O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abib, Joagda Rezende [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183064
Resumo: O objetivo desta tese foi realizar uma análise de músicas brasileiras populares, de grande sucesso, desde 1950 até o início do século XXI, para descrever a natureza e as mudanças evidenciadas no discurso amoroso durante esse período. Para isso, ancoramos a letra de cada uma das canções que constituem o corpus desta pesquisa em seu momento histórico e realizamos uma análise cognitiva e funcional (retórica), a partir dos frames do auditório da época. O referencial teórico utilizado foi a Linguística Cognitiva, principalmente o conceito de frames, exposto por Robin Lakoff (2000) em seu livro The language war, em que a autora nos fala do senso comum criado por frames semânticos, o que está ligado intrinsecamente a valores e varia de época para época. Para realizar as análises, nos baseamos também no trabalho de Forsyth (2013), de modo a perceber e explicitar a funcionalidade das figuras retóricas de construção usadas nas letras. Assim, foi possível conseguir uma descrição sobre aspectos sociais e emocionais do relacionamento amoroso e entender como as letras de música refletem o senso comum da época em que foram escritas, o que nos mostrou que alguns aspectos sofrem mudanças ao longo do tempo, enquanto outros permanecem iguais. Pudemos perceber, também, a recorrência do uso de figuras de retórica na construção das letras, o que faz com que haja, por parte do auditório, maior aproximação e identificação com as músicas.
id UNSP_badc277120aeef8819a5790d298a1c75
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/183064
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valoresLove in Brazilian music: a cognitive path about frames and valuesAmorLinguística CognitivaFiguras RetóricasFramesMúsica BrasileiraLoveCognitive LinguisticsRethorical FiguresFramesBrazilian MusicO objetivo desta tese foi realizar uma análise de músicas brasileiras populares, de grande sucesso, desde 1950 até o início do século XXI, para descrever a natureza e as mudanças evidenciadas no discurso amoroso durante esse período. Para isso, ancoramos a letra de cada uma das canções que constituem o corpus desta pesquisa em seu momento histórico e realizamos uma análise cognitiva e funcional (retórica), a partir dos frames do auditório da época. O referencial teórico utilizado foi a Linguística Cognitiva, principalmente o conceito de frames, exposto por Robin Lakoff (2000) em seu livro The language war, em que a autora nos fala do senso comum criado por frames semânticos, o que está ligado intrinsecamente a valores e varia de época para época. Para realizar as análises, nos baseamos também no trabalho de Forsyth (2013), de modo a perceber e explicitar a funcionalidade das figuras retóricas de construção usadas nas letras. Assim, foi possível conseguir uma descrição sobre aspectos sociais e emocionais do relacionamento amoroso e entender como as letras de música refletem o senso comum da época em que foram escritas, o que nos mostrou que alguns aspectos sofrem mudanças ao longo do tempo, enquanto outros permanecem iguais. Pudemos perceber, também, a recorrência do uso de figuras de retórica na construção das letras, o que faz com que haja, por parte do auditório, maior aproximação e identificação com as músicas.The aim of this thesis was to analyse Brazilian popular songs, which had great success, recorded from 1950 to the beginning of century XXI, in order to describe the nature and the changes in the discourse of love along this period. For that, we anchored the lyrics which constitute the corpus of this research in their historical moment and did a cognitive and functional (rethorical) analysis, based on the frames and public of each time. The theoretical framework used in this work was Cognitive Linguistics, mailny the concept of frames, discussed by Robin Lakoff (2000) in her book The language war, in which the author talks about the common sense, created by semantic frames, what is intrinsically linked to values and varies from time to time. In order to carry out the analises, we also used the book The elements of Eloquence, wtitten by Forsyth (2013), to help us realize and make explicit the functionality of rethorical figures This way it was possible to make a description of social and emotional aspects of romantic relationships and understand how lyrics show the common sense of the decade in which they were written, what led us to the finding of some aspects change along time, while others remain the same. It was also possible to realizethe recurrence of rethorical figures in the construction of lyrics, what causes more approximation and identificaton from the auditory.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu, Antônio Suárez [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abib, Joagda Rezende [UNESP]2019-07-29T18:44:13Z2019-07-29T18:44:13Z2019-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18306400091877833004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:22:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183064Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:17:26.319803Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valores
Love in Brazilian music: a cognitive path about frames and values
title O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valores
spellingShingle O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valores
Abib, Joagda Rezende [UNESP]
Amor
Linguística Cognitiva
Figuras Retóricas
Frames
Música Brasileira
Love
Cognitive Linguistics
Rethorical Figures
Frames
Brazilian Music
title_short O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valores
title_full O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valores
title_fullStr O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valores
title_full_unstemmed O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valores
title_sort O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valores
author Abib, Joagda Rezende [UNESP]
author_facet Abib, Joagda Rezende [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Antônio Suárez [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Abib, Joagda Rezende [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Amor
Linguística Cognitiva
Figuras Retóricas
Frames
Música Brasileira
Love
Cognitive Linguistics
Rethorical Figures
Frames
Brazilian Music
topic Amor
Linguística Cognitiva
Figuras Retóricas
Frames
Música Brasileira
Love
Cognitive Linguistics
Rethorical Figures
Frames
Brazilian Music
description O objetivo desta tese foi realizar uma análise de músicas brasileiras populares, de grande sucesso, desde 1950 até o início do século XXI, para descrever a natureza e as mudanças evidenciadas no discurso amoroso durante esse período. Para isso, ancoramos a letra de cada uma das canções que constituem o corpus desta pesquisa em seu momento histórico e realizamos uma análise cognitiva e funcional (retórica), a partir dos frames do auditório da época. O referencial teórico utilizado foi a Linguística Cognitiva, principalmente o conceito de frames, exposto por Robin Lakoff (2000) em seu livro The language war, em que a autora nos fala do senso comum criado por frames semânticos, o que está ligado intrinsecamente a valores e varia de época para época. Para realizar as análises, nos baseamos também no trabalho de Forsyth (2013), de modo a perceber e explicitar a funcionalidade das figuras retóricas de construção usadas nas letras. Assim, foi possível conseguir uma descrição sobre aspectos sociais e emocionais do relacionamento amoroso e entender como as letras de música refletem o senso comum da época em que foram escritas, o que nos mostrou que alguns aspectos sofrem mudanças ao longo do tempo, enquanto outros permanecem iguais. Pudemos perceber, também, a recorrência do uso de figuras de retórica na construção das letras, o que faz com que haja, por parte do auditório, maior aproximação e identificação com as músicas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-29T18:44:13Z
2019-07-29T18:44:13Z
2019-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/183064
000918778
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/183064
identifier_str_mv 000918778
33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129305465585664