Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251499 |
Resumo: | A pesquisa do próprio artista acerca de seu processo é de grande importância para a compreensão do processo criativo. Assim, a presente tese tem como objetivo trazer à luz a complexidade do processo das séries de minha produção autoral Grafismo (2008), Serpente (2009), Animus (2012), Matéria e Luz (2014), Religare (2017) e Terra (2022-), esta última ainda em andamento. As obras apresentam em comum a criação de grafismos corporais inspirados em pinturas corporais indígenas; a performatividade para a câmera; a utilização de processos fotográficos históricos (cianotipia, goma bicromatada, Van Dyck brown, papel salgado) e a experimentação em materiais de suporte (papel, tecido, madeira, cerâmica). O desenvolvimento da pesquisa se dá através de narrativa e análise do processo criativo, embasada pela teoria da formatividade de Luigi Pareyson, e pela concepção de criação como rede de Cecília Almeida Salles, além de leitura das próprias obras apresentadas. Técnica e poética parecem entrar em consonância, com procedimentos majoritariamente artesanais, que nos levam à desconexão, por um instante, de fontes externas de informação para uma conexão consigo mesmo. |
id |
UNSP_bb3d85d0ef56610e5f1f093d344f45cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/251499 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricosOn body: designs, performativity and early photographic processesArte e fotografiaPintura corporalArte indígenaFotografia na historiografiaFotografia - Processos de impressãoA pesquisa do próprio artista acerca de seu processo é de grande importância para a compreensão do processo criativo. Assim, a presente tese tem como objetivo trazer à luz a complexidade do processo das séries de minha produção autoral Grafismo (2008), Serpente (2009), Animus (2012), Matéria e Luz (2014), Religare (2017) e Terra (2022-), esta última ainda em andamento. As obras apresentam em comum a criação de grafismos corporais inspirados em pinturas corporais indígenas; a performatividade para a câmera; a utilização de processos fotográficos históricos (cianotipia, goma bicromatada, Van Dyck brown, papel salgado) e a experimentação em materiais de suporte (papel, tecido, madeira, cerâmica). O desenvolvimento da pesquisa se dá através de narrativa e análise do processo criativo, embasada pela teoria da formatividade de Luigi Pareyson, e pela concepção de criação como rede de Cecília Almeida Salles, além de leitura das próprias obras apresentadas. Técnica e poética parecem entrar em consonância, com procedimentos majoritariamente artesanais, que nos levam à desconexão, por um instante, de fontes externas de informação para uma conexão consigo mesmo.The artist's research on one´s own process is of great importance in order to understand the creative process. Thus, this thesis aims to bring to light the complexity of the series of my authorial production creative process: Grafismo (2008), Serpente (2009), Animus (2012), Matéria e Luz (2014), Religare (2017) and Terra (2022-), the last one still in process. The series are made through common processes: creation of body painting designs inspired by indigenous art, performativity for the camera, use of early photographic processes (cyanotype, gum bichromates, Van Dyck brown, salted paper) and experiments with support materials (paper, fabric, wood, ceramics). The research development takes place through creative process narrative and analysis, based on Luigi Pareyson's theory of formativity and Cecília Almeida Salles' creation as a network conception; and presented works analysis. Technique and poetics seem to come into harmony with mostly artisanal procedures, which lead us to disconnect for a moment from external sources of information to make a connection with ourselves.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dalglish, Lalada [UNESP]Instituto de ArtesFonseca, Amanda Ferreira Branco da [UNESP]2023-11-27T16:22:43Z2023-11-27T16:22:43Z2023-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFONSECA, Amanda. Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos. 2023. 162 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2023https://hdl.handle.net/11449/251499porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-28T06:04:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251499Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:52:46.355850Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos On body: designs, performativity and early photographic processes |
title |
Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos |
spellingShingle |
Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos Fonseca, Amanda Ferreira Branco da [UNESP] Arte e fotografia Pintura corporal Arte indígena Fotografia na historiografia Fotografia - Processos de impressão |
title_short |
Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos |
title_full |
Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos |
title_fullStr |
Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos |
title_full_unstemmed |
Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos |
title_sort |
Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos |
author |
Fonseca, Amanda Ferreira Branco da [UNESP] |
author_facet |
Fonseca, Amanda Ferreira Branco da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dalglish, Lalada [UNESP] Instituto de Artes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Amanda Ferreira Branco da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte e fotografia Pintura corporal Arte indígena Fotografia na historiografia Fotografia - Processos de impressão |
topic |
Arte e fotografia Pintura corporal Arte indígena Fotografia na historiografia Fotografia - Processos de impressão |
description |
A pesquisa do próprio artista acerca de seu processo é de grande importância para a compreensão do processo criativo. Assim, a presente tese tem como objetivo trazer à luz a complexidade do processo das séries de minha produção autoral Grafismo (2008), Serpente (2009), Animus (2012), Matéria e Luz (2014), Religare (2017) e Terra (2022-), esta última ainda em andamento. As obras apresentam em comum a criação de grafismos corporais inspirados em pinturas corporais indígenas; a performatividade para a câmera; a utilização de processos fotográficos históricos (cianotipia, goma bicromatada, Van Dyck brown, papel salgado) e a experimentação em materiais de suporte (papel, tecido, madeira, cerâmica). O desenvolvimento da pesquisa se dá através de narrativa e análise do processo criativo, embasada pela teoria da formatividade de Luigi Pareyson, e pela concepção de criação como rede de Cecília Almeida Salles, além de leitura das próprias obras apresentadas. Técnica e poética parecem entrar em consonância, com procedimentos majoritariamente artesanais, que nos levam à desconexão, por um instante, de fontes externas de informação para uma conexão consigo mesmo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-27T16:22:43Z 2023-11-27T16:22:43Z 2023-10-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONSECA, Amanda. Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos. 2023. 162 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2023 https://hdl.handle.net/11449/251499 |
identifier_str_mv |
FONSECA, Amanda. Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos. 2023. 162 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2023 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/251499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128576206143488 |