Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/152944 |
Resumo: | A fim de mapear as implicações do estágio curricular na formação e na atuação para a docência, realizou-se esta pesquisa no decorrer do curso de Pedagogia de uma universidade pública, situada no norte do estado do Paraná, no ano de 2016. Respaldada na pesquisa qualitativa, a recolha dos dados deu-se por meio de pesquisa documental, observações, questionários e entrevista – analisados com embasamento no corpus teórico delimitado no estudo. Compreender de que modo as ações efetivadas no estágio curricular interferem na formação e na atuação para a docência, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, demandou conhecer como esse momento da formação é concebido em documentos institucionais, mas, sobretudo, apreender como as indicações são materializadas no cotidiano. Assim, o estudo apresenta, a partir do entrelaçamento dos dados coletados, ações indicadas como positivas e aquelas que podem ser revistas, além de pensar em maneiras de reinventar o cotidiano desse momento da formação inicial, de forma que ele proporcione ganhos a todos os sujeitos e a todas as instituições envolvidas. |
id |
UNSP_bc1d9226ab50dc0b14fb10b3b9a225bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/152944 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docênciaCurricular internship: implications in training and teaching practiceEstágio curricularCotidiano escolarFormação de professoresPedagogiaPesquisa qualitativaCurricular internshipSchool life day-by-dayTeaching trainingPedagogyQualitative researchA fim de mapear as implicações do estágio curricular na formação e na atuação para a docência, realizou-se esta pesquisa no decorrer do curso de Pedagogia de uma universidade pública, situada no norte do estado do Paraná, no ano de 2016. Respaldada na pesquisa qualitativa, a recolha dos dados deu-se por meio de pesquisa documental, observações, questionários e entrevista – analisados com embasamento no corpus teórico delimitado no estudo. Compreender de que modo as ações efetivadas no estágio curricular interferem na formação e na atuação para a docência, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, demandou conhecer como esse momento da formação é concebido em documentos institucionais, mas, sobretudo, apreender como as indicações são materializadas no cotidiano. Assim, o estudo apresenta, a partir do entrelaçamento dos dados coletados, ações indicadas como positivas e aquelas que podem ser revistas, além de pensar em maneiras de reinventar o cotidiano desse momento da formação inicial, de forma que ele proporcione ganhos a todos os sujeitos e a todas as instituições envolvidas.In order to map the implications of the curricular internship in development and practice of teaching, this research was carried out during the Pedagogy course of a public university, situated in the north of Paraná state, in 2016. Backed by qualitative research, the collection of data was done through documentary research, observations, questionnaires and interviews - analyzed based on the theoretical corpus delimited in the study. Understanding how the actions carried out in the curricular internship interferes with the formation and performance of teaching in the initial years of elementary education, demanded to know how this moment of formation is conceived in institutional documents, but above all, to apprehend how the indications are materialized in everyday teaching life. Thus, the study presents, from the interlacing of collected data, actions indicated as positive and those that can be reviewed, in addition to thinking about ways to reinvent the daily life of this initial moment formation, that provides gains to all individuals and institutions involved.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Mari Clair Moro [UNESP]2018-03-09T13:28:14Z2018-03-09T13:28:14Z2018-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15294400089803733004110040P507346506281546870000-0002-7688-8486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152944Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docência Curricular internship: implications in training and teaching practice |
title |
Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docência |
spellingShingle |
Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docência Nascimento, Mari Clair Moro [UNESP] Estágio curricular Cotidiano escolar Formação de professores Pedagogia Pesquisa qualitativa Curricular internship School life day-by-day Teaching training Pedagogy Qualitative research |
title_short |
Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docência |
title_full |
Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docência |
title_fullStr |
Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docência |
title_full_unstemmed |
Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docência |
title_sort |
Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docência |
author |
Nascimento, Mari Clair Moro [UNESP] |
author_facet |
Nascimento, Mari Clair Moro [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Mari Clair Moro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio curricular Cotidiano escolar Formação de professores Pedagogia Pesquisa qualitativa Curricular internship School life day-by-day Teaching training Pedagogy Qualitative research |
topic |
Estágio curricular Cotidiano escolar Formação de professores Pedagogia Pesquisa qualitativa Curricular internship School life day-by-day Teaching training Pedagogy Qualitative research |
description |
A fim de mapear as implicações do estágio curricular na formação e na atuação para a docência, realizou-se esta pesquisa no decorrer do curso de Pedagogia de uma universidade pública, situada no norte do estado do Paraná, no ano de 2016. Respaldada na pesquisa qualitativa, a recolha dos dados deu-se por meio de pesquisa documental, observações, questionários e entrevista – analisados com embasamento no corpus teórico delimitado no estudo. Compreender de que modo as ações efetivadas no estágio curricular interferem na formação e na atuação para a docência, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, demandou conhecer como esse momento da formação é concebido em documentos institucionais, mas, sobretudo, apreender como as indicações são materializadas no cotidiano. Assim, o estudo apresenta, a partir do entrelaçamento dos dados coletados, ações indicadas como positivas e aquelas que podem ser revistas, além de pensar em maneiras de reinventar o cotidiano desse momento da formação inicial, de forma que ele proporcione ganhos a todos os sujeitos e a todas as instituições envolvidas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-09T13:28:14Z 2018-03-09T13:28:14Z 2018-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/152944 000898037 33004110040P5 0734650628154687 0000-0002-7688-8486 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/152944 |
identifier_str_mv |
000898037 33004110040P5 0734650628154687 0000-0002-7688-8486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128207425110016 |