses de classe média baixa. Enquanto Eurídice é cooptada por um sistema patriarcal que transforma seu casamento em uma aliança comercial, Guida segue outro caminho. Após ser abandonada grávida pelo namorado e expulsa de casa pelo pai, se vê sozinha diante de um futuro que só lhe reserva desafios e adversidades. Tanto no texto-fonte quanto na adaptação, as figuras masculinas inseridas na narrativa articulam o afastamento das duas irmãs, sendo assim responsáveis pelas desventuras que acometem seus destinos. Sob uma perspectiva materialista histórica dialética de análise da forma, a pesquisa pretende investigar como elementos comuns se manifestam em cada meio e como cada linguagem se articula na construção das obras.Based on the novel “The invisible life of Eurídice Gusmão”, published in 2016 by Martha Batalha, and its film adaptation, with the same name, from 2019, directed by Karim Aïnouz, the present work intends to execute an analysis of works focusing on the way the feminine is represented in both. The idea is to analyze, using words, images and sounds, how the gender violence that affects the sisters Eurídice and Guida manifests itself, and which intensifies when a class distinction is established between them. Set in Rio de Janeiro in the 1950s, the protagonists are daughters of a poor Portuguese baker. While Eurídice is forced to get married to strengthen her father’s business alliances, Guida follows another path. After being abandoned by her boyfriend and kicked out of the house by her father, she finds herself alone, pregnant, faced with a future that only holds challenges and adversities for her. Both in the romance and in the film, the male figures inserted in the narrative articulate the separation of the two sisters, so being responsible for the misadventures that befall their destinies. From a materialist perspective of form analysis, the research intends to investigate how common elements manifest themselves in each device and how each language is articulated in the construction of the works.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mauro, Claudia Fernanda de Campos [UNESP]Franco, Camila Freitas [UNESP]2024-09-02T14:57:19Z2024-09-02T14:57:19Z2024-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25726533004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-09T12:25:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/257265Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-09T12:25:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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