Lugares acolhedores TLGB+: militância do cuidado no fim do mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medina-Naranjo, Julián Eduardo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238081
Resumo: Esta é uma análise da história, o trabalho e a militância do cuidado de alguns lugares acolhedores no Fim do Mundo. Chama-se Fim do Mundo nos países visitados por nós: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile e Uruguai; cinco nações no sul da América do Sul. Estes lugares acolhedores abraçam corpos TLGB+, propiciando espaços para que eles possam SER e não só ESTAR, constituindo-se como Casas ou House: casas de abrigo, de acolhimento, drag, ballroom, centros de referência, coletivas ou redes acadêmicas; organizações sociais, alimentadas pela histórica luta TLGB+ latino-americana, lideradas por pessoas TLGB+ que fazem da sua própria dor a fonte de energia para o seu trabalho militante. A Casassa, casa de acolhimento TLGB+ de Presidente Prudente e Região, no Brasil, foi a porta de entrada para conhecer outras organizações, tendo sido o trabalho realizado ali a motivação para fazer uma viagem pelo sul da Abya Yala, buscando conhecer as diversas formas como as pessoas TLGB+ encontram estratégias para possibilitar a existência de lugares, em que além de terem vínculos afetivos, possam ser acolhidas. O protagonismo das mulheridades que atravessam os corpos diversos, na luta TLGB+ latino-americana, evidencia-se em cada uma das casas visitadas, motivando a reorganização da sigla e o uso da letra T no começo, como se faz na Bolívia há mais de dez anos.
id UNSP_bc16823a44540b4b121a33eb783bb159
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238081
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Lugares acolhedores TLGB+: militância do cuidado no fim do mundoLugares acogedores TLGB+: militancia del cuidado en el fin del mundoLugares acolhedoresMilitância do cuidadoDorodidadeMulheridades TLGB+Militância TLGB+Lugares acogedoresMilitancia del cuidadoDoloridadMujeridades TLGB+Militancia TLGB+Welcoming placesMilitancy of careTLGB+ militancyEsta é uma análise da história, o trabalho e a militância do cuidado de alguns lugares acolhedores no Fim do Mundo. Chama-se Fim do Mundo nos países visitados por nós: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile e Uruguai; cinco nações no sul da América do Sul. Estes lugares acolhedores abraçam corpos TLGB+, propiciando espaços para que eles possam SER e não só ESTAR, constituindo-se como Casas ou House: casas de abrigo, de acolhimento, drag, ballroom, centros de referência, coletivas ou redes acadêmicas; organizações sociais, alimentadas pela histórica luta TLGB+ latino-americana, lideradas por pessoas TLGB+ que fazem da sua própria dor a fonte de energia para o seu trabalho militante. A Casassa, casa de acolhimento TLGB+ de Presidente Prudente e Região, no Brasil, foi a porta de entrada para conhecer outras organizações, tendo sido o trabalho realizado ali a motivação para fazer uma viagem pelo sul da Abya Yala, buscando conhecer as diversas formas como as pessoas TLGB+ encontram estratégias para possibilitar a existência de lugares, em que além de terem vínculos afetivos, possam ser acolhidas. O protagonismo das mulheridades que atravessam os corpos diversos, na luta TLGB+ latino-americana, evidencia-se em cada uma das casas visitadas, motivando a reorganização da sigla e o uso da letra T no começo, como se faz na Bolívia há mais de dez anos.Este es un recorrido por la historia, el trabajo y la militancia del cuidado de algunos lugares acogedores en el Fin del Mundo, se llama Fin del Mundo a los países que fueron visitados: Argentina, Brasil, Bolivia, Chile y Uruguay, cinco países al sur de América del Sur. Estos lugares acogedores abrazan cuerpos TLGB+, propiciando espacios para que esos cuerpos puedan SER y no solo ESTAR, constituyéndose como Casas o House: casas de abrigo, de acogimiento, drag, ballroom, centros de referencia, coletivas o redes académicas; organizaciones sociales, alimentadas por la histórica lucha TLGB+ latinoamericana, lideradas por personas TLGB+ que hacen de su propio dolor la fuente de energía para su trabajo militante. La Casassa, casa de acogimiento TLGB+ de Presidente Prudente y Región, en Brasil, es la puerta de entrada para conocer otras organizaciones, recibiendo motivación en su trabajo para realizar un viaje por el sur de la Abya Yala y conocer las diversas formas como las personas TLGB+ encuentran estratégias para propiciar lugares, en los que además de poder tener vínculos afectivos, puedan ser acogidas. El protagonismo de las mujeridades que atraviesan los cuerpos diversos, en la lucha TLGB+ latinoamericana, se evidencia en cada una de las casas visitadas y motivaron la reorganización de la sigla y el uso de la letra T al comienzo, como se hace en Bolivia desde hace más de diez años.This is an analysis of the History, the work and the care militancy of some welcoming places at the End Of The World. We call End Of The World the countries visited by us: Argentina, Brazil, Bolivia, Chile and Uruguay; five nations in the south of South America. These welcoming places embrace TLGB+ bodies, providing spaces where they can EXIST, not just STAY, consisting of homes or Houses: shelters, drag queens foster homes, ballrooms, health services, collectives and academic network; social organizations, supported by Latin-American TLGB+ historical fight, led by TLGB+ people who turn their own pain into power source for their militant work. Casassa, a foster home for TLGB+ people from the region of the city of Presidente Prudente, Brazil, was the gateway to get to know other organizations, since the work done there became the motivation for a trip to the south of Aby Yala, searching knowledge of the different ways in which TLGB+ people find strategies to enable the existence of places where, besides having affective bonds, they are welcome. The MULHERIDADE protagonism that crosses different bodies, in Latin-American TLGB+ fight, became more evident in each of the houses that were visited, motivating the reorganization of the acronym and the use of the letter T at its beginning, in the same way it has been used in Bolivia for over ten years.OutraCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001PRINT - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO: 88887.570161/2020-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Raul Borges [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Medina-Naranjo, Julián Eduardo2022-12-07T18:10:12Z2022-12-07T18:10:12Z2022-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23808133004129042P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T15:25:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238081Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T15:25:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lugares acolhedores TLGB+: militância do cuidado no fim do mundo
Lugares acogedores TLGB+: militancia del cuidado en el fin del mundo
title Lugares acolhedores TLGB+: militância do cuidado no fim do mundo
spellingShingle Lugares acolhedores TLGB+: militância do cuidado no fim do mundo
Medina-Naranjo, Julián Eduardo
Lugares acolhedores
Militância do cuidado
Dorodidade
Mulheridades TLGB+
Militância TLGB+
Lugares acogedores
Militancia del cuidado
Doloridad
Mujeridades TLGB+
Militancia TLGB+
Welcoming places
Militancy of care
TLGB+ militancy
title_short Lugares acolhedores TLGB+: militância do cuidado no fim do mundo
title_full Lugares acolhedores TLGB+: militância do cuidado no fim do mundo
title_fullStr Lugares acolhedores TLGB+: militância do cuidado no fim do mundo
title_full_unstemmed Lugares acolhedores TLGB+: militância do cuidado no fim do mundo
title_sort Lugares acolhedores TLGB+: militância do cuidado no fim do mundo
author Medina-Naranjo, Julián Eduardo
author_facet Medina-Naranjo, Julián Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Raul Borges [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Medina-Naranjo, Julián Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Lugares acolhedores
Militância do cuidado
Dorodidade
Mulheridades TLGB+
Militância TLGB+
Lugares acogedores
Militancia del cuidado
Doloridad
Mujeridades TLGB+
Militancia TLGB+
Welcoming places
Militancy of care
TLGB+ militancy
topic Lugares acolhedores
Militância do cuidado
Dorodidade
Mulheridades TLGB+
Militância TLGB+
Lugares acogedores
Militancia del cuidado
Doloridad
Mujeridades TLGB+
Militancia TLGB+
Welcoming places
Militancy of care
TLGB+ militancy
description Esta é uma análise da história, o trabalho e a militância do cuidado de alguns lugares acolhedores no Fim do Mundo. Chama-se Fim do Mundo nos países visitados por nós: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile e Uruguai; cinco nações no sul da América do Sul. Estes lugares acolhedores abraçam corpos TLGB+, propiciando espaços para que eles possam SER e não só ESTAR, constituindo-se como Casas ou House: casas de abrigo, de acolhimento, drag, ballroom, centros de referência, coletivas ou redes acadêmicas; organizações sociais, alimentadas pela histórica luta TLGB+ latino-americana, lideradas por pessoas TLGB+ que fazem da sua própria dor a fonte de energia para o seu trabalho militante. A Casassa, casa de acolhimento TLGB+ de Presidente Prudente e Região, no Brasil, foi a porta de entrada para conhecer outras organizações, tendo sido o trabalho realizado ali a motivação para fazer uma viagem pelo sul da Abya Yala, buscando conhecer as diversas formas como as pessoas TLGB+ encontram estratégias para possibilitar a existência de lugares, em que além de terem vínculos afetivos, possam ser acolhidas. O protagonismo das mulheridades que atravessam os corpos diversos, na luta TLGB+ latino-americana, evidencia-se em cada uma das casas visitadas, motivando a reorganização da sigla e o uso da letra T no começo, como se faz na Bolívia há mais de dez anos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07T18:10:12Z
2022-12-07T18:10:12Z
2022-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238081
33004129042P3
url http://hdl.handle.net/11449/238081
identifier_str_mv 33004129042P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649419544887297