O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/183064 |
Resumo: | O objetivo desta tese foi realizar uma análise de músicas brasileiras populares, de grande sucesso, desde 1950 até o início do século XXI, para descrever a natureza e as mudanças evidenciadas no discurso amoroso durante esse período. Para isso, ancoramos a letra de cada uma das canções que constituem o corpus desta pesquisa em seu momento histórico e realizamos uma análise cognitiva e funcional (retórica), a partir dos frames do auditório da época. O referencial teórico utilizado foi a Linguística Cognitiva, principalmente o conceito de frames, exposto por Robin Lakoff (2000) em seu livro The language war, em que a autora nos fala do senso comum criado por frames semânticos, o que está ligado intrinsecamente a valores e varia de época para época. Para realizar as análises, nos baseamos também no trabalho de Forsyth (2013), de modo a perceber e explicitar a funcionalidade das figuras retóricas de construção usadas nas letras. Assim, foi possível conseguir uma descrição sobre aspectos sociais e emocionais do relacionamento amoroso e entender como as letras de música refletem o senso comum da época em que foram escritas, o que nos mostrou que alguns aspectos sofrem mudanças ao longo do tempo, enquanto outros permanecem iguais. Pudemos perceber, também, a recorrência do uso de figuras de retórica na construção das letras, o que faz com que haja, por parte do auditório, maior aproximação e identificação com as músicas. |
id |
UNSP_badc277120aeef8819a5790d298a1c75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/183064 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valoresLove in Brazilian music: a cognitive path about frames and valuesAmorLinguística CognitivaFiguras RetóricasFramesMúsica BrasileiraLoveCognitive LinguisticsRethorical FiguresFramesBrazilian MusicO objetivo desta tese foi realizar uma análise de músicas brasileiras populares, de grande sucesso, desde 1950 até o início do século XXI, para descrever a natureza e as mudanças evidenciadas no discurso amoroso durante esse período. Para isso, ancoramos a letra de cada uma das canções que constituem o corpus desta pesquisa em seu momento histórico e realizamos uma análise cognitiva e funcional (retórica), a partir dos frames do auditório da época. O referencial teórico utilizado foi a Linguística Cognitiva, principalmente o conceito de frames, exposto por Robin Lakoff (2000) em seu livro The language war, em que a autora nos fala do senso comum criado por frames semânticos, o que está ligado intrinsecamente a valores e varia de época para época. Para realizar as análises, nos baseamos também no trabalho de Forsyth (2013), de modo a perceber e explicitar a funcionalidade das figuras retóricas de construção usadas nas letras. Assim, foi possível conseguir uma descrição sobre aspectos sociais e emocionais do relacionamento amoroso e entender como as letras de música refletem o senso comum da época em que foram escritas, o que nos mostrou que alguns aspectos sofrem mudanças ao longo do tempo, enquanto outros permanecem iguais. Pudemos perceber, também, a recorrência do uso de figuras de retórica na construção das letras, o que faz com que haja, por parte do auditório, maior aproximação e identificação com as músicas.The aim of this thesis was to analyse Brazilian popular songs, which had great success, recorded from 1950 to the beginning of century XXI, in order to describe the nature and the changes in the discourse of love along this period. For that, we anchored the lyrics which constitute the corpus of this research in their historical moment and did a cognitive and functional (rethorical) analysis, based on the frames and public of each time. The theoretical framework used in this work was Cognitive Linguistics, mailny the concept of frames, discussed by Robin Lakoff (2000) in her book The language war, in which the author talks about the common sense, created by semantic frames, what is intrinsically linked to values and varies from time to time. In order to carry out the analises, we also used the book The elements of Eloquence, wtitten by Forsyth (2013), to help us realize and make explicit the functionality of rethorical figures This way it was possible to make a description of social and emotional aspects of romantic relationships and understand how lyrics show the common sense of the decade in which they were written, what led us to the finding of some aspects change along time, while others remain the same. It was also possible to realizethe recurrence of rethorical figures in the construction of lyrics, what causes more approximation and identificaton from the auditory.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu, Antônio Suárez [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abib, Joagda Rezende [UNESP]2019-07-29T18:44:13Z2019-07-29T18:44:13Z2019-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18306400091877833004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:22:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183064Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:17:26.319803Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valores Love in Brazilian music: a cognitive path about frames and values |
title |
O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valores |
spellingShingle |
O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valores Abib, Joagda Rezende [UNESP] Amor Linguística Cognitiva Figuras Retóricas Frames Música Brasileira Love Cognitive Linguistics Rethorical Figures Frames Brazilian Music |
title_short |
O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valores |
title_full |
O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valores |
title_fullStr |
O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valores |
title_full_unstemmed |
O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valores |
title_sort |
O amor na música brasileira: um percurso cognitivo sobre frames e valores |
author |
Abib, Joagda Rezende [UNESP] |
author_facet |
Abib, Joagda Rezende [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abreu, Antônio Suárez [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abib, Joagda Rezende [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Amor Linguística Cognitiva Figuras Retóricas Frames Música Brasileira Love Cognitive Linguistics Rethorical Figures Frames Brazilian Music |
topic |
Amor Linguística Cognitiva Figuras Retóricas Frames Música Brasileira Love Cognitive Linguistics Rethorical Figures Frames Brazilian Music |
description |
O objetivo desta tese foi realizar uma análise de músicas brasileiras populares, de grande sucesso, desde 1950 até o início do século XXI, para descrever a natureza e as mudanças evidenciadas no discurso amoroso durante esse período. Para isso, ancoramos a letra de cada uma das canções que constituem o corpus desta pesquisa em seu momento histórico e realizamos uma análise cognitiva e funcional (retórica), a partir dos frames do auditório da época. O referencial teórico utilizado foi a Linguística Cognitiva, principalmente o conceito de frames, exposto por Robin Lakoff (2000) em seu livro The language war, em que a autora nos fala do senso comum criado por frames semânticos, o que está ligado intrinsecamente a valores e varia de época para época. Para realizar as análises, nos baseamos também no trabalho de Forsyth (2013), de modo a perceber e explicitar a funcionalidade das figuras retóricas de construção usadas nas letras. Assim, foi possível conseguir uma descrição sobre aspectos sociais e emocionais do relacionamento amoroso e entender como as letras de música refletem o senso comum da época em que foram escritas, o que nos mostrou que alguns aspectos sofrem mudanças ao longo do tempo, enquanto outros permanecem iguais. Pudemos perceber, também, a recorrência do uso de figuras de retórica na construção das letras, o que faz com que haja, por parte do auditório, maior aproximação e identificação com as músicas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-29T18:44:13Z 2019-07-29T18:44:13Z 2019-05-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/183064 000918778 33004030009P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/183064 |
identifier_str_mv |
000918778 33004030009P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129305465585664 |