Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Amanda Ferreira Branco da [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251499
Resumo: A pesquisa do próprio artista acerca de seu processo é de grande importância para a compreensão do processo criativo. Assim, a presente tese tem como objetivo trazer à luz a complexidade do processo das séries de minha produção autoral Grafismo (2008), Serpente (2009), Animus (2012), Matéria e Luz (2014), Religare (2017) e Terra (2022-), esta última ainda em andamento. As obras apresentam em comum a criação de grafismos corporais inspirados em pinturas corporais indígenas; a performatividade para a câmera; a utilização de processos fotográficos históricos (cianotipia, goma bicromatada, Van Dyck brown, papel salgado) e a experimentação em materiais de suporte (papel, tecido, madeira, cerâmica). O desenvolvimento da pesquisa se dá através de narrativa e análise do processo criativo, embasada pela teoria da formatividade de Luigi Pareyson, e pela concepção de criação como rede de Cecília Almeida Salles, além de leitura das próprias obras apresentadas. Técnica e poética parecem entrar em consonância, com procedimentos majoritariamente artesanais, que nos levam à desconexão, por um instante, de fontes externas de informação para uma conexão consigo mesmo.
id UNSP_bb3d85d0ef56610e5f1f093d344f45cf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251499
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricosOn body: designs, performativity and early photographic processesArte e fotografiaPintura corporalArte indígenaFotografia na historiografiaFotografia - Processos de impressãoA pesquisa do próprio artista acerca de seu processo é de grande importância para a compreensão do processo criativo. Assim, a presente tese tem como objetivo trazer à luz a complexidade do processo das séries de minha produção autoral Grafismo (2008), Serpente (2009), Animus (2012), Matéria e Luz (2014), Religare (2017) e Terra (2022-), esta última ainda em andamento. As obras apresentam em comum a criação de grafismos corporais inspirados em pinturas corporais indígenas; a performatividade para a câmera; a utilização de processos fotográficos históricos (cianotipia, goma bicromatada, Van Dyck brown, papel salgado) e a experimentação em materiais de suporte (papel, tecido, madeira, cerâmica). O desenvolvimento da pesquisa se dá através de narrativa e análise do processo criativo, embasada pela teoria da formatividade de Luigi Pareyson, e pela concepção de criação como rede de Cecília Almeida Salles, além de leitura das próprias obras apresentadas. Técnica e poética parecem entrar em consonância, com procedimentos majoritariamente artesanais, que nos levam à desconexão, por um instante, de fontes externas de informação para uma conexão consigo mesmo.The artist's research on one´s own process is of great importance in order to understand the creative process. Thus, this thesis aims to bring to light the complexity of the series of my authorial production creative process: Grafismo (2008), Serpente (2009), Animus (2012), Matéria e Luz (2014), Religare (2017) and Terra (2022-), the last one still in process. The series are made through common processes: creation of body painting designs inspired by indigenous art, performativity for the camera, use of early photographic processes (cyanotype, gum bichromates, Van Dyck brown, salted paper) and experiments with support materials (paper, fabric, wood, ceramics). The research development takes place through creative process narrative and analysis, based on Luigi Pareyson's theory of formativity and Cecília Almeida Salles' creation as a network conception; and presented works analysis. Technique and poetics seem to come into harmony with mostly artisanal procedures, which lead us to disconnect for a moment from external sources of information to make a connection with ourselves.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dalglish, Lalada [UNESP]Instituto de ArtesFonseca, Amanda Ferreira Branco da [UNESP]2023-11-27T16:22:43Z2023-11-27T16:22:43Z2023-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFONSECA, Amanda. Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos. 2023. 162 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2023https://hdl.handle.net/11449/251499porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-28T06:04:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251499Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:52:46.355850Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos
On body: designs, performativity and early photographic processes
title Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos
spellingShingle Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos
Fonseca, Amanda Ferreira Branco da [UNESP]
Arte e fotografia
Pintura corporal
Arte indígena
Fotografia na historiografia
Fotografia - Processos de impressão
title_short Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos
title_full Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos
title_fullStr Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos
title_full_unstemmed Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos
title_sort Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos
author Fonseca, Amanda Ferreira Branco da [UNESP]
author_facet Fonseca, Amanda Ferreira Branco da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dalglish, Lalada [UNESP]
Instituto de Artes
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Amanda Ferreira Branco da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e fotografia
Pintura corporal
Arte indígena
Fotografia na historiografia
Fotografia - Processos de impressão
topic Arte e fotografia
Pintura corporal
Arte indígena
Fotografia na historiografia
Fotografia - Processos de impressão
description A pesquisa do próprio artista acerca de seu processo é de grande importância para a compreensão do processo criativo. Assim, a presente tese tem como objetivo trazer à luz a complexidade do processo das séries de minha produção autoral Grafismo (2008), Serpente (2009), Animus (2012), Matéria e Luz (2014), Religare (2017) e Terra (2022-), esta última ainda em andamento. As obras apresentam em comum a criação de grafismos corporais inspirados em pinturas corporais indígenas; a performatividade para a câmera; a utilização de processos fotográficos históricos (cianotipia, goma bicromatada, Van Dyck brown, papel salgado) e a experimentação em materiais de suporte (papel, tecido, madeira, cerâmica). O desenvolvimento da pesquisa se dá através de narrativa e análise do processo criativo, embasada pela teoria da formatividade de Luigi Pareyson, e pela concepção de criação como rede de Cecília Almeida Salles, além de leitura das próprias obras apresentadas. Técnica e poética parecem entrar em consonância, com procedimentos majoritariamente artesanais, que nos levam à desconexão, por um instante, de fontes externas de informação para uma conexão consigo mesmo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27T16:22:43Z
2023-11-27T16:22:43Z
2023-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Amanda. Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos. 2023. 162 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2023
https://hdl.handle.net/11449/251499
identifier_str_mv FONSECA, Amanda. Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos. 2023. 162 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2023
url https://hdl.handle.net/11449/251499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128576206143488