A temática ambiental e o ensino de biologia: o professor enquanto sujeito ecológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Daniela Bertolucci de [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90226
Resumo: Professores são potencialmente educadores ambientais no ensino formal, mas para que atuem como tal é necessário que ocorra um processo de identificação pessoal e profissional com o ambiental durante a sua trajetória de vida. Segundo Carvalho (2004), professores que passam a cultivar idéias e sensibilidades ecológicas em sua prática educativa estão sendo portadores dos ideais do sujeito ecológico. O sujeito ecológico representa um tipo ideal, que possui um conjunto de atributos e valores ecológicos, constituindo um parâmetro orientador de escolhas e estilos de vida. Este trabalho buscou traçar o perfil do professor de Biologia enquanto sujeito ecológico, explorando a visão do professor em relação à Temática Ambiental e o seu relacionamento pessoal e profissional com ela. Nove professores da rede pública de ensino participaram da pesquisa, onde por meio do emprego de entrevistas semiestruturadas e análise documental, identificamos quais características do sujeito ecológico esses professores apresentam, as vias de acesso rumo à identificação com o ambiental, os aspectos da Temática Ambiental que consideram significativos e que dimensões desta temática os professores contemplam em seu trabalho. Nossos dados demonstraram que existe uma estreita relação entre o grau de aproximação do professor em relação às características que compõem o sujeito ecológico e o trabalho docente em relação à Temática Ambiental. A militância como característica preponderante seguida pelas características dela derivadas, como a motivação, o envolvimento pessoal, a persistência, a superação e a paixão identificadas nos professores colaboradores à medida que iam se aproximando em maior grau do tipo ideal, permitiu-nos construir um novo perfil de sujeito ecológico. Os dados apontaram que a opção pela Temática Ambiental e o processo de identificação...
id UNSP_bd04858101b4a514c4e9a437f7f3cd6b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90226
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A temática ambiental e o ensino de biologia: o professor enquanto sujeito ecológicoEducação ambientalEnvironmental educationEnvironmental thematicBiology teacherFormal educationProfessores são potencialmente educadores ambientais no ensino formal, mas para que atuem como tal é necessário que ocorra um processo de identificação pessoal e profissional com o ambiental durante a sua trajetória de vida. Segundo Carvalho (2004), professores que passam a cultivar idéias e sensibilidades ecológicas em sua prática educativa estão sendo portadores dos ideais do sujeito ecológico. O sujeito ecológico representa um tipo ideal, que possui um conjunto de atributos e valores ecológicos, constituindo um parâmetro orientador de escolhas e estilos de vida. Este trabalho buscou traçar o perfil do professor de Biologia enquanto sujeito ecológico, explorando a visão do professor em relação à Temática Ambiental e o seu relacionamento pessoal e profissional com ela. Nove professores da rede pública de ensino participaram da pesquisa, onde por meio do emprego de entrevistas semiestruturadas e análise documental, identificamos quais características do sujeito ecológico esses professores apresentam, as vias de acesso rumo à identificação com o ambiental, os aspectos da Temática Ambiental que consideram significativos e que dimensões desta temática os professores contemplam em seu trabalho. Nossos dados demonstraram que existe uma estreita relação entre o grau de aproximação do professor em relação às características que compõem o sujeito ecológico e o trabalho docente em relação à Temática Ambiental. A militância como característica preponderante seguida pelas características dela derivadas, como a motivação, o envolvimento pessoal, a persistência, a superação e a paixão identificadas nos professores colaboradores à medida que iam se aproximando em maior grau do tipo ideal, permitiu-nos construir um novo perfil de sujeito ecológico. Os dados apontaram que a opção pela Temática Ambiental e o processo de identificação...Teachers are potentially environmental educators in the formal education, but for acting like that it is necessary that a personal identification and a professional process with the environment occur during their trajectory of life. According to Carvalho (2004), teachers who start to have ecological ideas and feelings in their practical performance carry on the ideals of the sujeito ecológico. The sujeito ecológico represents an ideal type, who has an ecological set of attributes and values, which are a position parameter of choices and styles of life. This paper aimed to draw the profile of the biology teacher as a sujeito ecológico, exploring the vision of the teacher regarding the Environmental Thematic and his personal and professional relationship with it. Nine teachers from the public schools had participated of the research, where through half-structuralized interviews and documental analysis, we could identify which characteristics of the sujeito ecológico these teachers present, the access ways to the their identification with the environment, which aspects from the Environmental Thematic they consider significant and which dimensions of this thematic the teachers contemplate in their work. Our data had demonstrated that there is a strict relation between the approach level of the teacher relative to the characteristics that compose the sujeito ecológico and the teaching work relative to the Environmental Thematic. The militancy as predominant characteristic followed by its own characteristics, like motivation, personal involvement, persistence, overcoming and passion identified in the teachers according to their approaching to the ideal subject, allowed us to get a new sujeito ecológico profile. The data had aimed that the option for the Environmental Thematic and the process of identification through the field had occurred in different moments... (Complete abstract, click electronic access below)Secretaria de Educação do Estado de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Daniela Bertolucci de [UNESP]2014-06-11T19:24:21Z2014-06-11T19:24:21Z2007-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis117 f. : il.application/pdfCAMPOS, Daniela Bertolucci de. A temática ambiental e o ensino de biologia: o professor enquanto sujeito ecológico. 2007. 117 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90226000500003campos_db_me_rcla.pdf33004137064P27967929210514075Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-21T06:07:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90226Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-21T06:07:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A temática ambiental e o ensino de biologia: o professor enquanto sujeito ecológico
title A temática ambiental e o ensino de biologia: o professor enquanto sujeito ecológico
spellingShingle A temática ambiental e o ensino de biologia: o professor enquanto sujeito ecológico
Campos, Daniela Bertolucci de [UNESP]
Educação ambiental
Environmental education
Environmental thematic
Biology teacher
Formal education
title_short A temática ambiental e o ensino de biologia: o professor enquanto sujeito ecológico
title_full A temática ambiental e o ensino de biologia: o professor enquanto sujeito ecológico
title_fullStr A temática ambiental e o ensino de biologia: o professor enquanto sujeito ecológico
title_full_unstemmed A temática ambiental e o ensino de biologia: o professor enquanto sujeito ecológico
title_sort A temática ambiental e o ensino de biologia: o professor enquanto sujeito ecológico
author Campos, Daniela Bertolucci de [UNESP]
author_facet Campos, Daniela Bertolucci de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Daniela Bertolucci de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Environmental education
Environmental thematic
Biology teacher
Formal education
topic Educação ambiental
Environmental education
Environmental thematic
Biology teacher
Formal education
description Professores são potencialmente educadores ambientais no ensino formal, mas para que atuem como tal é necessário que ocorra um processo de identificação pessoal e profissional com o ambiental durante a sua trajetória de vida. Segundo Carvalho (2004), professores que passam a cultivar idéias e sensibilidades ecológicas em sua prática educativa estão sendo portadores dos ideais do sujeito ecológico. O sujeito ecológico representa um tipo ideal, que possui um conjunto de atributos e valores ecológicos, constituindo um parâmetro orientador de escolhas e estilos de vida. Este trabalho buscou traçar o perfil do professor de Biologia enquanto sujeito ecológico, explorando a visão do professor em relação à Temática Ambiental e o seu relacionamento pessoal e profissional com ela. Nove professores da rede pública de ensino participaram da pesquisa, onde por meio do emprego de entrevistas semiestruturadas e análise documental, identificamos quais características do sujeito ecológico esses professores apresentam, as vias de acesso rumo à identificação com o ambiental, os aspectos da Temática Ambiental que consideram significativos e que dimensões desta temática os professores contemplam em seu trabalho. Nossos dados demonstraram que existe uma estreita relação entre o grau de aproximação do professor em relação às características que compõem o sujeito ecológico e o trabalho docente em relação à Temática Ambiental. A militância como característica preponderante seguida pelas características dela derivadas, como a motivação, o envolvimento pessoal, a persistência, a superação e a paixão identificadas nos professores colaboradores à medida que iam se aproximando em maior grau do tipo ideal, permitiu-nos construir um novo perfil de sujeito ecológico. Os dados apontaram que a opção pela Temática Ambiental e o processo de identificação...
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-04
2014-06-11T19:24:21Z
2014-06-11T19:24:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, Daniela Bertolucci de. A temática ambiental e o ensino de biologia: o professor enquanto sujeito ecológico. 2007. 117 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/90226
000500003
campos_db_me_rcla.pdf
33004137064P2
7967929210514075
identifier_str_mv CAMPOS, Daniela Bertolucci de. A temática ambiental e o ensino de biologia: o professor enquanto sujeito ecológico. 2007. 117 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.
000500003
campos_db_me_rcla.pdf
33004137064P2
7967929210514075
url http://hdl.handle.net/11449/90226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 117 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964643519627264