Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182513 |
Resumo: | Vários estudos recentes sobre gramática no âmbito de ensino/aprendizagem de língua estrangeira têm apontado a necessidade de mudança de foco na maneira como ela tem sido ensinada em sala de aula. Muitas indagações têm sido feitas quanto ao modo mais eficaz de se ensinar gramática, a fim de contribuir para a competência comunicativa do aprendiz. Com o intuito de refletir sobre o ensino e aprendizagem de gramática, Batstone (1994), assim como Larsen-Freeman (2003), propõem um modelo de ensino indutivo de gramática, denominado de ensino de gramática como habilidade. Assim, julgamos que tal abordagem de ensino pode representar um modo de fazer com que o aprendiz reflita sobre sua própria produção, no que tange à forma (estrutura), ao sentido (semântica) e ao uso (pragmática). O objetivo geral deste estudo é analisar como a abordagem gramatical é explorada, tendo como respaldo a teoria de gramática como habilidade de Batstone (1994), bem como os conceitos de ensino de gramática de Larsen-Freeman (2003) em duas unidades de dois materiais didáticos de língua estrangeira. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e interpretativista. Por meio deste estudo, verificamos que poucas atividades de gramática são destinadas à comunicação para desenvolver o conhecimento procedimental, definido como o conhecimento pronto para ser usado, através de oportunidades que promovam a prática significativa do aluno na língua-alvo. Dentro dessa perspectiva, visamos propor algumas atividades adaptadas que possam incluir esse viés no ensino de gramática. Acreditamos que uma futura investigação poderia analisar qual é a percepção dos alunos com relação à proposta de ensino de gramática como habilidade. |
id |
UNSP_be98bfa4faad885d7bbc517428bea41a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/182513 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramáticaAnalysis of teaching material in English language: focus on teaching grammarEnsino de gramática como habilidadePropostas pedagógicasAtividades de ensino de inglês como língua estrangeiraTeaching grammar as skillEnglish teaching activities as a second languageTeaching approachesVários estudos recentes sobre gramática no âmbito de ensino/aprendizagem de língua estrangeira têm apontado a necessidade de mudança de foco na maneira como ela tem sido ensinada em sala de aula. Muitas indagações têm sido feitas quanto ao modo mais eficaz de se ensinar gramática, a fim de contribuir para a competência comunicativa do aprendiz. Com o intuito de refletir sobre o ensino e aprendizagem de gramática, Batstone (1994), assim como Larsen-Freeman (2003), propõem um modelo de ensino indutivo de gramática, denominado de ensino de gramática como habilidade. Assim, julgamos que tal abordagem de ensino pode representar um modo de fazer com que o aprendiz reflita sobre sua própria produção, no que tange à forma (estrutura), ao sentido (semântica) e ao uso (pragmática). O objetivo geral deste estudo é analisar como a abordagem gramatical é explorada, tendo como respaldo a teoria de gramática como habilidade de Batstone (1994), bem como os conceitos de ensino de gramática de Larsen-Freeman (2003) em duas unidades de dois materiais didáticos de língua estrangeira. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e interpretativista. Por meio deste estudo, verificamos que poucas atividades de gramática são destinadas à comunicação para desenvolver o conhecimento procedimental, definido como o conhecimento pronto para ser usado, através de oportunidades que promovam a prática significativa do aluno na língua-alvo. Dentro dessa perspectiva, visamos propor algumas atividades adaptadas que possam incluir esse viés no ensino de gramática. Acreditamos que uma futura investigação poderia analisar qual é a percepção dos alunos com relação à proposta de ensino de gramática como habilidade.Several recent studies on grammar in the field of foreign language teaching/learning have suggested to the need to shift focus on the way it has been taught in the classroom. Many inquiries have been made as to the most effective way of teaching grammar in order to contribute to the learner's communicative competence. Considering reflection on the teaching and learning of grammar, Batstone (1994), as well as Larsen-Freeman (2003), propose a model of inductive grammar teaching, known as teaching grammar teaching as skill. Thus, we consider that such an approach to teaching can represent a way of making the learner reflect on his or her own production, regarding form (language structure/syntax), meaning (semantics) and use (pragmatics). The general objective of this study is to analyze how such grammatical approach is explored, according to theories of grammar as skill (BATSTONE, 1994 and LARSEN-FREEMAN, 2003) of two units of two coursebooks. The methodology used in this research is, therefore, qualitative and interpretative. It was observed that few grammar activities are aimed at communication to develop procedural knowledge through opportunities that promote meaningful student practice in the target language. Within this perspective, we aim to propose some adapted activities that may include this bias in grammar teaching. We believe that a future investigation could analyze the students’ perception regarding the proposal of teaching grammar as skillUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Sandra Mari Kaneko [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Érika Chiarello [UNESP]2019-07-11T18:00:27Z2019-07-11T18:00:27Z2019-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18251300091839633004030009P471246289421842440000-0002-4755-5375porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:06:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182513Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:33:13.807232Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramática Analysis of teaching material in English language: focus on teaching grammar |
title |
Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramática |
spellingShingle |
Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramática Andrade, Érika Chiarello [UNESP] Ensino de gramática como habilidade Propostas pedagógicas Atividades de ensino de inglês como língua estrangeira Teaching grammar as skill English teaching activities as a second language Teaching approaches |
title_short |
Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramática |
title_full |
Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramática |
title_fullStr |
Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramática |
title_full_unstemmed |
Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramática |
title_sort |
Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramática |
author |
Andrade, Érika Chiarello [UNESP] |
author_facet |
Andrade, Érika Chiarello [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Sandra Mari Kaneko [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Érika Chiarello [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de gramática como habilidade Propostas pedagógicas Atividades de ensino de inglês como língua estrangeira Teaching grammar as skill English teaching activities as a second language Teaching approaches |
topic |
Ensino de gramática como habilidade Propostas pedagógicas Atividades de ensino de inglês como língua estrangeira Teaching grammar as skill English teaching activities as a second language Teaching approaches |
description |
Vários estudos recentes sobre gramática no âmbito de ensino/aprendizagem de língua estrangeira têm apontado a necessidade de mudança de foco na maneira como ela tem sido ensinada em sala de aula. Muitas indagações têm sido feitas quanto ao modo mais eficaz de se ensinar gramática, a fim de contribuir para a competência comunicativa do aprendiz. Com o intuito de refletir sobre o ensino e aprendizagem de gramática, Batstone (1994), assim como Larsen-Freeman (2003), propõem um modelo de ensino indutivo de gramática, denominado de ensino de gramática como habilidade. Assim, julgamos que tal abordagem de ensino pode representar um modo de fazer com que o aprendiz reflita sobre sua própria produção, no que tange à forma (estrutura), ao sentido (semântica) e ao uso (pragmática). O objetivo geral deste estudo é analisar como a abordagem gramatical é explorada, tendo como respaldo a teoria de gramática como habilidade de Batstone (1994), bem como os conceitos de ensino de gramática de Larsen-Freeman (2003) em duas unidades de dois materiais didáticos de língua estrangeira. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e interpretativista. Por meio deste estudo, verificamos que poucas atividades de gramática são destinadas à comunicação para desenvolver o conhecimento procedimental, definido como o conhecimento pronto para ser usado, através de oportunidades que promovam a prática significativa do aluno na língua-alvo. Dentro dessa perspectiva, visamos propor algumas atividades adaptadas que possam incluir esse viés no ensino de gramática. Acreditamos que uma futura investigação poderia analisar qual é a percepção dos alunos com relação à proposta de ensino de gramática como habilidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-11T18:00:27Z 2019-07-11T18:00:27Z 2019-05-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/182513 000918396 33004030009P4 7124628942184244 0000-0002-4755-5375 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/182513 |
identifier_str_mv |
000918396 33004030009P4 7124628942184244 0000-0002-4755-5375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129085069590528 |