Da análise, a teoria: Antonio Candido e suas concepções de poesia e prosa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236822 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo investigar as concepções de poesia e prosa de Antonio Candido apreendidas no ato da análise literária. Os pressupostos teóricos verificados no livro O estudo analítico do poema (1987) e no ensaio “A personagem do romance” (1968) amparam o exame da recepção crítica de dois poemas – “Versos à boca da noite”, de A rosa do povo (1945) de Carlos Drummond de Andrade, e “O pastor pianista”, de As metamorfoses (1944), de Murilo Mendes – e dois romances – O cortiço (1890), de Aluísio Azevedo, e Caetés (1933), de Graciliano Ramos. O corpus da pesquisa é composto pelos dois textos de caráter teórico e pelos quatro ensaios em que são analisados aqueles textos literários, isto é, “Inquietudes na poesia de Drummond”, “Pastor pianista/pianista pastor”, “De cortiço a cortiço” e “Ficção e confissão”. O crítico estuda os poemas em três etapas – comentário, análise propriamente dita e interpretação – e verifica de que maneira fatores extrínsecos, que se relacionam ao contexto de produção, podem ter condicionado a estrutura dos romances. Ele procede à análise dos dois gêneros de maneira semelhante, embora utilize termos que condizem com as especificidades de cada um. Antonio Candido considera o poema e o romance modos de expressão literária que se diferem em relação ao grau de tensão, mas se aproximam pelo fato de ambos serem pensados sob a perspectiva de uma ideia mais ampla: a sua concepção de literatura. |
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Da análise, a teoria: Antonio Candido e suas concepções de poesia e prosaFrom analysis, the theory: Antonio Candido and his conceptions of poetry and proseLiteratura brasileiraTeoria literária e críticaAntonio CandidoAnálise literáriaPoesia e prosaBrazilian literatureLiterary theory and criticismLiterary analysisPoetry and proseLiteratura brasileñaTeoría literaria y críticaAnálisis literárioPoesía y prosaEsta dissertação tem como objetivo investigar as concepções de poesia e prosa de Antonio Candido apreendidas no ato da análise literária. Os pressupostos teóricos verificados no livro O estudo analítico do poema (1987) e no ensaio “A personagem do romance” (1968) amparam o exame da recepção crítica de dois poemas – “Versos à boca da noite”, de A rosa do povo (1945) de Carlos Drummond de Andrade, e “O pastor pianista”, de As metamorfoses (1944), de Murilo Mendes – e dois romances – O cortiço (1890), de Aluísio Azevedo, e Caetés (1933), de Graciliano Ramos. O corpus da pesquisa é composto pelos dois textos de caráter teórico e pelos quatro ensaios em que são analisados aqueles textos literários, isto é, “Inquietudes na poesia de Drummond”, “Pastor pianista/pianista pastor”, “De cortiço a cortiço” e “Ficção e confissão”. O crítico estuda os poemas em três etapas – comentário, análise propriamente dita e interpretação – e verifica de que maneira fatores extrínsecos, que se relacionam ao contexto de produção, podem ter condicionado a estrutura dos romances. Ele procede à análise dos dois gêneros de maneira semelhante, embora utilize termos que condizem com as especificidades de cada um. Antonio Candido considera o poema e o romance modos de expressão literária que se diferem em relação ao grau de tensão, mas se aproximam pelo fato de ambos serem pensados sob a perspectiva de uma ideia mais ampla: a sua concepção de literatura.Esta disertación tiene como objetivo investigar las concepciones de poesía y prosa de Antonio Cándido aprehendidas en el acto de análisis literario. Los supuestos teóricos verificados en el libro O estudo analítico do poema (1987) y en el ensayo “A personagem do romance” (1968) sustentan el examen de la recepción crítica de dos poemas – “Versos à boca da noite”, de A rosa do povo (1945) de Carlos Drummond de Andrade, y “O pastor pianista”, de As metamorfoses (1944) de Murilo Mendes – y dos novelas – O cortiço (1890), de Aluísio Azevedo, y Caetés (1933), de Graciliano Ramos. El corpus de investigación es compuesto por los dos textos teóricos y los cuatro ensayos en los que se analizan os textos literarios, es decir, “Inquietudes na poesia de Drummond”, “Pastor pianista/pianista pastor”, “De cortiço a cortiço” y “Ficção e confissão”. El crítico examina los poemas en tres etapas – comentario, análisis e interpretación – y verifica cómo factores extrínsecos, que se relacionan con el contexto de producción, pueden haber condicionado la estructura de las novelas. Él procede al análisis de los dos géneros de manera similar, aunque utiliza términos que coinciden con las especificidades de cada uno. Antonio Candido considera que el poema y la novela son modos de expresión literaria que difieren en el grado de tensión, pero que se asemejan porque ambos están pensados desde la perspectiva de una idea más amplia: su concepción de literatura.This dissertation aims to investigate the conceptions of poetry and prose of Antonio Candido apprehended in the act of literary analysis. The theoretical assumptions verified in the book O estudo analítico do poema (1987) and in the essay “A personagem do romance” (1968) support the examination of the critical reception of two poems – “Versos à boca da noite”, from A rosa do povo (1945) by Carlos Drummond de Andrade, and “O pastor pianista”, from As metamorfoses (1944) by Murilo Mendes – and two novels – O cortiço (1890), by Aluísio Azevedo, and Caetés (1933), by Graciliano Ramos. The research corpus is made up of the two theoretical texts and the four essays in which the literary texts are analyzed, that is, “Inquietudes na poesia de Drummond”, “Pastor pianista/pianistapastor”, “De cortiço a cortiço” and “Ficção e confissão”. The critic examines the poems in three stages – commentary, analysis and interpretation – and verifies how extrinsic factors, related to the context of production, may have conditioned the structure of the novels. He analyzes the two genres in a similar way, although he uses terms that coincide with the specificities of each one. Antonio Candido considers that the poem and the novel are modes of literary expression that differ in the degree of tension, but that are similar because both are thought from the perspective of a broader idea: his conception of literature.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pires, Antônio Donizeti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nunes, Lívia Fernandes2022-10-04T21:35:07Z2022-10-04T21:35:07Z2022-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23682233004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:27:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236822Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:48:32.573213Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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