O Beisebol na educação física escolar: uma proposta de prática pedagógica híbrida a partir de proposições progressistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brambila, Rogério Rodrigo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251133
Resumo: O esporte é conteúdo da Educação Física Escolar, mas, muitas vezes, os alunos passam pela experiência apenas de vivências de esportes considerados tradicionais, não levados em conta pelo professor, a diversidade esportiva existente, inclusive em outras culturas, como o Beisebol, o contexto social em que é realizado e os preconceitos provenientes da sociedade que envolvem o esporte, como o Racismo. Outro ponto a ser analisado, é a questão político-pedagógico do professor, que ao desenvolver suas ações didáticas, possa fazê-la com pressupostos teóricos que superem uma visão fragmentada e biológica do ser humano, somente do saber fazer, para uma visão mais integral do ser humano e de uma sociedade democrática, ressignificando e sendo autor de sua própria prática. A partir dessas considerações, o objetivo deste estudo foi verificar em que medida o desenvolvimento de uma proposta pedagógica híbrida, a partir de proposições progressistas, possibilita que alunos compreendam o funcionamento do Beisebol e o Racismo como tema estrutural na sociedade brasileira. A pesquisa é realizada em um quinto ano de uma escola de ensino fundamental do município de Penápolis - SP, partindo de procedimentos metodológicos de natureza qualitativa, que em seu trabalho de campo realiza uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que possui dois componentes metodológicos: a intervenção (planejamento e implementação) e a avaliação da intervenção. A intervenção é orientada, por um plano de ação, organizado em um formato híbrido, contendo: duas proposições progressistas, crítico superadora e currículo cultural; dois documentos oficiais, a BNCC e os PCNs; e uma Proposta Pedagógica Híbrida. Para a coleta de dados, foram utilizados o diário de campo e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada por meio da ordenação dos dados; classificação dos dados; e análise propriamente dita, possibilitando os seguintes resultados: na avaliação dos efeitos sobre os participantes, os alunos aprenderam como se joga o Beisebol, suas regras e história, compreenderam o que é Racismo, como acontece, que existe tanto na sociedade quanto no esporte, e que todas as pessoas são iguais perante a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A avaliação da intervenção propriamente dita, mostra que os alunos gostaram de jogar e aprender algo novo, o Beisebol, e foram impactados pelo filme e o texto que trata do Racismo, sendo fundamental o tempo destinado às aulas para as aprendizagens, articuladas com as habilidades e competências propostas. No relato do professor, constata-se a diversidade de estratégias utilizadas nas aulas em atividades na quadra, em sala com vídeo, filme, texto e cartazes, articuladas as situações didáticas e com as proposições apresentadas para este trabalho. Por fim, é possível concluir, que a proposta apresentada no plano de ação, mostrou-se uma possibilidade concreta de organização didática para a Educação Física, através da autoria docente, na medida em que existiu uma articulação adequada entre as proposições progressistas e os documentos oficiais, proporcionando orientação pedagógica ao professor-pesquisador, produzindo efeitos nas aprendizagens dos alunos, mudanças positivas na aquisição de conhecimentos sobre o Beisebol e o Racismo.
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Outro ponto a ser analisado, é a questão político-pedagógico do professor, que ao desenvolver suas ações didáticas, possa fazê-la com pressupostos teóricos que superem uma visão fragmentada e biológica do ser humano, somente do saber fazer, para uma visão mais integral do ser humano e de uma sociedade democrática, ressignificando e sendo autor de sua própria prática. A partir dessas considerações, o objetivo deste estudo foi verificar em que medida o desenvolvimento de uma proposta pedagógica híbrida, a partir de proposições progressistas, possibilita que alunos compreendam o funcionamento do Beisebol e o Racismo como tema estrutural na sociedade brasileira. A pesquisa é realizada em um quinto ano de uma escola de ensino fundamental do município de Penápolis - SP, partindo de procedimentos metodológicos de natureza qualitativa, que em seu trabalho de campo realiza uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que possui dois componentes metodológicos: a intervenção (planejamento e implementação) e a avaliação da intervenção. A intervenção é orientada, por um plano de ação, organizado em um formato híbrido, contendo: duas proposições progressistas, crítico superadora e currículo cultural; dois documentos oficiais, a BNCC e os PCNs; e uma Proposta Pedagógica Híbrida. Para a coleta de dados, foram utilizados o diário de campo e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada por meio da ordenação dos dados; classificação dos dados; e análise propriamente dita, possibilitando os seguintes resultados: na avaliação dos efeitos sobre os participantes, os alunos aprenderam como se joga o Beisebol, suas regras e história, compreenderam o que é Racismo, como acontece, que existe tanto na sociedade quanto no esporte, e que todas as pessoas são iguais perante a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A avaliação da intervenção propriamente dita, mostra que os alunos gostaram de jogar e aprender algo novo, o Beisebol, e foram impactados pelo filme e o texto que trata do Racismo, sendo fundamental o tempo destinado às aulas para as aprendizagens, articuladas com as habilidades e competências propostas. No relato do professor, constata-se a diversidade de estratégias utilizadas nas aulas em atividades na quadra, em sala com vídeo, filme, texto e cartazes, articuladas as situações didáticas e com as proposições apresentadas para este trabalho. Por fim, é possível concluir, que a proposta apresentada no plano de ação, mostrou-se uma possibilidade concreta de organização didática para a Educação Física, através da autoria docente, na medida em que existiu uma articulação adequada entre as proposições progressistas e os documentos oficiais, proporcionando orientação pedagógica ao professor-pesquisador, produzindo efeitos nas aprendizagens dos alunos, mudanças positivas na aquisição de conhecimentos sobre o Beisebol e o Racismo.Sport is part of School Physical Education, but often students may experience only sport experiences considered traditional, not taken into account by the teacher the existing sports diversity, including other cultures such as Baseball, the social context in which it is practiced and the prejudices coming from society that involve the sport, such as racism. Another point to be analyzed is the political-pedagogical issue of the teacher, when developing his/her didactic actions, is to be able to do it with theoretical assumptions that overcome a fragmented and biological vision of the human being (the know-how), for a more integral vision of the human being and of a democratic society, reframing and being the author of his own practice. From these considerations, the objective of this study was to verify to what magnitude the development of a hybrid pedagogical proposal, based on progressive propositions, allows students to understand the functioning of baseball and racism as a structural theme in Brazilian society. The research is carried out in a fifth year of an elementary school in the city of Penápolis - SP, starting from methodological procedures of a qualitative nature, which in its field of work conducts a research of the pedagogical intervention type, which has two methodological components: the intervention (planning and implementation) and the evaluation of the intervention. The intervention is guided by one by one plan of action, organized in a hybrid format, containing: two progressive propositions, the critic overcomes and the Cultural Curriculum; two official documents, the BNCC and the PCNs; and a Hybrid Pedagogical Proposal. For data collection, the field diary and semi-structured interviews were used. Data analysis was performed by ordering the data; data classification; and analysis itself, making it possible the following results: in the evaluation of the effects on the participants, the students learned how Baseball is played, its rules and history; understood what Racism is, how it happens, that exists both in society and in sports, and that all people are equal before the Universal Declaration of Human Rights. The evaluation of the intervention itself, which corresponds to the objective of this research, shows that the students enjoyed playing and learning something new, and were impacted by the film and the text that deals with racism, being fundamental the time allocated to classes for learning, articulated with the skills and competencies proposed. In the teacher's report, it is verified the diversity of strategies used in the classes in activities on the court, in a room with video, film, text and posters, articulated the didactic situations and with the propositions presented for this work. Finally, we can conclude that the proposal presented in the action plan showed a possibility concrete of didactic organization for Physical Education through teacher authorship, to the extent that there was an adequate articulation between progressive propositions and official documents, providing pedagogical guidance to the teacher-researcher, producing effects on student learning, positive changes in the acquisition of knowledge about Baseball and Racism.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Maffei, Willer Soares [UNESP]Brambila, Rogério Rodrigo2023-10-27T13:07:31Z2023-10-27T13:07:31Z2023-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRAMBILA, R. R. O Beisebol na educação física escolar: uma proposta de prática pedagógica híbrida a partir de proposições progressistas. 135 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-05T19:26:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251133Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:26:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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