A sociologia contemporânea na sala de aula: (re)pensando algumas perspectivas para o ensino das ciências sociais no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feijó, Fernanda [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/88737
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor uma nova forma de trabalhar o ensino de sociologia no ensino médio através da utilização de uma vertente da sociologia contemporânea, tendo em vista a complexidade apresentada pelo atual estágio da modernidade. Acredita-se que a sociologia contemporânea pode auxiliar os jovens educandos a compreender melhor a modernidade tardia através de aulas que possam relacionar o conteúdo das ciências sociais ao seu cotidiano. Essa pesquisa parte do pressuposto que o conteúdo ensinado nas aulas de Sociologia no ensino médio devem estar em concordância com as demandas das ciências sociais. Dessa forma, apresentamos aqui uma análise dos documentos oficiais que tratam da Sociologia do ensino médio, com o intuito de verificar o que se espera oficialmente do ensino dessa disciplina atualmente. Além disso, analisa-se aqui o histórico da Sociologia enquanto disciplina do ensino secundário/de segundo grau/ do ensino médio, demonstrando que essa relação entre a disciplina escolar e as demandas das ciências sociais esteve presente em todos os períodos em que a Sociologia foi lecionada. A partir desse contexto, sugere-se a adaptação de temas e conceitos pertencentes à sociologia contemporânea, sobretudo baseando-se em Zygmunt Bauman, para ensinar ciências sociais aos adolescentes do ensino médio, visando que esses possam ter uma maior compreensão do mundo, de si, e das relações sociais que os cercam
id UNSP_bfc680cf4a335b16916b3ce7b2565fa1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/88737
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A sociologia contemporânea na sala de aula: (re)pensando algumas perspectivas para o ensino das ciências sociais no ensino médioCiencias sociais - Estudo e ensinoEnsino médioEducaçãoSociologiaO presente trabalho tem como objetivo propor uma nova forma de trabalhar o ensino de sociologia no ensino médio através da utilização de uma vertente da sociologia contemporânea, tendo em vista a complexidade apresentada pelo atual estágio da modernidade. Acredita-se que a sociologia contemporânea pode auxiliar os jovens educandos a compreender melhor a modernidade tardia através de aulas que possam relacionar o conteúdo das ciências sociais ao seu cotidiano. Essa pesquisa parte do pressuposto que o conteúdo ensinado nas aulas de Sociologia no ensino médio devem estar em concordância com as demandas das ciências sociais. Dessa forma, apresentamos aqui uma análise dos documentos oficiais que tratam da Sociologia do ensino médio, com o intuito de verificar o que se espera oficialmente do ensino dessa disciplina atualmente. Além disso, analisa-se aqui o histórico da Sociologia enquanto disciplina do ensino secundário/de segundo grau/ do ensino médio, demonstrando que essa relação entre a disciplina escolar e as demandas das ciências sociais esteve presente em todos os períodos em que a Sociologia foi lecionada. A partir desse contexto, sugere-se a adaptação de temas e conceitos pertencentes à sociologia contemporânea, sobretudo baseando-se em Zygmunt Bauman, para ensinar ciências sociais aos adolescentes do ensino médio, visando que esses possam ter uma maior compreensão do mundo, de si, e das relações sociais que os cercamThe present study aims to propose a new way to teach sociology in high school through the use a shed of contemporary sociology, in view of the complexity presented by the current stage of modernity. It is believed that the contemporary sociology can help young students better understand late modernity through lessons that can relate the content of social science to their daily lives. This research assumes that the content taught in sociology classes in high school should be in accordance with the demands of the social sciences. Thus, we present an analysis of official documents dealing with the sociology of the school, in order to verify the expected official teaching of this discipline today. In addition, we analyze here the history of sociology as a discipline in high school, demonstrating that the relationship between school discipline and the demands of the social sciences was present in all periods in which sociology is taught. From this context, we suggest the adaptation of themes and concepts pertaining to contemporary sociology, mainly based on Zygmunt Bauman, to teach the social sciences among high school students in order that these may have a greater understanding of the world, you and social relationships that surround themConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Marcia Teixeira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Feijó, Fernanda [UNESP]2014-06-11T19:23:36Z2014-06-11T19:23:36Z2012-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 f.application/pdfFEIJÓ, Fernanda. A sociologia contemporânea na sala de aula: (re)pensando algumas perspectivas para o ensino das ciências sociais no ensino médio. 2012. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.http://hdl.handle.net/11449/88737000705644feijo_f_me_arafcl.pdf33004030017P72846115924284615Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T18:47:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/88737Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:35:10.063680Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A sociologia contemporânea na sala de aula: (re)pensando algumas perspectivas para o ensino das ciências sociais no ensino médio
title A sociologia contemporânea na sala de aula: (re)pensando algumas perspectivas para o ensino das ciências sociais no ensino médio
spellingShingle A sociologia contemporânea na sala de aula: (re)pensando algumas perspectivas para o ensino das ciências sociais no ensino médio
Feijó, Fernanda [UNESP]
Ciencias sociais - Estudo e ensino
Ensino médio
Educação
Sociologia
title_short A sociologia contemporânea na sala de aula: (re)pensando algumas perspectivas para o ensino das ciências sociais no ensino médio
title_full A sociologia contemporânea na sala de aula: (re)pensando algumas perspectivas para o ensino das ciências sociais no ensino médio
title_fullStr A sociologia contemporânea na sala de aula: (re)pensando algumas perspectivas para o ensino das ciências sociais no ensino médio
title_full_unstemmed A sociologia contemporânea na sala de aula: (re)pensando algumas perspectivas para o ensino das ciências sociais no ensino médio
title_sort A sociologia contemporânea na sala de aula: (re)pensando algumas perspectivas para o ensino das ciências sociais no ensino médio
author Feijó, Fernanda [UNESP]
author_facet Feijó, Fernanda [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Marcia Teixeira de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Feijó, Fernanda [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencias sociais - Estudo e ensino
Ensino médio
Educação
Sociologia
topic Ciencias sociais - Estudo e ensino
Ensino médio
Educação
Sociologia
description O presente trabalho tem como objetivo propor uma nova forma de trabalhar o ensino de sociologia no ensino médio através da utilização de uma vertente da sociologia contemporânea, tendo em vista a complexidade apresentada pelo atual estágio da modernidade. Acredita-se que a sociologia contemporânea pode auxiliar os jovens educandos a compreender melhor a modernidade tardia através de aulas que possam relacionar o conteúdo das ciências sociais ao seu cotidiano. Essa pesquisa parte do pressuposto que o conteúdo ensinado nas aulas de Sociologia no ensino médio devem estar em concordância com as demandas das ciências sociais. Dessa forma, apresentamos aqui uma análise dos documentos oficiais que tratam da Sociologia do ensino médio, com o intuito de verificar o que se espera oficialmente do ensino dessa disciplina atualmente. Além disso, analisa-se aqui o histórico da Sociologia enquanto disciplina do ensino secundário/de segundo grau/ do ensino médio, demonstrando que essa relação entre a disciplina escolar e as demandas das ciências sociais esteve presente em todos os períodos em que a Sociologia foi lecionada. A partir desse contexto, sugere-se a adaptação de temas e conceitos pertencentes à sociologia contemporânea, sobretudo baseando-se em Zygmunt Bauman, para ensinar ciências sociais aos adolescentes do ensino médio, visando que esses possam ter uma maior compreensão do mundo, de si, e das relações sociais que os cercam
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-16
2014-06-11T19:23:36Z
2014-06-11T19:23:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FEIJÓ, Fernanda. A sociologia contemporânea na sala de aula: (re)pensando algumas perspectivas para o ensino das ciências sociais no ensino médio. 2012. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/88737
000705644
feijo_f_me_arafcl.pdf
33004030017P7
2846115924284615
identifier_str_mv FEIJÓ, Fernanda. A sociologia contemporânea na sala de aula: (re)pensando algumas perspectivas para o ensino das ciências sociais no ensino médio. 2012. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
000705644
feijo_f_me_arafcl.pdf
33004030017P7
2846115924284615
url http://hdl.handle.net/11449/88737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129090039840768