As contribuições do pró-letramento em matemática na visão de um grupo de professores/cursistas da cidade de Araraquara
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102040 |
Resumo: | Esta pesquisa teve o objetivo principal de verificar as contribuições do curso de fomação continuada. Pró-letramento em Matemática, para os professores/cursistas da cidade de Araraquara, S.P. Assim, a Pedagogia Histórico-Crítica, representada por Saviani, as ideias de um ensino prático reflexivo, Schön (2000) e a de outros teóricos envolvidos com a formação de professores, foram adotadas para fundamentar a pesquisa. Utilizaremos, enquanto metodologia qualitativa, o Estudo de Caso. Participaram da pesquisa 5 escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de Araraquara, S.P. Para coletar os dados, foram analisados dois relatórios das professoras/tutoras da cidade e as respostas de 18 professores/cursistas a dois questionários. Da análise dos resultados foi possível concluir que, para esse grupo de professores/cursistas, o Pró-letramento em Matemática foi importante pela retomada de conteúdos matemáticos, pela possibilidade de abordar questões pertinentes ao trabalho em sala de aula, discutindo-as entre os pares, o que proporcionou alterações na prática pedagógica, tanto no que se refere a apresentação dos conteúdos, quanto ao modo de compreender as atitudes dos alunos e, ainda, que vêem o curso como um dos responsáveis pela melhora no desempenho dos alunos na Prova Brasil |
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As contribuições do pró-letramento em matemática na visão de um grupo de professores/cursistas da cidade de AraraquaraMatemática - Formação de professoresMatemática - AlfabetizaçãoProva BrasilPro-literacy in MathematicsTeachers educationBrazil testEsta pesquisa teve o objetivo principal de verificar as contribuições do curso de fomação continuada. Pró-letramento em Matemática, para os professores/cursistas da cidade de Araraquara, S.P. Assim, a Pedagogia Histórico-Crítica, representada por Saviani, as ideias de um ensino prático reflexivo, Schön (2000) e a de outros teóricos envolvidos com a formação de professores, foram adotadas para fundamentar a pesquisa. Utilizaremos, enquanto metodologia qualitativa, o Estudo de Caso. Participaram da pesquisa 5 escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de Araraquara, S.P. Para coletar os dados, foram analisados dois relatórios das professoras/tutoras da cidade e as respostas de 18 professores/cursistas a dois questionários. Da análise dos resultados foi possível concluir que, para esse grupo de professores/cursistas, o Pró-letramento em Matemática foi importante pela retomada de conteúdos matemáticos, pela possibilidade de abordar questões pertinentes ao trabalho em sala de aula, discutindo-as entre os pares, o que proporcionou alterações na prática pedagógica, tanto no que se refere a apresentação dos conteúdos, quanto ao modo de compreender as atitudes dos alunos e, ainda, que vêem o curso como um dos responsáveis pela melhora no desempenho dos alunos na Prova BrasilThis research had as the main purpose to verify the contribuitions of the continuous education course, Pró-literacy in Mathematics, for the teachers from Araraquara, SP. We performed the researh under orientation of the Historical-Critical Pedagogy of a reflexive practical teaching, Schön (2000), and the consideration of educators from teachers education field. We utilized, as a qualitative methodology, the case study. Five schools of the Araraquara Municipal Group of Teaching, in SP, participated in this research. In order to collect data, we analyzed two reports of the teacher tutors from the city, and the answers of 18 teachers to two questionnaires. From the analysis of the results we could conclude that, for this group of teachers, the Pro-literacy in Mathematics was important due to the review of mathematical contents, the possibility of addressing issues that are relevant to the work in the classroom, so discussing them among the pairs, what caused pairs, what caused alterations in the pedagogical practice in what relates to the introduction of contents, as welll as in the way of understanding the students' attitudes and they also see the course as being one of the responsable for the improvement on the studants' performance in the Brazil TestSecretaria da Educação de SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Mara Sueli Simão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alonso-Sahm, Élen Patrícia [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2010-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis169 f. : il.application/pdfALONSO-SAHM, Élen Patrícia. As contribuições do pró-letramento em matemática na visão de um grupo de professores/cursistas da cidade de Araraquara. 2010. 169 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/102040000630659alonsosahm_ep_dr_bauru.pdf33004056079P05585127619289839Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-10T06:13:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102040Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:20:05.191384Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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