Alometria acústica: explorando a relação entre parâmetros acústicos e tamanho corporal em Sotalia guianensis (CETARTIODACTYLA: DELPHINIDAE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lucas Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239465
Resumo: O tamanho do corpo influencia as vocalizações que os animais produzem. Isso ocorre porque as propriedades dos sinais acústicos são determinadas pelos limites físicos do aparato de produção sonora do animal. Alometria acústica é a denominação dada ao estudo da relação entre sinais acústicos e tamanho do corpo em animais. Diferentes grupos zoológicos apresentam relação entre tamanho corporal e parâmetros de frequência dos sons emitidos pelos animais. Frequência Mínima (Fmín) é o parâmetro mais citado na literatura como possível indicador de tamanho do corpo em animais. O objetivo desse trabalho foi investigar a relação entre o tamanho do corpo e parâmetros acústicos numa população de boto-cinza (Sotalia guianensis) residente do estuário de Cananéia, sudeste de São Paulo. Três módulos de monitoramento acústico (OceanPods – LACMAM/USP) foram colocados no fundo do corpo d'água num local conhecido como Ponta da Trincheira, em Ilha Comprida, para gravar continuamente durante 72 horas. Sempre que um grupo de golfinhos era avistado, o drone era lançado para sobrevoar a área e coletar dados morfométricos individuais dos animais que vinham à superfície para respirar. Os dados de comprimento total do corpo de 30 indivíduos de boto-cinza foram obtidos a partir de análise fotogramétrica no programa Photoshop CC 2015. Parâmetros de frequência, duração e energia contida em cada assobio foram acessados através do software de análise acústica Raven Pro 1.5. Os dados de comprimento total foram sujeitos a regressão linear simples com os diferentes parâmetros de frequência. Correlação positiva foi encontrada entre Fmín e a média de Fmín dos assobios e comprimento total para indivíduos maiores que 1,40 metros (p < 0,008). Possíveis hipóteses para essa correlação são discutidas assim como perspectivas futuras para essa investigação.
id UNSP_bf8e14fe7e2d4b77af84095c561b7b48
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239465
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Alometria acústica: explorando a relação entre parâmetros acústicos e tamanho corporal em Sotalia guianensis (CETARTIODACTYLA: DELPHINIDAE)Acoustic allometry: Exploring the relationship between acoustic parameters and body size in Sotalia guianensis (CETARTIODACTYLA: DELPHINIDAE)BioacústicaDroneFotogrametriaBoto-cinzaCetáceosO tamanho do corpo influencia as vocalizações que os animais produzem. Isso ocorre porque as propriedades dos sinais acústicos são determinadas pelos limites físicos do aparato de produção sonora do animal. Alometria acústica é a denominação dada ao estudo da relação entre sinais acústicos e tamanho do corpo em animais. Diferentes grupos zoológicos apresentam relação entre tamanho corporal e parâmetros de frequência dos sons emitidos pelos animais. Frequência Mínima (Fmín) é o parâmetro mais citado na literatura como possível indicador de tamanho do corpo em animais. O objetivo desse trabalho foi investigar a relação entre o tamanho do corpo e parâmetros acústicos numa população de boto-cinza (Sotalia guianensis) residente do estuário de Cananéia, sudeste de São Paulo. Três módulos de monitoramento acústico (OceanPods – LACMAM/USP) foram colocados no fundo do corpo d'água num local conhecido como Ponta da Trincheira, em Ilha Comprida, para gravar continuamente durante 72 horas. Sempre que um grupo de golfinhos era avistado, o drone era lançado para sobrevoar a área e coletar dados morfométricos individuais dos animais que vinham à superfície para respirar. Os dados de comprimento total do corpo de 30 indivíduos de boto-cinza foram obtidos a partir de análise fotogramétrica no programa Photoshop CC 2015. Parâmetros de frequência, duração e energia contida em cada assobio foram acessados através do software de análise acústica Raven Pro 1.5. Os dados de comprimento total foram sujeitos a regressão linear simples com os diferentes parâmetros de frequência. Correlação positiva foi encontrada entre Fmín e a média de Fmín dos assobios e comprimento total para indivíduos maiores que 1,40 metros (p < 0,008). Possíveis hipóteses para essa correlação são discutidas assim como perspectivas futuras para essa investigação.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rollo Jr, Mario Manoel [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Lucas Pereira2023-02-10T18:06:26Z2023-02-10T18:06:26Z2018-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239465porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-30T06:15:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239465Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:39:32.015759Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alometria acústica: explorando a relação entre parâmetros acústicos e tamanho corporal em Sotalia guianensis (CETARTIODACTYLA: DELPHINIDAE)
Acoustic allometry: Exploring the relationship between acoustic parameters and body size in Sotalia guianensis (CETARTIODACTYLA: DELPHINIDAE)
title Alometria acústica: explorando a relação entre parâmetros acústicos e tamanho corporal em Sotalia guianensis (CETARTIODACTYLA: DELPHINIDAE)
spellingShingle Alometria acústica: explorando a relação entre parâmetros acústicos e tamanho corporal em Sotalia guianensis (CETARTIODACTYLA: DELPHINIDAE)
Santos, Lucas Pereira
Bioacústica
Drone
Fotogrametria
Boto-cinza
Cetáceos
title_short Alometria acústica: explorando a relação entre parâmetros acústicos e tamanho corporal em Sotalia guianensis (CETARTIODACTYLA: DELPHINIDAE)
title_full Alometria acústica: explorando a relação entre parâmetros acústicos e tamanho corporal em Sotalia guianensis (CETARTIODACTYLA: DELPHINIDAE)
title_fullStr Alometria acústica: explorando a relação entre parâmetros acústicos e tamanho corporal em Sotalia guianensis (CETARTIODACTYLA: DELPHINIDAE)
title_full_unstemmed Alometria acústica: explorando a relação entre parâmetros acústicos e tamanho corporal em Sotalia guianensis (CETARTIODACTYLA: DELPHINIDAE)
title_sort Alometria acústica: explorando a relação entre parâmetros acústicos e tamanho corporal em Sotalia guianensis (CETARTIODACTYLA: DELPHINIDAE)
author Santos, Lucas Pereira
author_facet Santos, Lucas Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rollo Jr, Mario Manoel [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lucas Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Bioacústica
Drone
Fotogrametria
Boto-cinza
Cetáceos
topic Bioacústica
Drone
Fotogrametria
Boto-cinza
Cetáceos
description O tamanho do corpo influencia as vocalizações que os animais produzem. Isso ocorre porque as propriedades dos sinais acústicos são determinadas pelos limites físicos do aparato de produção sonora do animal. Alometria acústica é a denominação dada ao estudo da relação entre sinais acústicos e tamanho do corpo em animais. Diferentes grupos zoológicos apresentam relação entre tamanho corporal e parâmetros de frequência dos sons emitidos pelos animais. Frequência Mínima (Fmín) é o parâmetro mais citado na literatura como possível indicador de tamanho do corpo em animais. O objetivo desse trabalho foi investigar a relação entre o tamanho do corpo e parâmetros acústicos numa população de boto-cinza (Sotalia guianensis) residente do estuário de Cananéia, sudeste de São Paulo. Três módulos de monitoramento acústico (OceanPods – LACMAM/USP) foram colocados no fundo do corpo d'água num local conhecido como Ponta da Trincheira, em Ilha Comprida, para gravar continuamente durante 72 horas. Sempre que um grupo de golfinhos era avistado, o drone era lançado para sobrevoar a área e coletar dados morfométricos individuais dos animais que vinham à superfície para respirar. Os dados de comprimento total do corpo de 30 indivíduos de boto-cinza foram obtidos a partir de análise fotogramétrica no programa Photoshop CC 2015. Parâmetros de frequência, duração e energia contida em cada assobio foram acessados através do software de análise acústica Raven Pro 1.5. Os dados de comprimento total foram sujeitos a regressão linear simples com os diferentes parâmetros de frequência. Correlação positiva foi encontrada entre Fmín e a média de Fmín dos assobios e comprimento total para indivíduos maiores que 1,40 metros (p < 0,008). Possíveis hipóteses para essa correlação são discutidas assim como perspectivas futuras para essa investigação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05
2023-02-10T18:06:26Z
2023-02-10T18:06:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239465
url http://hdl.handle.net/11449/239465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129344713785344