A abordagem dos direitos humanos nos telejornais: análise em noticiários da televisão aberta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192469 |
Resumo: | No Brasil, as violações aos Direitos Humanos são cotidianas e ocorrem em diferentes âmbitos sociais, pela omissão ou negligência do Estado na promoção de direitos, pelas instituições que muitas vezes não reconhecem os direitos das pessoas, ou nas relações interpessoais que se pautam pelas violências e desrespeito à dignidade humana. Tais violações ocorrem em um contexto de ignorância e preconceito em relação a este conjunto de direitos que deveriam ser enfrentados por meio de ações educativas. A mídia é reconhecida como um importante agente de educação informal pelos principais documentos que orientam a Educação em Direitos Humanos no Brasil. Neste sentido, o presente estudo problematiza a abordagem dos Direitos Humanos pelos telejornais brasileiros. O trabalho está estruturado em forma de artigos que buscam responder conceitualmente e empiricamente ao seguinte problema: como os Direitos Humanos são abordados em telejornais das televisões abertas do Brasil? A abordagem empírica do problema se dá no continum qualitativo-quantitativo e as técnicas utilizadas foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise de conteúdo. Foram analisados cinco telejornais: SBT Brasil (SBT), Jornal da Record (Record), Jornal Nacional (Rede Globo), Jornal da Cultura (TV Cultura) e Brasil Urgente (Band). Os dados foram avaliados por meio de uma ficha de análise e categorização das matérias. Os resultados encontrados demonstram ausência de informações ou menções aos Direitos Humanos, embora todas as matérias tenham relação com algum destes direitos. Os telejornais não nomeiam ou identificam os Direitos Humanos, contribuindo para a ignorância, manutenção dos preconceitos existentes no país e deixando de contribuir para a formação do telespectador como sujeito de direitos. |
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A abordagem dos direitos humanos nos telejornais: análise em noticiários da televisão abertaThe human rights approach in newscasts: analysis in broadcast newsTelejornaisDireitos humanosEducação informalAnálise de conteúdoAgendamento midiáticoTelevision newsHuman rightsInformal educationContent analysisMedia speechNo Brasil, as violações aos Direitos Humanos são cotidianas e ocorrem em diferentes âmbitos sociais, pela omissão ou negligência do Estado na promoção de direitos, pelas instituições que muitas vezes não reconhecem os direitos das pessoas, ou nas relações interpessoais que se pautam pelas violências e desrespeito à dignidade humana. Tais violações ocorrem em um contexto de ignorância e preconceito em relação a este conjunto de direitos que deveriam ser enfrentados por meio de ações educativas. A mídia é reconhecida como um importante agente de educação informal pelos principais documentos que orientam a Educação em Direitos Humanos no Brasil. Neste sentido, o presente estudo problematiza a abordagem dos Direitos Humanos pelos telejornais brasileiros. O trabalho está estruturado em forma de artigos que buscam responder conceitualmente e empiricamente ao seguinte problema: como os Direitos Humanos são abordados em telejornais das televisões abertas do Brasil? A abordagem empírica do problema se dá no continum qualitativo-quantitativo e as técnicas utilizadas foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise de conteúdo. Foram analisados cinco telejornais: SBT Brasil (SBT), Jornal da Record (Record), Jornal Nacional (Rede Globo), Jornal da Cultura (TV Cultura) e Brasil Urgente (Band). Os dados foram avaliados por meio de uma ficha de análise e categorização das matérias. Os resultados encontrados demonstram ausência de informações ou menções aos Direitos Humanos, embora todas as matérias tenham relação com algum destes direitos. Os telejornais não nomeiam ou identificam os Direitos Humanos, contribuindo para a ignorância, manutenção dos preconceitos existentes no país e deixando de contribuir para a formação do telespectador como sujeito de direitos.In Brazil, human rights violations are commonplace and occur in different social spheres, by the State's omission or negligence in promoting rights, by institutions that often do not recognize people's rights, or in interpersonal relationships that are guided by violence and disrespect for human dignity. Such violations occur in a context of ignorance and prejudice in relation to this set of rights that should be faced by educational actions. The media is an important agent of informal education by the main documents that guide Human Rights Education in Brazil. In this sense, the present study problematizes the approach to Human Rights by Brazilian news programs. We structured this work in the form of articles that address the bibliographic review and the analysis of the collected data. The problem approach is in the qualitative-quantitative continuum and the techniques used were bibliographic research, documentary research and content analysis. We evaluated the data using an analysis and categorization sheet. The results found demonstrate the absence of information or mention of Human Rights, although all the matters relates with some of these rights. The news programs do not name or identify Human Rights, contributing to the ignorance and maintenance of existing prejudices in the country and failing to contribute to the formation of the viewer as a subject of rights.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88882.434358/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Klein, Ana Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Flaviana de Freitas2020-05-05T17:26:44Z2020-05-05T17:26:44Z2020-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19246900093037033004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-01T06:23:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192469Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:53:24.520174Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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No Brasil, as violações aos Direitos Humanos são cotidianas e ocorrem em diferentes âmbitos sociais, pela omissão ou negligência do Estado na promoção de direitos, pelas instituições que muitas vezes não reconhecem os direitos das pessoas, ou nas relações interpessoais que se pautam pelas violências e desrespeito à dignidade humana. Tais violações ocorrem em um contexto de ignorância e preconceito em relação a este conjunto de direitos que deveriam ser enfrentados por meio de ações educativas. A mídia é reconhecida como um importante agente de educação informal pelos principais documentos que orientam a Educação em Direitos Humanos no Brasil. Neste sentido, o presente estudo problematiza a abordagem dos Direitos Humanos pelos telejornais brasileiros. O trabalho está estruturado em forma de artigos que buscam responder conceitualmente e empiricamente ao seguinte problema: como os Direitos Humanos são abordados em telejornais das televisões abertas do Brasil? A abordagem empírica do problema se dá no continum qualitativo-quantitativo e as técnicas utilizadas foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise de conteúdo. Foram analisados cinco telejornais: SBT Brasil (SBT), Jornal da Record (Record), Jornal Nacional (Rede Globo), Jornal da Cultura (TV Cultura) e Brasil Urgente (Band). Os dados foram avaliados por meio de uma ficha de análise e categorização das matérias. Os resultados encontrados demonstram ausência de informações ou menções aos Direitos Humanos, embora todas as matérias tenham relação com algum destes direitos. Os telejornais não nomeiam ou identificam os Direitos Humanos, contribuindo para a ignorância, manutenção dos preconceitos existentes no país e deixando de contribuir para a formação do telespectador como sujeito de direitos. |
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