"Para seu próprio bem‟: educação e castigo na obra de Alice Miller

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Roseli Zanon
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204344
Resumo: Nesta pesquisa assumimos o objetivo de estudar a obra da psicanalista Alice Miller para compreender a sua crítica estabelecida sobre a pedagogia, de um modo geral, e sobre a escola, de um modo particular. Recolhemos em sua obra as análises sobre os maus-tratos cometidos contra as crianças, os seus efeitos na produção do ódio e a sua força na sustentação de uma cadeia de violência em toda a sociedade. Nós nos empenhamos em compreender o seu modo de conceber a reparação como uma forma de desfazer o ódio instalado na dinâmica de constituição do sujeito, bem como os seus efeitos sobre os coletivos em seus esforços de estabelecer uma ordem social assentada em fundamentos democráticos. Expomos os seus argumentos sobre a ineficácia de uma proposta de fazer as crianças perdoarem seus pais pelos maus-tratos cometidos. Discutimos a proposta de reparação e sua relação com a presença do “mandamento do perdão” na cultura ocidental. Analisamos o quanto a crítica sobre a escola considera ou não a possibilidade de introduzir a reparação como parte dos processos educacionais. A iniciação nos estudos da obra de Alice Miller nos permite colocar em discussão possíveis contribuições dos saberes elaborados pela Psicanálise para o estabelecimento de um horizonte de colaboração com a Educação em seu empenho para responder aos desafios colocados à escola na sociedade contemporânea.
id UNSP_be3140c3875c4916e3e9d5ba0f5368cc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204344
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling "Para seu próprio bem‟: educação e castigo na obra de Alice MillerFor your own good: education and punishment in Alice Miller's workPsicanáliseEducaçãoMaus tratosAlice MillerInfânciaPsychoanalysisEducationChildhoodMistreatmentPsicoanálisisEducaciónInfanciaMalos tratosNesta pesquisa assumimos o objetivo de estudar a obra da psicanalista Alice Miller para compreender a sua crítica estabelecida sobre a pedagogia, de um modo geral, e sobre a escola, de um modo particular. Recolhemos em sua obra as análises sobre os maus-tratos cometidos contra as crianças, os seus efeitos na produção do ódio e a sua força na sustentação de uma cadeia de violência em toda a sociedade. Nós nos empenhamos em compreender o seu modo de conceber a reparação como uma forma de desfazer o ódio instalado na dinâmica de constituição do sujeito, bem como os seus efeitos sobre os coletivos em seus esforços de estabelecer uma ordem social assentada em fundamentos democráticos. Expomos os seus argumentos sobre a ineficácia de uma proposta de fazer as crianças perdoarem seus pais pelos maus-tratos cometidos. Discutimos a proposta de reparação e sua relação com a presença do “mandamento do perdão” na cultura ocidental. Analisamos o quanto a crítica sobre a escola considera ou não a possibilidade de introduzir a reparação como parte dos processos educacionais. A iniciação nos estudos da obra de Alice Miller nos permite colocar em discussão possíveis contribuições dos saberes elaborados pela Psicanálise para o estabelecimento de um horizonte de colaboração com a Educação em seu empenho para responder aos desafios colocados à escola na sociedade contemporânea.This research has as its purpose the study of the work by the psychoanalyst Alice Miller in order to comprehend her established criticism about pedagogy in general and, about schools in a particular way. We recollected from her work the analyses about mistreatment committed against children and its effects as produce of hate and its strength on the sustenance in a chain of violence in all society. We engaged in comprehend her manner to conceive the process of reparation as a way to undo the installed hatred that compose the dynamic of the subject's formation, as so the effects on the collective and its efforts of stablishing a social order supported on democratic foundation. We exposed her arguments about the inefficiency of a proposal that suggest that children forgive the mistreat of their parents. It‟s also discussed the repair proposal and its relation with “commandment of forgiveness” in the western culture. We analyze how it consists in her critics about school the insert possibilities of repair as part of educational process. Novitiate Alice Miller's work allows us put in discussion possible contributions from elaborated knowledge by Psychoanalyzes to stablish a new collaboration horizon within Education and its effort to answer challenges placed in school by contemporary society.En esta investigación asumimos el objetivo de estudiar el trabajo de la psicoanalista Alice Miller para comprender su crítica establecida sobre la pedagogía, en general, y sobre la escuela, de manera particular. Reunimos en su trabajo los análisis sobre el maltrato a los niños, sus efectos en la producción de odio y su fuerza para sostener una cadena de violencia en toda la sociedad. Nos esforzamos por entender su forma de concebir la reparación como una forma de deshacer el odio instalado en la dinámica constitucional del sujeto, así como sus efectos sobre los colectivos en sus esfuerzos por establecer un orden social basado en fundamentos democráticos. Presentamos sus argumentos sobre la ineficacia de una propuesta para hacer que los niños perdonen a sus padres por el maltrato que han cometido. Discutimos la relación entre la reparación propuesta y su relación con la presencia del "mandamiento del perdón" en la cultura occidental. Analizamos cuánto la crítica a la escuela considera o no la posibilidad de introducir la reparación como parte de los procesos educativos. La iniciación en los estudios de la obra de Alice Miller nos permite discutir las posibles aportaciones de los conocimientos elaborados por el Psicoanálisis al establecimiento de un horizonte de colaboración con la Educación en su esfuerzo por dar respuesta a los retos que plantea la escuela en la sociedad contemporánea.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Romualdo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brasil, Roseli Zanon2021-04-13T11:43:33Z2021-04-13T11:43:33Z2020-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20434433004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-17T06:27:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204344Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:16:19.208865Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Para seu próprio bem‟: educação e castigo na obra de Alice Miller
For your own good: education and punishment in Alice Miller's work
title "Para seu próprio bem‟: educação e castigo na obra de Alice Miller
spellingShingle "Para seu próprio bem‟: educação e castigo na obra de Alice Miller
Brasil, Roseli Zanon
Psicanálise
Educação
Maus tratos
Alice Miller
Infância
Psychoanalysis
Education
Childhood
Mistreatment
Psicoanálisis
Educación
Infancia
Malos tratos
title_short "Para seu próprio bem‟: educação e castigo na obra de Alice Miller
title_full "Para seu próprio bem‟: educação e castigo na obra de Alice Miller
title_fullStr "Para seu próprio bem‟: educação e castigo na obra de Alice Miller
title_full_unstemmed "Para seu próprio bem‟: educação e castigo na obra de Alice Miller
title_sort "Para seu próprio bem‟: educação e castigo na obra de Alice Miller
author Brasil, Roseli Zanon
author_facet Brasil, Roseli Zanon
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Romualdo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Roseli Zanon
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Educação
Maus tratos
Alice Miller
Infância
Psychoanalysis
Education
Childhood
Mistreatment
Psicoanálisis
Educación
Infancia
Malos tratos
topic Psicanálise
Educação
Maus tratos
Alice Miller
Infância
Psychoanalysis
Education
Childhood
Mistreatment
Psicoanálisis
Educación
Infancia
Malos tratos
description Nesta pesquisa assumimos o objetivo de estudar a obra da psicanalista Alice Miller para compreender a sua crítica estabelecida sobre a pedagogia, de um modo geral, e sobre a escola, de um modo particular. Recolhemos em sua obra as análises sobre os maus-tratos cometidos contra as crianças, os seus efeitos na produção do ódio e a sua força na sustentação de uma cadeia de violência em toda a sociedade. Nós nos empenhamos em compreender o seu modo de conceber a reparação como uma forma de desfazer o ódio instalado na dinâmica de constituição do sujeito, bem como os seus efeitos sobre os coletivos em seus esforços de estabelecer uma ordem social assentada em fundamentos democráticos. Expomos os seus argumentos sobre a ineficácia de uma proposta de fazer as crianças perdoarem seus pais pelos maus-tratos cometidos. Discutimos a proposta de reparação e sua relação com a presença do “mandamento do perdão” na cultura ocidental. Analisamos o quanto a crítica sobre a escola considera ou não a possibilidade de introduzir a reparação como parte dos processos educacionais. A iniciação nos estudos da obra de Alice Miller nos permite colocar em discussão possíveis contribuições dos saberes elaborados pela Psicanálise para o estabelecimento de um horizonte de colaboração com a Educação em seu empenho para responder aos desafios colocados à escola na sociedade contemporânea.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
2021-04-13T11:43:33Z
2021-04-13T11:43:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204344
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/204344
identifier_str_mv 33004137064P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129503003672576