O ensino dos esportes coletivos nas aulas de educação física escolar: compreensão e desafios nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Helder de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251185
Resumo: Historicamente, o esporte sempre teve influência sobre as aulas de Educação Física, onde se ensinavam os movimentos técnicos das modalidades e os alunos repetiam durante as aulas. Dessa maneira, as aulas privilegiavam os mais habilidosos, não respeitando o ritmo e as diferenças individuais dos alunos. O surgimento das abordagens pedagógicas e mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular, propuseram uma nova visão de ensino para os esportes, além dos gestuais, mas uma imensa diversidade de conhecimentos por meio da aprendizagem dos esportes. O currículo jundiaiense, busca orientar e organizar os conhecimentos e saberes relacionados à Cultura Corporal. Tendo a BNCC como referência, o documento apresenta habilidades a serem contempladas nos anos iniciais do ensino fundamental. O presente estudo analisou a compreensão dos esportes coletivos nas aulas de Educação Física Escolar e os desafios nos anos iniciais do Ensino Fundamental, baseada em uma proposta curricular de um município do interior do Estado de São Paulo. A pesquisa, de natureza qualitativa, caracterizada como pesquisa participante, em que o professor também é o pesquisador, implementou uma unidade didática sobre o ensino dos esportes coletivos. A produção dos dados teve como recurso o diário de campo e o grupo focal. Os dados foram analisados por meio das categorias de codificação, proposta por Bogdan e Binken (1994). A análise resultou duas categorias: análise e compreensão da proposta e habilidades sociais envolvidas. Tais resultados foram obtidos por meio das diversas discussões e vivências relacionadas ao ensino dos esportes coletivos, como o trabalho em equipe, a estrutura ataque defesa, compreensão dos conceitos e as principais habilidades sociais envolvidas, como a inclusão, a cooperação e o respeito. Desta forma, as habilidades presentes no currículo e a unidade didática mostraram-se viáveis para os anos iniciais do ensino fundamental, pois rompem com o ensino tradicional, além de proporcionar aos alunos, os conhecimentos necessários para a vida em sociedade.
id UNSP_bdb6d4a0dec862ab45a170938395da40
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251185
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino dos esportes coletivos nas aulas de educação física escolar: compreensão e desafios nos anos iniciais do ensino fundamentalTeaching team sports in school physical education school classes: understanding and challenges in the early years of elementary schoolEsportes coletivosCurrículoEducação física escolarCollective sportsCurriculumSchool physical educationHistoricamente, o esporte sempre teve influência sobre as aulas de Educação Física, onde se ensinavam os movimentos técnicos das modalidades e os alunos repetiam durante as aulas. Dessa maneira, as aulas privilegiavam os mais habilidosos, não respeitando o ritmo e as diferenças individuais dos alunos. O surgimento das abordagens pedagógicas e mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular, propuseram uma nova visão de ensino para os esportes, além dos gestuais, mas uma imensa diversidade de conhecimentos por meio da aprendizagem dos esportes. O currículo jundiaiense, busca orientar e organizar os conhecimentos e saberes relacionados à Cultura Corporal. Tendo a BNCC como referência, o documento apresenta habilidades a serem contempladas nos anos iniciais do ensino fundamental. O presente estudo analisou a compreensão dos esportes coletivos nas aulas de Educação Física Escolar e os desafios nos anos iniciais do Ensino Fundamental, baseada em uma proposta curricular de um município do interior do Estado de São Paulo. A pesquisa, de natureza qualitativa, caracterizada como pesquisa participante, em que o professor também é o pesquisador, implementou uma unidade didática sobre o ensino dos esportes coletivos. A produção dos dados teve como recurso o diário de campo e o grupo focal. Os dados foram analisados por meio das categorias de codificação, proposta por Bogdan e Binken (1994). A análise resultou duas categorias: análise e compreensão da proposta e habilidades sociais envolvidas. Tais resultados foram obtidos por meio das diversas discussões e vivências relacionadas ao ensino dos esportes coletivos, como o trabalho em equipe, a estrutura ataque defesa, compreensão dos conceitos e as principais habilidades sociais envolvidas, como a inclusão, a cooperação e o respeito. Desta forma, as habilidades presentes no currículo e a unidade didática mostraram-se viáveis para os anos iniciais do ensino fundamental, pois rompem com o ensino tradicional, além de proporcionar aos alunos, os conhecimentos necessários para a vida em sociedade.Historically, sport has always had an influence on Physical Education classes, where the technical movements of the modalities were taught and students repeated them during classes. In this way, the classes privileged the most skilled, not respecting the rhythm and individual differences of the students. The emergence of pedagogical approaches and more recently, the National Common Curricular Base, proposed a new vision of teaching for sports, in addition to gestures, but an immense diversity of knowledge through sports learning. The Jundiai curriculum seeks to guide and organize knowledge related to Corporal Culture. Having the BNCC as a reference, the document presents skills to be covered in the early years of elementary school. The present study analyzed the understanding of collective sports in Physical Education classes at school and the challenges in the early years of Elementary School, based on a curricular proposal from a city in the interior of the State of São Paulo. The research, of a qualitative nature, characterized as participant research, in which the teacher is also the researcher, implemented a didactic unit on the teaching of team sports. The production of data had as resource the field diary and the focus group. Data were analyzed using the coding categories proposed by Bogdan and Binken (1994). The analysis resulted in two categories: analysis and understanding of the proposal and social skills involved. Such results were obtained through the various discussions and experiences related to the teaching of team sports, such as teamwork, structure, attack and defense, understanding of concepts and the main social skills involved, such as inclusion, cooperation and respect. In this way, the skills present in the curriculum and the didactic unit proved to be viable for the early years of elementary school, as they break with traditional teaching, in addition to providing students with the necessary knowledge for life in society.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Hugo Paula Almeida da [UNESP]Instituto de BiociênciasLima, Helder de2023-10-31T18:49:39Z2023-10-31T18:49:39Z2023-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-16T20:19:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251185Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:47:40.199486Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino dos esportes coletivos nas aulas de educação física escolar: compreensão e desafios nos anos iniciais do ensino fundamental
Teaching team sports in school physical education school classes: understanding and challenges in the early years of elementary school
title O ensino dos esportes coletivos nas aulas de educação física escolar: compreensão e desafios nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O ensino dos esportes coletivos nas aulas de educação física escolar: compreensão e desafios nos anos iniciais do ensino fundamental
Lima, Helder de
Esportes coletivos
Currículo
Educação física escolar
Collective sports
Curriculum
School physical education
title_short O ensino dos esportes coletivos nas aulas de educação física escolar: compreensão e desafios nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full O ensino dos esportes coletivos nas aulas de educação física escolar: compreensão e desafios nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O ensino dos esportes coletivos nas aulas de educação física escolar: compreensão e desafios nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O ensino dos esportes coletivos nas aulas de educação física escolar: compreensão e desafios nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort O ensino dos esportes coletivos nas aulas de educação física escolar: compreensão e desafios nos anos iniciais do ensino fundamental
author Lima, Helder de
author_facet Lima, Helder de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Hugo Paula Almeida da [UNESP]
Instituto de Biociências
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Helder de
dc.subject.por.fl_str_mv Esportes coletivos
Currículo
Educação física escolar
Collective sports
Curriculum
School physical education
topic Esportes coletivos
Currículo
Educação física escolar
Collective sports
Curriculum
School physical education
description Historicamente, o esporte sempre teve influência sobre as aulas de Educação Física, onde se ensinavam os movimentos técnicos das modalidades e os alunos repetiam durante as aulas. Dessa maneira, as aulas privilegiavam os mais habilidosos, não respeitando o ritmo e as diferenças individuais dos alunos. O surgimento das abordagens pedagógicas e mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular, propuseram uma nova visão de ensino para os esportes, além dos gestuais, mas uma imensa diversidade de conhecimentos por meio da aprendizagem dos esportes. O currículo jundiaiense, busca orientar e organizar os conhecimentos e saberes relacionados à Cultura Corporal. Tendo a BNCC como referência, o documento apresenta habilidades a serem contempladas nos anos iniciais do ensino fundamental. O presente estudo analisou a compreensão dos esportes coletivos nas aulas de Educação Física Escolar e os desafios nos anos iniciais do Ensino Fundamental, baseada em uma proposta curricular de um município do interior do Estado de São Paulo. A pesquisa, de natureza qualitativa, caracterizada como pesquisa participante, em que o professor também é o pesquisador, implementou uma unidade didática sobre o ensino dos esportes coletivos. A produção dos dados teve como recurso o diário de campo e o grupo focal. Os dados foram analisados por meio das categorias de codificação, proposta por Bogdan e Binken (1994). A análise resultou duas categorias: análise e compreensão da proposta e habilidades sociais envolvidas. Tais resultados foram obtidos por meio das diversas discussões e vivências relacionadas ao ensino dos esportes coletivos, como o trabalho em equipe, a estrutura ataque defesa, compreensão dos conceitos e as principais habilidades sociais envolvidas, como a inclusão, a cooperação e o respeito. Desta forma, as habilidades presentes no currículo e a unidade didática mostraram-se viáveis para os anos iniciais do ensino fundamental, pois rompem com o ensino tradicional, além de proporcionar aos alunos, os conhecimentos necessários para a vida em sociedade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-31T18:49:39Z
2023-10-31T18:49:39Z
2023-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/251185
url https://hdl.handle.net/11449/251185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129249272397824