Sistema mineiro de avaliação da educação pública: caracterização e trajetória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/156486 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898390.pdf |
Resumo: | A partir da década de 90 com a implementação das políticas neoliberais na área educacional a avaliação em larga escala passou a fazer parte do cotidiano das escolas, sendo utilizada como instrumento de verificação e com ênfase nos resultados. O Estado de Minas Gerais foi um dos pioneiros a realizar experiência com a avaliação em larga escala na sua rede, em 1992, porém seu sistema de avaliação foi realmente implementado em 2000, o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE). Esse tema surgiu das indagações e discussões realizadas no Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional (GREPPE) sobre sistemas de avaliação, o interesse específico pelo SIMAVE foi devido à trajetória mineira no campo educacional, como percursor em políticas educacionais. Portanto, o SIMAVE será o objeto da presente pesquisa, para isso, utilizaremos da pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e documental. O objetivo da pesquisa é caracterizar o sistema de avaliação, compreender sua concepção sobre avaliação e as mudanças ocorridas no decorrer da sua trajetória, a partir de análises em documentos oficiais e trabalhos científicos que abordam essa temática, especificamente, os disponibilizados no Banco de Teses e Dissertações do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no repositório/biblioteca virtual de algumas universidades de Minas Gerais, são elas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
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