Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Érika Chiarello [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182513
Resumo: Vários estudos recentes sobre gramática no âmbito de ensino/aprendizagem de língua estrangeira têm apontado a necessidade de mudança de foco na maneira como ela tem sido ensinada em sala de aula. Muitas indagações têm sido feitas quanto ao modo mais eficaz de se ensinar gramática, a fim de contribuir para a competência comunicativa do aprendiz. Com o intuito de refletir sobre o ensino e aprendizagem de gramática, Batstone (1994), assim como Larsen-Freeman (2003), propõem um modelo de ensino indutivo de gramática, denominado de ensino de gramática como habilidade. Assim, julgamos que tal abordagem de ensino pode representar um modo de fazer com que o aprendiz reflita sobre sua própria produção, no que tange à forma (estrutura), ao sentido (semântica) e ao uso (pragmática). O objetivo geral deste estudo é analisar como a abordagem gramatical é explorada, tendo como respaldo a teoria de gramática como habilidade de Batstone (1994), bem como os conceitos de ensino de gramática de Larsen-Freeman (2003) em duas unidades de dois materiais didáticos de língua estrangeira. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e interpretativista. Por meio deste estudo, verificamos que poucas atividades de gramática são destinadas à comunicação para desenvolver o conhecimento procedimental, definido como o conhecimento pronto para ser usado, através de oportunidades que promovam a prática significativa do aluno na língua-alvo. Dentro dessa perspectiva, visamos propor algumas atividades adaptadas que possam incluir esse viés no ensino de gramática. Acreditamos que uma futura investigação poderia analisar qual é a percepção dos alunos com relação à proposta de ensino de gramática como habilidade.
id UNSP_be98bfa4faad885d7bbc517428bea41a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182513
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramáticaAnalysis of teaching material in English language: focus on teaching grammarEnsino de gramática como habilidadePropostas pedagógicasAtividades de ensino de inglês como língua estrangeiraTeaching grammar as skillEnglish teaching activities as a second languageTeaching approachesVários estudos recentes sobre gramática no âmbito de ensino/aprendizagem de língua estrangeira têm apontado a necessidade de mudança de foco na maneira como ela tem sido ensinada em sala de aula. Muitas indagações têm sido feitas quanto ao modo mais eficaz de se ensinar gramática, a fim de contribuir para a competência comunicativa do aprendiz. Com o intuito de refletir sobre o ensino e aprendizagem de gramática, Batstone (1994), assim como Larsen-Freeman (2003), propõem um modelo de ensino indutivo de gramática, denominado de ensino de gramática como habilidade. Assim, julgamos que tal abordagem de ensino pode representar um modo de fazer com que o aprendiz reflita sobre sua própria produção, no que tange à forma (estrutura), ao sentido (semântica) e ao uso (pragmática). O objetivo geral deste estudo é analisar como a abordagem gramatical é explorada, tendo como respaldo a teoria de gramática como habilidade de Batstone (1994), bem como os conceitos de ensino de gramática de Larsen-Freeman (2003) em duas unidades de dois materiais didáticos de língua estrangeira. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e interpretativista. Por meio deste estudo, verificamos que poucas atividades de gramática são destinadas à comunicação para desenvolver o conhecimento procedimental, definido como o conhecimento pronto para ser usado, através de oportunidades que promovam a prática significativa do aluno na língua-alvo. Dentro dessa perspectiva, visamos propor algumas atividades adaptadas que possam incluir esse viés no ensino de gramática. Acreditamos que uma futura investigação poderia analisar qual é a percepção dos alunos com relação à proposta de ensino de gramática como habilidade.Several recent studies on grammar in the field of foreign language teaching/learning have suggested to the need to shift focus on the way it has been taught in the classroom. Many inquiries have been made as to the most effective way of teaching grammar in order to contribute to the learner's communicative competence. Considering reflection on the teaching and learning of grammar, Batstone (1994), as well as Larsen-Freeman (2003), propose a model of inductive grammar teaching, known as teaching grammar teaching as skill. Thus, we consider that such an approach to teaching can represent a way of making the learner reflect on his or her own production, regarding form (language structure/syntax), meaning (semantics) and use (pragmatics). The general objective of this study is to analyze how such grammatical approach is explored, according to theories of grammar as skill (BATSTONE, 1994 and LARSEN-FREEMAN, 2003) of two units of two coursebooks. The methodology used in this research is, therefore, qualitative and interpretative. It was observed that few grammar activities are aimed at communication to develop procedural knowledge through opportunities that promote meaningful student practice in the target language. Within this perspective, we aim to propose some adapted activities that may include this bias in grammar teaching. We believe that a future investigation could analyze the students’ perception regarding the proposal of teaching grammar as skillUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Sandra Mari Kaneko [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Érika Chiarello [UNESP]2019-07-11T18:00:27Z2019-07-11T18:00:27Z2019-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18251300091839633004030009P471246289421842440000-0002-4755-5375porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:06:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182513Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:33:13.807232Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramática
Analysis of teaching material in English language: focus on teaching grammar
title Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramática
spellingShingle Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramática
Andrade, Érika Chiarello [UNESP]
Ensino de gramática como habilidade
Propostas pedagógicas
Atividades de ensino de inglês como língua estrangeira
Teaching grammar as skill
English teaching activities as a second language
Teaching approaches
title_short Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramática
title_full Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramática
title_fullStr Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramática
title_full_unstemmed Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramática
title_sort Análise de material didático em língua inglesa: foco no ensino de gramática
author Andrade, Érika Chiarello [UNESP]
author_facet Andrade, Érika Chiarello [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Sandra Mari Kaneko [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Érika Chiarello [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de gramática como habilidade
Propostas pedagógicas
Atividades de ensino de inglês como língua estrangeira
Teaching grammar as skill
English teaching activities as a second language
Teaching approaches
topic Ensino de gramática como habilidade
Propostas pedagógicas
Atividades de ensino de inglês como língua estrangeira
Teaching grammar as skill
English teaching activities as a second language
Teaching approaches
description Vários estudos recentes sobre gramática no âmbito de ensino/aprendizagem de língua estrangeira têm apontado a necessidade de mudança de foco na maneira como ela tem sido ensinada em sala de aula. Muitas indagações têm sido feitas quanto ao modo mais eficaz de se ensinar gramática, a fim de contribuir para a competência comunicativa do aprendiz. Com o intuito de refletir sobre o ensino e aprendizagem de gramática, Batstone (1994), assim como Larsen-Freeman (2003), propõem um modelo de ensino indutivo de gramática, denominado de ensino de gramática como habilidade. Assim, julgamos que tal abordagem de ensino pode representar um modo de fazer com que o aprendiz reflita sobre sua própria produção, no que tange à forma (estrutura), ao sentido (semântica) e ao uso (pragmática). O objetivo geral deste estudo é analisar como a abordagem gramatical é explorada, tendo como respaldo a teoria de gramática como habilidade de Batstone (1994), bem como os conceitos de ensino de gramática de Larsen-Freeman (2003) em duas unidades de dois materiais didáticos de língua estrangeira. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e interpretativista. Por meio deste estudo, verificamos que poucas atividades de gramática são destinadas à comunicação para desenvolver o conhecimento procedimental, definido como o conhecimento pronto para ser usado, através de oportunidades que promovam a prática significativa do aluno na língua-alvo. Dentro dessa perspectiva, visamos propor algumas atividades adaptadas que possam incluir esse viés no ensino de gramática. Acreditamos que uma futura investigação poderia analisar qual é a percepção dos alunos com relação à proposta de ensino de gramática como habilidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11T18:00:27Z
2019-07-11T18:00:27Z
2019-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182513
000918396
33004030009P4
7124628942184244
0000-0002-4755-5375
url http://hdl.handle.net/11449/182513
identifier_str_mv 000918396
33004030009P4
7124628942184244
0000-0002-4755-5375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129085069590528