Forró tradicional enquanto experiência musical ativa no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Renata Santos Marques de Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253354
Resumo: Esta pesquisa trata da elaboração de um trabalho didático que foi realizado nas aulas de música, com estudantes do 4º ano do ensino fundamental de escola pública na EMEF Onofra da Silva, localizada no município de Barueri. O trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência de aulas que atendesse ao conteúdo curricular do município, abrangendo os elementos constitutivos da música, alinhado a contextualização cultural da temática de gêneros musicais. Com rodas de conversa feitas em sala de aula, grande parte dos estudantes expressaram ouvir o forró eletrônico/estilizado, e a partir deste gênero musical em comum, é que considerei importante explorar a forma tradicional do forró que é patrimônio cultural do Brasil. A sequência didática aborda em um percurso de quatorze aulas: altura, intensidade, duração, timbre, ritmo, melodia e harmonia através de apreciação musical ativa; e tem como principal ferramenta o uso do violino como instrumento musical pedagógico, alinhado à temática do forró tradicional. Esta sequência de aulas buscou contribuir para a valorização da cultura nordestina e do forró enquanto patrimônio brasileiro, e a decolonização do ensino da música. O conteúdo que compõe as aulas pode contribuir também a outros professores e pesquisadores da área, que tenham interesse em aplicar ou adaptar a proposta à sua realidade.
id UNSP_bf0e43a324f4ce298a90d8de570e966d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253354
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Forró tradicional enquanto experiência musical ativa no ensino fundamentalTraditional forró as an active musical experience in elementary schoolForróMúsica - Análise, apreciaçãoViolino - Instrução e estudoEsta pesquisa trata da elaboração de um trabalho didático que foi realizado nas aulas de música, com estudantes do 4º ano do ensino fundamental de escola pública na EMEF Onofra da Silva, localizada no município de Barueri. O trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência de aulas que atendesse ao conteúdo curricular do município, abrangendo os elementos constitutivos da música, alinhado a contextualização cultural da temática de gêneros musicais. Com rodas de conversa feitas em sala de aula, grande parte dos estudantes expressaram ouvir o forró eletrônico/estilizado, e a partir deste gênero musical em comum, é que considerei importante explorar a forma tradicional do forró que é patrimônio cultural do Brasil. A sequência didática aborda em um percurso de quatorze aulas: altura, intensidade, duração, timbre, ritmo, melodia e harmonia através de apreciação musical ativa; e tem como principal ferramenta o uso do violino como instrumento musical pedagógico, alinhado à temática do forró tradicional. Esta sequência de aulas buscou contribuir para a valorização da cultura nordestina e do forró enquanto patrimônio brasileiro, e a decolonização do ensino da música. O conteúdo que compõe as aulas pode contribuir também a outros professores e pesquisadores da área, que tenham interesse em aplicar ou adaptar a proposta à sua realidade.This research deals with the development of a didactic project that was carried out in music classes with students in the 4th year of elementary school in a public school, EMEF Onofra da Silva, located in the municipality of Barueri. The aim of the work was to develop a sequence of lessons that met the curriculum content of the municipality, covering the constituent elements of music, aligned with the cultural contextualization of the theme of musical genres. Through discussions in the classroom, most of the students expressed that they listened to electronic/stylized forró, and based on this common musical genre, I considered it important to explore the traditional form of forró, which is Brazil's cultural heritage. The didactic sequence covers fourteen lessons: pitch, intensity, duration, timbre, rhythm, melody and harmony through active musical appreciation and its main tool is the use of the violin as a pedagogical musical instrument, aligned with the theme of traditional forró. This sequence of lessons sought to contribute to the appreciation of Northeastern culture and forró as Brazilian heritage, and the decolonization of music teaching. The content that makes up the lessons can also contribute to other teachers and researchers in the field who are interested in applying or adapting the proposal to their reality.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Agazzi, Anna Claudia [UNESP]Costa, Renata Santos Marques de Souza [UNESP]2024-02-20T13:53:00Z2024-02-20T13:53:00Z2023-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Renata Santos Marques de Souza. Forró tradicional enquanto experiência musical ativa no ensino fundamental. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.https://hdl.handle.net/11449/253354porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-21T06:13:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253354Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:59:37.277263Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Forró tradicional enquanto experiência musical ativa no ensino fundamental
Traditional forró as an active musical experience in elementary school
title Forró tradicional enquanto experiência musical ativa no ensino fundamental
spellingShingle Forró tradicional enquanto experiência musical ativa no ensino fundamental
Costa, Renata Santos Marques de Souza [UNESP]
Forró
Música - Análise, apreciação
Violino - Instrução e estudo
title_short Forró tradicional enquanto experiência musical ativa no ensino fundamental
title_full Forró tradicional enquanto experiência musical ativa no ensino fundamental
title_fullStr Forró tradicional enquanto experiência musical ativa no ensino fundamental
title_full_unstemmed Forró tradicional enquanto experiência musical ativa no ensino fundamental
title_sort Forró tradicional enquanto experiência musical ativa no ensino fundamental
author Costa, Renata Santos Marques de Souza [UNESP]
author_facet Costa, Renata Santos Marques de Souza [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agazzi, Anna Claudia [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Renata Santos Marques de Souza [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Forró
Música - Análise, apreciação
Violino - Instrução e estudo
topic Forró
Música - Análise, apreciação
Violino - Instrução e estudo
description Esta pesquisa trata da elaboração de um trabalho didático que foi realizado nas aulas de música, com estudantes do 4º ano do ensino fundamental de escola pública na EMEF Onofra da Silva, localizada no município de Barueri. O trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência de aulas que atendesse ao conteúdo curricular do município, abrangendo os elementos constitutivos da música, alinhado a contextualização cultural da temática de gêneros musicais. Com rodas de conversa feitas em sala de aula, grande parte dos estudantes expressaram ouvir o forró eletrônico/estilizado, e a partir deste gênero musical em comum, é que considerei importante explorar a forma tradicional do forró que é patrimônio cultural do Brasil. A sequência didática aborda em um percurso de quatorze aulas: altura, intensidade, duração, timbre, ritmo, melodia e harmonia através de apreciação musical ativa; e tem como principal ferramenta o uso do violino como instrumento musical pedagógico, alinhado à temática do forró tradicional. Esta sequência de aulas buscou contribuir para a valorização da cultura nordestina e do forró enquanto patrimônio brasileiro, e a decolonização do ensino da música. O conteúdo que compõe as aulas pode contribuir também a outros professores e pesquisadores da área, que tenham interesse em aplicar ou adaptar a proposta à sua realidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
2024-02-20T13:53:00Z
2024-02-20T13:53:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Renata Santos Marques de Souza. Forró tradicional enquanto experiência musical ativa no ensino fundamental. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/253354
identifier_str_mv COSTA, Renata Santos Marques de Souza. Forró tradicional enquanto experiência musical ativa no ensino fundamental. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/253354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129009077190656