Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Mari Clair Moro [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152944
Resumo: A fim de mapear as implicações do estágio curricular na formação e na atuação para a docência, realizou-se esta pesquisa no decorrer do curso de Pedagogia de uma universidade pública, situada no norte do estado do Paraná, no ano de 2016. Respaldada na pesquisa qualitativa, a recolha dos dados deu-se por meio de pesquisa documental, observações, questionários e entrevista – analisados com embasamento no corpus teórico delimitado no estudo. Compreender de que modo as ações efetivadas no estágio curricular interferem na formação e na atuação para a docência, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, demandou conhecer como esse momento da formação é concebido em documentos institucionais, mas, sobretudo, apreender como as indicações são materializadas no cotidiano. Assim, o estudo apresenta, a partir do entrelaçamento dos dados coletados, ações indicadas como positivas e aquelas que podem ser revistas, além de pensar em maneiras de reinventar o cotidiano desse momento da formação inicial, de forma que ele proporcione ganhos a todos os sujeitos e a todas as instituições envolvidas.
id UNSP_bc1d9226ab50dc0b14fb10b3b9a225bf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152944
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docênciaCurricular internship: implications in training and teaching practiceEstágio curricularCotidiano escolarFormação de professoresPedagogiaPesquisa qualitativaCurricular internshipSchool life day-by-dayTeaching trainingPedagogyQualitative researchA fim de mapear as implicações do estágio curricular na formação e na atuação para a docência, realizou-se esta pesquisa no decorrer do curso de Pedagogia de uma universidade pública, situada no norte do estado do Paraná, no ano de 2016. Respaldada na pesquisa qualitativa, a recolha dos dados deu-se por meio de pesquisa documental, observações, questionários e entrevista – analisados com embasamento no corpus teórico delimitado no estudo. Compreender de que modo as ações efetivadas no estágio curricular interferem na formação e na atuação para a docência, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, demandou conhecer como esse momento da formação é concebido em documentos institucionais, mas, sobretudo, apreender como as indicações são materializadas no cotidiano. Assim, o estudo apresenta, a partir do entrelaçamento dos dados coletados, ações indicadas como positivas e aquelas que podem ser revistas, além de pensar em maneiras de reinventar o cotidiano desse momento da formação inicial, de forma que ele proporcione ganhos a todos os sujeitos e a todas as instituições envolvidas.In order to map the implications of the curricular internship in development and practice of teaching, this research was carried out during the Pedagogy course of a public university, situated in the north of Paraná state, in 2016. Backed by qualitative research, the collection of data was done through documentary research, observations, questionnaires and interviews - analyzed based on the theoretical corpus delimited in the study. Understanding how the actions carried out in the curricular internship interferes with the formation and performance of teaching in the initial years of elementary education, demanded to know how this moment of formation is conceived in institutional documents, but above all, to apprehend how the indications are materialized in everyday teaching life. Thus, the study presents, from the interlacing of collected data, actions indicated as positive and those that can be reviewed, in addition to thinking about ways to reinvent the daily life of this initial moment formation, that provides gains to all individuals and institutions involved.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Mari Clair Moro [UNESP]2018-03-09T13:28:14Z2018-03-09T13:28:14Z2018-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15294400089803733004110040P507346506281546870000-0002-7688-8486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152944Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docência
Curricular internship: implications in training and teaching practice
title Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docência
spellingShingle Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docência
Nascimento, Mari Clair Moro [UNESP]
Estágio curricular
Cotidiano escolar
Formação de professores
Pedagogia
Pesquisa qualitativa
Curricular internship
School life day-by-day
Teaching training
Pedagogy
Qualitative research
title_short Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docência
title_full Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docência
title_fullStr Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docência
title_full_unstemmed Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docência
title_sort Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docência
author Nascimento, Mari Clair Moro [UNESP]
author_facet Nascimento, Mari Clair Moro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Mari Clair Moro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio curricular
Cotidiano escolar
Formação de professores
Pedagogia
Pesquisa qualitativa
Curricular internship
School life day-by-day
Teaching training
Pedagogy
Qualitative research
topic Estágio curricular
Cotidiano escolar
Formação de professores
Pedagogia
Pesquisa qualitativa
Curricular internship
School life day-by-day
Teaching training
Pedagogy
Qualitative research
description A fim de mapear as implicações do estágio curricular na formação e na atuação para a docência, realizou-se esta pesquisa no decorrer do curso de Pedagogia de uma universidade pública, situada no norte do estado do Paraná, no ano de 2016. Respaldada na pesquisa qualitativa, a recolha dos dados deu-se por meio de pesquisa documental, observações, questionários e entrevista – analisados com embasamento no corpus teórico delimitado no estudo. Compreender de que modo as ações efetivadas no estágio curricular interferem na formação e na atuação para a docência, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, demandou conhecer como esse momento da formação é concebido em documentos institucionais, mas, sobretudo, apreender como as indicações são materializadas no cotidiano. Assim, o estudo apresenta, a partir do entrelaçamento dos dados coletados, ações indicadas como positivas e aquelas que podem ser revistas, além de pensar em maneiras de reinventar o cotidiano desse momento da formação inicial, de forma que ele proporcione ganhos a todos os sujeitos e a todas as instituições envolvidas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-09T13:28:14Z
2018-03-09T13:28:14Z
2018-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152944
000898037
33004110040P5
0734650628154687
0000-0002-7688-8486
url http://hdl.handle.net/11449/152944
identifier_str_mv 000898037
33004110040P5
0734650628154687
0000-0002-7688-8486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128207425110016