Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano: proposta de elaboração de um protocolo de avaliação da ortografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Andrea Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91225
Resumo: A respeito da importância que tem a linguagem escrita para a vida futura de uma criança, a verificação do nível de conhecimento ortográfico nos diferentes anos escolares, pode trazer informações do processo ensino-aprendizagem na atualidade e, conforme a literatura as pesquisas direcionadas para a aquisição ortográfica, enquanto processo de codificação, ainda são modestas. Sendo assim, este estudo teve como objetivo caracterizar e classificar o desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escola particular e pública, a partir de um protocolo de avaliação da ortografia elaborado para este fim, baseado nas regras de codificação de Scliar-Cabral (2003a, 2003b), seguindo os princípios alfabéticos da língua portuguesa do Brasil. As provas ortográficas específicas foram construídas com palavras retiradas de um banco de palavras, elaborado com base nos livros e materiais didáticos utilizados pelos escolares das escolas participantes do estudo. Os erros ortográficos encontrados foram classificados segundo a semiologia dos erros. Foram avaliados 240 escolares do 2º ao 5º ano, 120 de uma instituição particular e 120 de uma instituição pública, da cidade de Londrina/PR, sendo 60 escolares de cada ano divididos em oito grupos, respectivamente GI, GII, GIII, GIV, GV, GVI, GVII e GVIII. As provas do protocolo denominado Pró- Ortografia foram aplicadas na versão coletiva: escrita das letras do alfabeto, ditado randomizado das letras do alfabeto, ditado de palavras, ditado de pseudopalavras, ditado com figuras e escrita temática induzida por figura e, em versão individual: ditado de frases, erro proposital, ditado soletrado e memória lexical ortográfica. Os resultados foram analisados por meio de análise estatística, revelando que...
id UNSP_bcbdb4231467c43a48fc610eb22bc96e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91225
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano: proposta de elaboração de um protocolo de avaliação da ortografiaEnsino fundamentalCaligrafia (Ensino)EscolaridadeOrtografiaEscrita manual - AprendizagemLearningA respeito da importância que tem a linguagem escrita para a vida futura de uma criança, a verificação do nível de conhecimento ortográfico nos diferentes anos escolares, pode trazer informações do processo ensino-aprendizagem na atualidade e, conforme a literatura as pesquisas direcionadas para a aquisição ortográfica, enquanto processo de codificação, ainda são modestas. Sendo assim, este estudo teve como objetivo caracterizar e classificar o desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escola particular e pública, a partir de um protocolo de avaliação da ortografia elaborado para este fim, baseado nas regras de codificação de Scliar-Cabral (2003a, 2003b), seguindo os princípios alfabéticos da língua portuguesa do Brasil. As provas ortográficas específicas foram construídas com palavras retiradas de um banco de palavras, elaborado com base nos livros e materiais didáticos utilizados pelos escolares das escolas participantes do estudo. Os erros ortográficos encontrados foram classificados segundo a semiologia dos erros. Foram avaliados 240 escolares do 2º ao 5º ano, 120 de uma instituição particular e 120 de uma instituição pública, da cidade de Londrina/PR, sendo 60 escolares de cada ano divididos em oito grupos, respectivamente GI, GII, GIII, GIV, GV, GVI, GVII e GVIII. As provas do protocolo denominado Pró- Ortografia foram aplicadas na versão coletiva: escrita das letras do alfabeto, ditado randomizado das letras do alfabeto, ditado de palavras, ditado de pseudopalavras, ditado com figuras e escrita temática induzida por figura e, em versão individual: ditado de frases, erro proposital, ditado soletrado e memória lexical ortográfica. Os resultados foram analisados por meio de análise estatística, revelando que...Regarding the importance of the written language to a child’s future life, the verification of the orthographic level at different school years may bring information about the process of teaching and learning nowadays, and, according to the literature researches directed to orthographic acquisition, as codification process, are modest. Therefore, this study intends to characterize and compare the orthographic performance of 2nd to 5th grades public and private schools students, based on an orthographic evaluation protocol specially elaborated for this purpose, following the codification rules of Scliar-Cabral (2003a, 2003b) and the alphabetical principles of Brazilian Portuguese. The specific orthographic tests were prepared using a word bank built from textbooks and other school materials used by the students who participated in this study. Two hundred and forty students from second to fifth grade were evaluated, 120 from a private institution and 120 from a public institution, in Londrina - PR, and 60 students were divided into eight groups, respectively GI, GII, GIII, GIV, GV, GVI, GVII, GVIII. The tests of the protocol named Pró-Ortografia were applied in the collective version: writing of alphabetic letters, dictation at random of the letters of the alphabet, dictation of words, dictation of nonwords, dictation with pictures and thematic writing induced by pictures, and in the individual version: dictation of sentences, purposeful errors, spelling dictation and orthographic lexical memory. The results were analyzed statistically, revealing that students from the private and public schools presented similar orthographic performances at all the collective and individual tests. Moreover, there was an increase on the average of correct answers at all tests and a decrease on the average of writing errors... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Unidade FfcUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Simone Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Batista, Andrea Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:24:56Z2014-06-11T19:24:56Z2011-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis233 f. : il.color.application/pdfBATISTA, Andrea Oliveira. Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano: proposta de elaboração de um protocolo de avaliação da ortografia. 2011. 233 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/91225000650621batista_ao_me_mar.pdf33004110040P59057316530389548Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-14T06:09:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91225Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-14T06:09:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano: proposta de elaboração de um protocolo de avaliação da ortografia
title Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano: proposta de elaboração de um protocolo de avaliação da ortografia
spellingShingle Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano: proposta de elaboração de um protocolo de avaliação da ortografia
Batista, Andrea Oliveira [UNESP]
Ensino fundamental
Caligrafia (Ensino)
Escolaridade
Ortografia
Escrita manual - Aprendizagem
Learning
title_short Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano: proposta de elaboração de um protocolo de avaliação da ortografia
title_full Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano: proposta de elaboração de um protocolo de avaliação da ortografia
title_fullStr Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano: proposta de elaboração de um protocolo de avaliação da ortografia
title_full_unstemmed Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano: proposta de elaboração de um protocolo de avaliação da ortografia
title_sort Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano: proposta de elaboração de um protocolo de avaliação da ortografia
author Batista, Andrea Oliveira [UNESP]
author_facet Batista, Andrea Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Andrea Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Caligrafia (Ensino)
Escolaridade
Ortografia
Escrita manual - Aprendizagem
Learning
topic Ensino fundamental
Caligrafia (Ensino)
Escolaridade
Ortografia
Escrita manual - Aprendizagem
Learning
description A respeito da importância que tem a linguagem escrita para a vida futura de uma criança, a verificação do nível de conhecimento ortográfico nos diferentes anos escolares, pode trazer informações do processo ensino-aprendizagem na atualidade e, conforme a literatura as pesquisas direcionadas para a aquisição ortográfica, enquanto processo de codificação, ainda são modestas. Sendo assim, este estudo teve como objetivo caracterizar e classificar o desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escola particular e pública, a partir de um protocolo de avaliação da ortografia elaborado para este fim, baseado nas regras de codificação de Scliar-Cabral (2003a, 2003b), seguindo os princípios alfabéticos da língua portuguesa do Brasil. As provas ortográficas específicas foram construídas com palavras retiradas de um banco de palavras, elaborado com base nos livros e materiais didáticos utilizados pelos escolares das escolas participantes do estudo. Os erros ortográficos encontrados foram classificados segundo a semiologia dos erros. Foram avaliados 240 escolares do 2º ao 5º ano, 120 de uma instituição particular e 120 de uma instituição pública, da cidade de Londrina/PR, sendo 60 escolares de cada ano divididos em oito grupos, respectivamente GI, GII, GIII, GIV, GV, GVI, GVII e GVIII. As provas do protocolo denominado Pró- Ortografia foram aplicadas na versão coletiva: escrita das letras do alfabeto, ditado randomizado das letras do alfabeto, ditado de palavras, ditado de pseudopalavras, ditado com figuras e escrita temática induzida por figura e, em versão individual: ditado de frases, erro proposital, ditado soletrado e memória lexical ortográfica. Os resultados foram analisados por meio de análise estatística, revelando que...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-25
2014-06-11T19:24:56Z
2014-06-11T19:24:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA, Andrea Oliveira. Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano: proposta de elaboração de um protocolo de avaliação da ortografia. 2011. 233 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/91225
000650621
batista_ao_me_mar.pdf
33004110040P5
9057316530389548
identifier_str_mv BATISTA, Andrea Oliveira. Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano: proposta de elaboração de um protocolo de avaliação da ortografia. 2011. 233 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
000650621
batista_ao_me_mar.pdf
33004110040P5
9057316530389548
url http://hdl.handle.net/11449/91225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 233 f. : il.color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045992707129344