Absenteísmo, presenteísmo e suas implicações na saúde de professores de ensino médio e técnico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204064 |
Resumo: | O presenteísmo acomete a saúde dos trabalhadores, considerado um fenômeno relativamente novo e estudos abordando esse tema são escassos. Observa-se que o presenteísmo vai além de estar presente no ambiente de trabalho sem suas condições plenas de saúde física e mental, ele é o estar presente por uma cultura que o trabalhador carrega, de experiências internas a externas, principalmente quando se trata dos professores. O presente estudo teve como objetivo analisar as implicações do absenteísmo e compreender o presenteísmo de professores de uma Escola Pública de Ensino Médio e Técnico na cidade de São Paulo. A metodologia foi a pesquisa de múltiplos métodos, combinando abordagens quantitativas e qualitativas em uma mesma investigação. Na etapa quantitativa foi aplicado um questionário para verificar os dados sobre afastamentos e na etapa qualitativa utilizado o Método de Análise de Conteúdo de Bardin com amostra intencional de 20 professores participantes que foram convidados de forma aleatória. Os resultados encontrados demonstraram que o predomínio do absenteísmo é de curta duração e os motivos são por doenças osteomusculares e respiratórias, na etapa qualitativa foram encontradas questões relacionadas a organização do trabalho e a relação do indivíduo com o trabalho propriamente dito. Concluiu-se que o absenteísmo dos professores ocorre em situações em que exista alguma limitação física e o presenteísmo envolve questões pessoais, financeiras e socioculturais, além de fatores da organização que levam o professor a trabalhar sem condições de saúde para cumprirem suas funções no trabalho. |
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Absenteísmo, presenteísmo e suas implicações na saúde de professores de ensino médio e técnicoAbsenteeism, presenteeism and its implications in the health of high school and technical teachersAbsenteísmoPresenteísmoSaúde públicaEnsino técnicoDocentesAbsenteeismTeachersPresenteeismPublic healthTechnical educationO presenteísmo acomete a saúde dos trabalhadores, considerado um fenômeno relativamente novo e estudos abordando esse tema são escassos. Observa-se que o presenteísmo vai além de estar presente no ambiente de trabalho sem suas condições plenas de saúde física e mental, ele é o estar presente por uma cultura que o trabalhador carrega, de experiências internas a externas, principalmente quando se trata dos professores. O presente estudo teve como objetivo analisar as implicações do absenteísmo e compreender o presenteísmo de professores de uma Escola Pública de Ensino Médio e Técnico na cidade de São Paulo. A metodologia foi a pesquisa de múltiplos métodos, combinando abordagens quantitativas e qualitativas em uma mesma investigação. Na etapa quantitativa foi aplicado um questionário para verificar os dados sobre afastamentos e na etapa qualitativa utilizado o Método de Análise de Conteúdo de Bardin com amostra intencional de 20 professores participantes que foram convidados de forma aleatória. Os resultados encontrados demonstraram que o predomínio do absenteísmo é de curta duração e os motivos são por doenças osteomusculares e respiratórias, na etapa qualitativa foram encontradas questões relacionadas a organização do trabalho e a relação do indivíduo com o trabalho propriamente dito. Concluiu-se que o absenteísmo dos professores ocorre em situações em que exista alguma limitação física e o presenteísmo envolve questões pessoais, financeiras e socioculturais, além de fatores da organização que levam o professor a trabalhar sem condições de saúde para cumprirem suas funções no trabalho.Presenteeism affects workers' health, considered a relatively new phenomenon and studies addressing this theme are scarce. It is observed that presenteeism goes beyond being present in the work environment without its full physical and mental health conditions, it is the being present for a culture that the worker carries, from internal to external experiences, especially when it comes to teachers. The present study aimed to analyze the implications of absenteeism and understand the presenteeism of teachers of a Public High School and Technician in the city of São Paulo. The methodology was the research of multiple methods, combining quantitative and qualitative approaches in the same investigation. In the quantitative phase, a questionnaire was applied to verify the data on absences and in the qualitative phase used the Bardin Content Analysis Method with an intentional sample of 20 participating teachers who were randomly invited. The results showed that the predominance of absenteeism is short-lived, and the reasons are for musculoskeletal and respiratory diseases, in the qualitative phase, questions related to work organization and the relationship of the individual with the work itself were found. It was concluded that teachers' absenteeism occurs in situations where there is some physical limitation and presenteeism involves, personal, financial and sociocultural issues, as well as factors of the organization that lead the teacher to work without health conditions to fulfill their functions at work.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Juliani, Carmen Maria Casquel Monti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Tatiana Varejão2021-03-10T18:37:38Z2021-03-10T18:37:38Z2021-01-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20406433004064078P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-04T13:10:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204064Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-04T13:10:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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