Descartes: diálogos musicais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Tiago de Lima [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217933
Resumo: O filósofo René Descartes escreveu o Compendium musicæ em 1618. Mesmo não sendo conhecido pela sua produção musical, manteve uma longa correspondência em torno do assunto, principalmente em diálogo com Marin Mersenne, Constantjin Huygens, Isaac Beeckman e Joan-Albert Ban. Contudo, suas proposições em torno da música são tidas como um assunto marginal em seu percurso intelectual. Para compreender se a temática musical se relaciona com o desenvolvimento de suas ideias, primeiramente, foi organizado a sua correspondência sobre música e as citações a esta em suas obras, sejam em textos menores ou nas obras publicadas pelo autor. Analisou-se as hipóteses sobre um esquecimento da música nos estudos sobre o desenvolvimento das ideias de Descartes. Com tais materiais, foi analisado e historicamente contextualizado a trajetória das concepções musicais do autor ao longo de sua obra em diálogo com o desenvolvimento dos seus principais temas. Dessa maneira, é possível verificar os diálogos musicais de Descartes com sua própria obra e com o seu contexto histórico.
id UNSP_bbc69340920dc056858d83d3d4058c62
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217933
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Descartes: diálogos musicaisDescartes: dialogues musicauxDescartes: musical dialoguesDescartes: Diálogos musicalesDescartesMúsicaFilosofiaEstéticaO filósofo René Descartes escreveu o Compendium musicæ em 1618. Mesmo não sendo conhecido pela sua produção musical, manteve uma longa correspondência em torno do assunto, principalmente em diálogo com Marin Mersenne, Constantjin Huygens, Isaac Beeckman e Joan-Albert Ban. Contudo, suas proposições em torno da música são tidas como um assunto marginal em seu percurso intelectual. Para compreender se a temática musical se relaciona com o desenvolvimento de suas ideias, primeiramente, foi organizado a sua correspondência sobre música e as citações a esta em suas obras, sejam em textos menores ou nas obras publicadas pelo autor. Analisou-se as hipóteses sobre um esquecimento da música nos estudos sobre o desenvolvimento das ideias de Descartes. Com tais materiais, foi analisado e historicamente contextualizado a trajetória das concepções musicais do autor ao longo de sua obra em diálogo com o desenvolvimento dos seus principais temas. Dessa maneira, é possível verificar os diálogos musicais de Descartes com sua própria obra e com o seu contexto histórico.The philosopher René Descartes wrote the Compendium musicæ in 1618. Even though he was not known for his music production, he maintained a long correspondence around the subject in dialogue with Marin Mersenne, Constantjin Huygens, Isaac Beeckman and Joan-Albert Ban. However, his musical propositions appear as a marginal subject in his intellectual journey. To understand whether the musical theme relates to the development of his ideas, first, the organization of his correspondence about music and the citations to it in his works was necessary, either in smaller texts or in the works published by the author. We analyzed the hypotheses about the forgetfulness of music in studies about the development of Descartes´ ideas. With these materials, we analyzed and historically contextualized the trajectory of the author's musical conceptions with the development of his main themes. Thus, it is possible to verify Descartes' musical dialogues with his own work and with his historical context.Le philosophe René Descartes écrivit le Compendium musicæ en 1618. Bien qu'il ne soit pas connu pour sa production musicale, il entretint une longue correspondance sur le sujet, principalement en dialogue avec Marin Mersenne, Constantjin Huygens, Isaac Beeckman et Joan-Albert Ban. Cependant, ses propositions sur la musique sont perçues comme un sujet marginal dans son trajectoire intellectuel. Afin de comprendre si le thème musical est lié au développement de ses idées, on a d'abord organisé sa correspondance sur la musique et ses citations dans ses œuvres, que ce soit dans des textes plus petits ou dans des ouvrages publiés par l'auteur. Les hypothèses sur l'oubli de la musique dans les études sur le développement sur les idées de Descartes. Avec de tels matériaux, la trajectoire des conceptions musicales de l'auteur a été analysé et contextualisé historiquement en dialogue avec le développement de ses thèmes principaux. De cette manière, il est possible de vérifier les dialogues musicaux de Descartes avec sa propre œuvre et ainsi qu'avec son contexte historiqueFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2018/19056-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tomás, Lia Vera [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Tiago de Lima [UNESP]2022-04-19T19:13:32Z2022-04-19T19:13:32Z2022-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21793333004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-13T06:11:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217933Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:34:17.941787Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Descartes: diálogos musicais
Descartes: dialogues musicaux
Descartes: musical dialogues
Descartes: Diálogos musicales
title Descartes: diálogos musicais
spellingShingle Descartes: diálogos musicais
Castro, Tiago de Lima [UNESP]
Descartes
Música
Filosofia
Estética
title_short Descartes: diálogos musicais
title_full Descartes: diálogos musicais
title_fullStr Descartes: diálogos musicais
title_full_unstemmed Descartes: diálogos musicais
title_sort Descartes: diálogos musicais
author Castro, Tiago de Lima [UNESP]
author_facet Castro, Tiago de Lima [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tomás, Lia Vera [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Tiago de Lima [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Descartes
Música
Filosofia
Estética
topic Descartes
Música
Filosofia
Estética
description O filósofo René Descartes escreveu o Compendium musicæ em 1618. Mesmo não sendo conhecido pela sua produção musical, manteve uma longa correspondência em torno do assunto, principalmente em diálogo com Marin Mersenne, Constantjin Huygens, Isaac Beeckman e Joan-Albert Ban. Contudo, suas proposições em torno da música são tidas como um assunto marginal em seu percurso intelectual. Para compreender se a temática musical se relaciona com o desenvolvimento de suas ideias, primeiramente, foi organizado a sua correspondência sobre música e as citações a esta em suas obras, sejam em textos menores ou nas obras publicadas pelo autor. Analisou-se as hipóteses sobre um esquecimento da música nos estudos sobre o desenvolvimento das ideias de Descartes. Com tais materiais, foi analisado e historicamente contextualizado a trajetória das concepções musicais do autor ao longo de sua obra em diálogo com o desenvolvimento dos seus principais temas. Dessa maneira, é possível verificar os diálogos musicais de Descartes com sua própria obra e com o seu contexto histórico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-19T19:13:32Z
2022-04-19T19:13:32Z
2022-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217933
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/217933
identifier_str_mv 33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128828108701696