Construção coletiva de um guia didático sobre duas áreas verdes urbanas de Ilha Solteira (SP)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239177 |
Resumo: | Com o crescente aumento da população, os centros das cidades se expandem e os verdes ficam espalhados em pequenas áreas, como nas chamadas Áreas Verdes Urbanas. Tais áreas, quando próximas às escolas, podem funcionar como espaços de educação não-formal, proporcionando efetiva Educação Ambiental e possibilitando o processo de conscientização em diversos níveis. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo a construção coletiva de um Guia Didático sobre duas Áreas Verdes Urbanas localizadas nas proximidades de duas escolas municipais situadas no município de Ilha Solteira (SP). Para elaboração do Guia, foram realizados levantamentos das espécies de fauna e flora de cada Área Verde Urbana, assim como registros fotográficos in loco. Além disso, também se realizou quatro reuniões remotas, via Google Meet, com as professoras de Educação Ambiental das referidas escolas com horários e dias combinados para construção coletiva do Guia Didático, pensando nos pontos: apresentação e explanação, elaboração da sequência para o Guia Didático, pensar o material e apresentar a proposta do Guia Didático. As reuniões foram gravadas para posterior transcrição e análise por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Foram registradas 24 espécies de plantas entre arbustivas, arbóreas e palmeiras e 15 espécies de animais, assim como feito a ATD das reuniões e, como resultado, se tem a construção coletiva do Guia Didático. Ao final, o Guia irá colaborar com as professoras do Ensino Fundamental I no processo e prática de EA com um material didático acerca dos locais em questão, podendo ser usado posteriormente em outros meios de distribuição, além de contribuir para o levantamento de dados sobre fauna e flora da região e programas no/do município. |
id |
UNSP_bafc99fedc9f4f94e8df97459d807f3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/239177 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Construção coletiva de um guia didático sobre duas áreas verdes urbanas de Ilha Solteira (SP)Collective construction of a didactic guide on two urban greens areas of Ilha Solteira (SP)Educação ambientalMaterial educativoEducação básicaPraçasFlora e fauna urbanaCom o crescente aumento da população, os centros das cidades se expandem e os verdes ficam espalhados em pequenas áreas, como nas chamadas Áreas Verdes Urbanas. Tais áreas, quando próximas às escolas, podem funcionar como espaços de educação não-formal, proporcionando efetiva Educação Ambiental e possibilitando o processo de conscientização em diversos níveis. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo a construção coletiva de um Guia Didático sobre duas Áreas Verdes Urbanas localizadas nas proximidades de duas escolas municipais situadas no município de Ilha Solteira (SP). Para elaboração do Guia, foram realizados levantamentos das espécies de fauna e flora de cada Área Verde Urbana, assim como registros fotográficos in loco. Além disso, também se realizou quatro reuniões remotas, via Google Meet, com as professoras de Educação Ambiental das referidas escolas com horários e dias combinados para construção coletiva do Guia Didático, pensando nos pontos: apresentação e explanação, elaboração da sequência para o Guia Didático, pensar o material e apresentar a proposta do Guia Didático. As reuniões foram gravadas para posterior transcrição e análise por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Foram registradas 24 espécies de plantas entre arbustivas, arbóreas e palmeiras e 15 espécies de animais, assim como feito a ATD das reuniões e, como resultado, se tem a construção coletiva do Guia Didático. Ao final, o Guia irá colaborar com as professoras do Ensino Fundamental I no processo e prática de EA com um material didático acerca dos locais em questão, podendo ser usado posteriormente em outros meios de distribuição, além de contribuir para o levantamento de dados sobre fauna e flora da região e programas no/do município.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Dornfeld, Carolina Buso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Beltrame, Clara Campos2023-01-31T17:13:51Z2023-01-31T17:13:51Z2022-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239177porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-26T06:12:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239177Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:46:11.715359Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção coletiva de um guia didático sobre duas áreas verdes urbanas de Ilha Solteira (SP) Collective construction of a didactic guide on two urban greens areas of Ilha Solteira (SP) |
title |
Construção coletiva de um guia didático sobre duas áreas verdes urbanas de Ilha Solteira (SP) |
spellingShingle |
Construção coletiva de um guia didático sobre duas áreas verdes urbanas de Ilha Solteira (SP) Beltrame, Clara Campos Educação ambiental Material educativo Educação básica Praças Flora e fauna urbana |
title_short |
Construção coletiva de um guia didático sobre duas áreas verdes urbanas de Ilha Solteira (SP) |
title_full |
Construção coletiva de um guia didático sobre duas áreas verdes urbanas de Ilha Solteira (SP) |
title_fullStr |
Construção coletiva de um guia didático sobre duas áreas verdes urbanas de Ilha Solteira (SP) |
title_full_unstemmed |
Construção coletiva de um guia didático sobre duas áreas verdes urbanas de Ilha Solteira (SP) |
title_sort |
Construção coletiva de um guia didático sobre duas áreas verdes urbanas de Ilha Solteira (SP) |
author |
Beltrame, Clara Campos |
author_facet |
Beltrame, Clara Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dornfeld, Carolina Buso [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beltrame, Clara Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Material educativo Educação básica Praças Flora e fauna urbana |
topic |
Educação ambiental Material educativo Educação básica Praças Flora e fauna urbana |
description |
Com o crescente aumento da população, os centros das cidades se expandem e os verdes ficam espalhados em pequenas áreas, como nas chamadas Áreas Verdes Urbanas. Tais áreas, quando próximas às escolas, podem funcionar como espaços de educação não-formal, proporcionando efetiva Educação Ambiental e possibilitando o processo de conscientização em diversos níveis. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo a construção coletiva de um Guia Didático sobre duas Áreas Verdes Urbanas localizadas nas proximidades de duas escolas municipais situadas no município de Ilha Solteira (SP). Para elaboração do Guia, foram realizados levantamentos das espécies de fauna e flora de cada Área Verde Urbana, assim como registros fotográficos in loco. Além disso, também se realizou quatro reuniões remotas, via Google Meet, com as professoras de Educação Ambiental das referidas escolas com horários e dias combinados para construção coletiva do Guia Didático, pensando nos pontos: apresentação e explanação, elaboração da sequência para o Guia Didático, pensar o material e apresentar a proposta do Guia Didático. As reuniões foram gravadas para posterior transcrição e análise por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Foram registradas 24 espécies de plantas entre arbustivas, arbóreas e palmeiras e 15 espécies de animais, assim como feito a ATD das reuniões e, como resultado, se tem a construção coletiva do Guia Didático. Ao final, o Guia irá colaborar com as professoras do Ensino Fundamental I no processo e prática de EA com um material didático acerca dos locais em questão, podendo ser usado posteriormente em outros meios de distribuição, além de contribuir para o levantamento de dados sobre fauna e flora da região e programas no/do município. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-04 2023-01-31T17:13:51Z 2023-01-31T17:13:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/239177 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/239177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128977326309376 |