A abordagem dos direitos humanos nos telejornais: análise em noticiários da televisão aberta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Flaviana de Freitas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192469
Resumo: No Brasil, as violações aos Direitos Humanos são cotidianas e ocorrem em diferentes âmbitos sociais, pela omissão ou negligência do Estado na promoção de direitos, pelas instituições que muitas vezes não reconhecem os direitos das pessoas, ou nas relações interpessoais que se pautam pelas violências e desrespeito à dignidade humana. Tais violações ocorrem em um contexto de ignorância e preconceito em relação a este conjunto de direitos que deveriam ser enfrentados por meio de ações educativas. A mídia é reconhecida como um importante agente de educação informal pelos principais documentos que orientam a Educação em Direitos Humanos no Brasil. Neste sentido, o presente estudo problematiza a abordagem dos Direitos Humanos pelos telejornais brasileiros. O trabalho está estruturado em forma de artigos que buscam responder conceitualmente e empiricamente ao seguinte problema: como os Direitos Humanos são abordados em telejornais das televisões abertas do Brasil? A abordagem empírica do problema se dá no continum qualitativo-quantitativo e as técnicas utilizadas foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise de conteúdo. Foram analisados cinco telejornais: SBT Brasil (SBT), Jornal da Record (Record), Jornal Nacional (Rede Globo), Jornal da Cultura (TV Cultura) e Brasil Urgente (Band). Os dados foram avaliados por meio de uma ficha de análise e categorização das matérias. Os resultados encontrados demonstram ausência de informações ou menções aos Direitos Humanos, embora todas as matérias tenham relação com algum destes direitos. Os telejornais não nomeiam ou identificam os Direitos Humanos, contribuindo para a ignorância, manutenção dos preconceitos existentes no país e deixando de contribuir para a formação do telespectador como sujeito de direitos.
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